O projeto de extensão “Publicidade Transmídia: desenvolvimento de competências midiáticas críticas e criativas” do Observatório da Qualidade no Audiovisual buscou uma integração entre extensão, pesquisa e ensino. Para tanto, foi oferecida uma disciplina optativa para os estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora com o objetivo de testar o modelo teórico-metodológico de aprendizagem de educação midiática proposto em tese de doutorado por pesquisadora do grupo. A disciplina foi dividida em 3 fases: 1) Aulas teóricas e experimentais; 2) Construção de circuitos de aprendizagem de Literacia e Publicidade para adolescentes. 3) Aplicação das oficinas criadas na escola em turma de ensino médio. Os graduandos participantes da inciativa elaboraram e ministraram duas oficinas, que se dividiram em encontros teóricos reflexivos e de produção de conteúdo midiático. Os temas trabalhados foram os seguintes: a estereotipização da mulher na publicidade, resultando em produção de conteúdo audiovisual sobre o que entendiam ser a real beleza feminina; e a sexualização da adolescência em séries televisivas voltadas para o público adulto, gerando a produção de fotografias publicitárias em que os alunos de ensino médio ressignificaram o material de divulgação das narrativas ficcionais seriadas, adequando-os ao próprio contexto escolar em que estão inseridos.
Publicidade Transmídia: desenvolvimento de competências midiáticas críticas e criativas
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