Coordenação
Letícia Torres
Equipe
Mariana Albuquerque
Ana Luíza Pires
Davi Perez
Eutália Ramos
Gustavo Furtuoso
Luma Perobeli
Lorena Fontainha
Esther Teodoro
As marcas possuem um papel destacado no atual estágio de desenvolvimento da economia capitalista, em que a competição pelo consumo vai muito além de oferecer atributos práticos e benefícios funcionais às pessoas. Encontramos comumente produtos equivalentes inclusive em qualidade, em que o diferencial se concentra somente nos valores que as empresas conseguiram associar às suas marcas. A exposição às estratégias de comunicação mercadológica é uma das variáveis importantes quando pensamos em literacia. No atual panorama mediático com a consolidação das novas mídias essa abordagem torna-se ainda mais relevante, uma vez que a comunicação entre empresa e consumidor – força mediadora das relações de consumo – também passa por significativas transformações. Cada vez mais as marcas optam por estratégias interativas (KOTLER, 2012), em que a participação ativa do público e suas competências tornam-se fundamentais para o sucesso das campanhas. De certa forma, elas têm se apropriado e estimulado as habilidades comunicativas do público na construção de mensagens colaborativas ou no reforço de seus próprios discursos.
A consciência para o consumo é apontada como competência básica para a cidadania (COUNCIL OF EUROPE, 2017a) nos diversos contextos onde os indivíduos estão inseridos, inclusive no universo digital. Estar conectado aos diversos espaços midiáticos proporcionados pela internet também coloca o indivíduo na posição de usuário, de consumidor e exige responsabilidade. Em nossos estudos, buscamos abordar essas questões relacionadas ao consumo a partir da comunicação e do relacionamento entre as marcas comerciais e seus públicos, sob a perspectiva da literacia midiática e da formação cidadã. É preciso destacar que é por meio da marca que são percebidos qualidades, valores e atributos e também são geradas conexões, principalmente emocionais.
Publicidade e Redes Sociais: promovendo competências midiáticas
Coordenação
Letícia Torres
Equipe
Maria Clara de Paula Rettl
Maria Fernanda de Souza
Ana Luiza Pires
Lorena Fontainha
Ana Luiza Tostes
Daiana Sigiliano
Alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU “Educação de Qualidade”, este projeto busca promover a cidadania por meio do desenvolvimento de competências midiáticas, com ênfase no campo da publicidade, voltado para estudantes da rede pública de ensino. Para isso, serão realizadas oficinas pedagógicas.
Na fase inicial, o foco é capacitar estudantes universitários nas áreas de comunicação definidas nesta proposta. Essa formação ocorrerá por meio de revisões bibliográficas, grupos de estudo e levantamento de projetos semelhantes, preparando-os para atuarem como formuladores e facilitadores das oficinas. O objetivo é fomentar o desenvolvimento das competências midiáticas relacionadas à comunicação publicitária.
A elaboração das oficinas será fundamentada pelos resultados do estudo comparativo “Competências Midiáticas em Cenários Brasileiros e Euroamericanos”, financiado pelo CNPq e liderado nacionalmente pela UFJF. Esse estudo é conduzido pelo grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática e está alinhado com o projeto “Consumo, Publicidade e Literacia Midiática” do mesmo grupo.
Os objetivos específicos do projeto são:
Coletar experiências formativas para promover a literacia midiática na área da publicidade, especialmente em um contexto de profundas transformações no setor.
Sensibilizar os alunos sobre as seis dimensões fundamentais para o desenvolvimento das competências midiáticas, tanto no âmbito crítico quanto criativo (FERRÉS, J. & PISCITELLI, A., 2015): linguagem, tecnologia, ideologia e valores, produção e programação, recepção e audiências, e dimensão estética.
Realizar ações formativas junto ao público, estimulando que as comunidades envolvidas se tornem multiplicadoras da literacia midiática no campo da publicidade. O objetivo é promover uma relação mais saudável, consciente e cidadã com os meios de comunicação.
Gerar reflexões sobre o tema e contribuir para a construção de novas possibilidades pedagógicas na interseção entre comunicação e educação.
Colaborar para a inclusão do debate sobre os efeitos, influências e consequências da comunicação publicitária no cotidiano das pessoas e sobre sua apropriação criativa, em um contexto em que todos podem ser produtores de conteúdo midiático.
Bibliografia
BENGTSSON, Anders & FIRAT, Fuat. Brand Literacy: Consumers’ Sense-Making of Brand Management. In: PECHMANN, C. & PRICE, L. (Eds.), Advances in Consumer Research, v. 33. Duluth: Association for Consumer Research, 2006. p. 375-380, 2006.
BURROWES, Patrícia & RETT, Lucimara. Obs. – Observatório de Publicidade Expandida: uma proposta de leitura crítica da publicidade. Revista Comum, v. 17, nº 39, p. 342–355, 2016
COUNCIL OF EUROPE. Key Domais [website oficial], 2017a Disponível em https://www.coe.int/en/web/digital-citizenship-education/key-domains.
COUNCIL OF EUROPE (2017b). Consumer Awareness [website oficial], 2017b. Disponível em https://www.coe.int/en/web/digital-citizenship-education/consumer-awareness.
EAGLE, Lynne. Commercial media literacy: what does it do, to whom and does it matter? Journal of Advertising, v. 36, nº 2, p. 101-110, 2007. Disponível em http://eprints.uwe.ac.uk/55.
FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, v. 9, n. 1, 2015.
KOTLER, Philip, KARTAJAYA, Hermawan & SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
KOTLER, Philp & KELLER, Kevin. Marketing Management. 14ª ed. Boston: Pearson Prentice Hall, 2012.
RITSON, Mark & ELLIOT, Richard. Advertising Literacy and the Social Signification of Cultural Meaning. European Advances in Consumer Research, nº 2, p. 113-117, 1995.
ROBERTS, Kevin. Lovemarks: o futuro além das marcas. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2004.
SCOLARI, Carlos. Transmedia Literacy in the new media ecology. White paper. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra, Departament de Comunicación, 2018.
SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
SILVA, Jane Cristina Baptista & PRADOS, Rosália Maria Netto. Semiótica e publicidade: uma leitura dos discursos publicitários bancários. Revista Signos do consumo. Universidade de São Paulo, V.2, N.1, 2010. P. 36-52.
TORRES, Letícia. A Construção Colaborativa da Comunicação das Marcas nas Redes Sociais: engajamento, interação e literacia dos média. Tese (Doutorado em Comunicação, Arte e Cultura). Universidade do Algarve, Faro, Portugal, 2019.