Observatório da Qualidade no Audiovisual

Parceiros

A Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação Alfamed – Competências Midiáticas da Cidadania é formada por pesquisadores argentinos, brasileiros, colombianos, chilenos, equatorianos, espanhóis, italianos, portugueses e venezuelanos, comprometidos com o interesse de criar fundamentar, desenvolver, experimentar e difundir trabalhos de investigação na Comunicação e Educação (literacia midiática) em países ibero-americanos e europeus. O objetivo da rede Alfamed é propiciar espaços de fortalecimento para as atividades de formação, investigação, extensão, produção e difusão, associadas ao estudo sobre competências midiáticas na cidadania.

O CIAC é uma unidade de investigação avaliada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, criado em 2008 como resultado da fusão de dois centros de investigação: o Centro de Investigação em Ciências da Comunicação e Artes (Universidade do Algarve) e o Centro de Investigação em Teatro e Cinema (Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL).

Como braço brasileiro do Obitel, o Obitel Brasil reúne as equipes de pesquisadores brasileiros oriundos de diversas universidades brasileiras que se dedicam ao estudo da ficção televisiva. A metodologia de trabalho da rede consiste em desenvolver bienalmente um mesmo projeto, cuja temática sobre a ficção televisiva é investigada a partir de diversos olhares teóricos e procedimentos metodológicos em diversos subprojetos conduzidos por pesquisadores seniores, seus doutorandos e mestrandos, além de bolsistas de iniciação científica, todos atuando como um único grupo de pesquisa.

O ComKids é uma iniciativa para a promoção e produção de conteúdos digitais, interativos e audiovisuais de qualidade para crianças e adolescentes, a partir de pressupostos de responsabilidade social, desenvolvimento cultural e economia criativa no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica.

O projeto Primeiro Plano tem como objetivo reunir projetos e iniciativas que desenvolvem o cinema para, com e através de crianças e jovens no âmbito da educação numa plataforma interinstitucional: Primeiro Plano – o espectador em construção, de modo a formar uma rede de iniciativas em cinema e educação em Portugal. Primeiro Plano possibilita que crianças, jovens e adultos conheçam os projetos que são desenvolvidos no país, e saibam como fazer para participar e/ou desenvolver estes projetos.

O Laboratório e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mídia e Educação (Lume) é um programa de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sua criação se inscreve no âmbito dos estudos sobre mídia e educação levados a cabo pela área de comunicação e educação do curso de Pedagogia da universidade, atuante na promoção de eventos e oficinas com temática voltada para processos de literacia midiática que promovam a alfabetização midiática e informacional.

O MidiÁsia – Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea – reúne pesquisadores interessados em explorar questões relativas ao desenvolvimento da mídia no contexto dos países asiáticos e seu impacto global. Em um cenário em que a cultura midiática internacional assume, crescentemente, feições multipolares, a Ásia, com sua enorme diversidade social e cultural, oferece um terreno fértil e inexplorado para a investigação. A partir de análises e discussões sobre os fluxos da cultura midiática contemporânea dos países asiáticos, o MidiÁsia tem como objetivo central a construção de referenciais teórico-metodológicos que possam dar conta do atual contexto de reconfiguração da arena midiática global.