Observatório da Qualidade no Audiovisual

Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files

Título: Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files
Autoras: Daiana Sigiliano e Gabriela Borges
Resumo curto:

Discutido por Jenkins (2013) e Scolari (2016) a transmedia literacy propicia aparticipação, a produção de conteúdo e o entendimento crítico do público. Isto é, ao navegar por distintas plataformas, correlacionando às estratégias transmídia com a mídia principal, o interagente realiza uma leitura atenta e polissêmica do universo ficcional. A partir deste escopo teórico, este artigo tem como objetivo analisar as postagens, no Twitter, dos telespectadores interagentes de The X-Files durante o lançamento das ações transmídia da décima temporada da série. Neste contexto, os tuítes nos ajudarão a refletir sobre o conceito de transmedia literacy como o mesmo estimula a multilateralidade do público. Conclui-se que a ação Find The X impulsiona a discussão, a análise, as interconexões entre diferentes contextos narrativos e a produção de conteúdo.

Disponível em: bit.ly/2S9a25I

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar