Título: Os Memes de Limantha: A Transmedia Literacy no backchannel de Malhação – Viva A Diferença
Autores: Daiana Sigiliano, Gabriela Borges.
Resumo curto:
Este artigo tem o objeto de analisar as dimensões da transmedia literacy que estão em operação nos memes compartilhados, durante a exibição da telenovela Malhação: Viva a Diferença, por 50 perfis de fãs do shipp Limantha no Twitter. O monitoramento deve início em dezembro de 2017 e se estendeu até março de 2018. Os conteúdos publicados no backchannel exploravam, por exemplo, a intertextualidade, a hibridização de linguagens e o humor, ressaltando a leitura atenta dos telespectadores interagentes. Com base na metodologia proposta por Scolari (2018) e nas discussões de Knobel e Lankshear (2020) iremos refletir sobre a inter-relação entre a compreensão crítica e a produção criativa dos fãs sob a ótica dos estudos da literacia midiática e da social TV. Conclui-se que a produção e o compartilhamento dos memes abrangem estratégias de escrita e comunicação relacionadas aos conteúdos multimodais e multimÃdia, além novas camadas interpretativas do universo ficcional da telenovela
Disponível em: https://bit.ly/3rmwF6x
Comentar