Desde seu lançamento na América Latina, que ocorreu em 1995, a Warner Channel se destaca como uma das emissoras mais assistidas na TV por assinatura em virtude dos filmes e séries produzidos por sua matriz, a Warner Bros. Entertainment. Em sua grade de programação, a ficção seriada é voltada principalmente para o público infanto-juvenil – com classificação entre 12 e 14 anos –, transmitida nos Estados Unidos pela CW, rede exclusiva para transmissão de séries da Warner Bros.
Nosso objetivo neste projeto é identificar os modos pelos quais a emissora trabalha as estratégias de transmidiação de suas séries nas redes sociais Instagram e YouTube, além da construção de seu site oficial. Visamos assim, compreender como as estratégias adotadas pela Warner Channel estão associadas às temáticas de seus conteúdos e de que maneiras elas solicitam o engajamento dos fãs.
As séries escolhidas são aquelas que possuem maior destaque nas ações das redes sociais da Warner e estavam sendo exibidas pela emissora durante o primeiro trimestre de 2020, período de recorte do levantamento: Supernatural (2005), The Flash (2014), Supergirl (2015) e Riverdale (2017).
Estratégias de transmidiação
Iremos estudar as estratégias de transmidiação da Warner Channel a partir das propostas elaboradas por Fechine et al (2013) e Lessa (2017), categorizando-as em: antecipação, recuperação, remixagem e contextos de produção.
Em uma breve definição elas funcionam da seguinte forma:
Antecipação: são os conteúdos que cumprem a função de informar o público sobre as produções que serão transmitidas, visando gerar expectativa e atrair a audiência para a exibição dos programas. Pôsteres e trailers promocionais postados nas redes sociais, assim como guias informativos e de programação nos sites dos canais são exemplos desse tipo de estratégia.
Recuperação: essas ações são voltadas para o público como forma de relembrar acontecimentos da narrativa, de forma que os espectadores não percam contato com o enredo das séries. Resumos de capítulos e temporadas, vídeos de análise das tramas e até mesmo os episódios disponibilizados em plataformas de streaming para assinantes são alguns dos elementos que constituem esta categoria.
Remixagem: são extensões paratextuais construídas com o objetivo de engajar o público, muitas vezes através de postagens dotadas de um tom humorado ou irônico, ressignificando os contextos originais das séries. A criação de memes e paródias são algumas das formas que os canais podem utilizar para chamar atenção dos espectadores e incentivar a participação nas redes.
Contextos de produção: estas ações são voltadas para oferecer ao público informações que vão além das narrativas, de forma que os espectadores se sintam mais próximos das séries que assistem. Entrevistas com os atores e membros da produção dos programas, vídeos de making of e conteúdos informativos sobre a construção dos enredos fazem parte dessa estratégia.
Essas quatro iniciativas não estão todas presentes necessariamente nas plataformas da emissora e, muitas vezes, elas podem se combinar dependendo das ações realizadas. Dessa forma, buscamos analisar os modos de transmidiação exercidos pelo Warner Channel para a ficção seriada, destacando suas características e articulações mais relevantes em suas plataformas digitais.
Referências
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