A Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação Alfamed – Competências Midiáticas da Cidadania é formada por pesquisadores argentinos, brasileiros, colombianos, chilenos, equatorianos, espanhóis, italianos, portugueses e venezuelanos, comprometidos com o interesse de criar fundamentar, desenvolver, experimentar e difundir trabalhos de investigação na Comunicação e Educação (literacia midiática) em países ibero-americanos e europeus.
O objetivo da rede Alfamed é propiciar espaços de fortalecimento para as atividades de formação, investigação, extensão, produção e difusão, associadas ao estudo sobre competências midiáticas na cidadania.
Universidades brasileiras participantes
A rede Alfamed Brasil é composta pelas seguintes universidades:
De 2014 a 2019 desenvolveu o projeto Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos, cujos resultados podem ser encontrados no livro dossiê da pesquisa intitulado Competências midiáticas em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes, organizado pelas professoras Gabriela Borges e Márcia Barbosa da Silva.
Grupos de pesquisa
O grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF/CNPq), cujo trabalho se centra na investigação da intersecção entre comunicação e arte, estabelecendo um diálogo profundo com os atuais processos de aprendizagem e produção crítica de conteúdos mediáticos. Este grupo, que integra o trabalho de diferentes membros da Rede Alfamed, organiza-se em torno de três áreas temáticas centrais: i) “Análise e crítica de mídia”, voltada para a discussão da qualidade audiovisual contemporânea; ii) “Arte e Tecnologia”, que explora a relação entre as artes e os meios analógicos e digitais; e iii) “Competência Midiática”, dedicada ao estudo da formação crítica dos profissionais de comunicação, bem como de questões relacionadas à infância e ao audiovisual (UFJF, 2023). Sua abordagem multidisciplinar e seu compromisso com a reflexão crítica e a pesquisa fazem desse grupo uma entidade significativa no campo da educomunicação.
O Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/UFSC/CNPq) tem construído desde 1999 uma base considerável de pesquisas sobre as relações entre Infância, Mídia, Cultura e Arte, no contexto da elaboração de teses, dissertações, iniciação científica e TCCs na UFSC. O grupo possui duas linhas de pesquisa, articuladas entre si pelos eixos transversais e pelas ênfases à importância da Arte, da Comunicação e da Cultura na Educação. Nas diversas atividades do grupo, destaca-se a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, intercâmbios e parcerias regulares com pesquisadores nacionais e internacionais e com instituições locais, além da promoção de eventos acadêmicos e diversas publicações.
O Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI/UNISO/CNPq) formou-se, em 2018. O interesse inicial foi refletir e pesquisar sobre como a Tecnologia da Informação e Comunicação digital impacta o processo de ensino-aprendizagem, a prática pedagógica e a formação do professor. As pesquisas de IC, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado são empíricas e teóricas, preferencialmente, com intervenções, tratam de temas como: tecnologia educacional, educação para competência, competência midiática, prática pedagógica, entre outros. Dentre seus objetivos estão: contribuir para a fundamentação e o rigor conceitual no campo que atua; e desenvolver a pesquisa e a extensão que implique na aplicação prática do conhecimento construído no grupo.
O Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas (GPIM/UNISO/CNPq) acolhe pesquisas que têm como objeto de estudo a produção de sentidos de processos e produtos midiáticos, com ênfase na relação palavra/imagem, na relação da imagem com o pensamento e com a técnica; no processo de construção social da visão; nas metodologias de interpretação da imagem e na aplicação e desenvolvimento de metodologias de pesquisa em comunicação que envolvem imagens. Debruça-se, portanto, na investigação da produção de sentidos das imagens midiáticas e seus regimes de visibilidade e também nos processos de subjetivação e identitários por elas engendrados, em seus múltiplos e variados dispositivos comunicacionais, na dimensão visual e na sua imbricação com as dimensões verbal e sonora.
O Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME/UNISO/CNPq) é tecido na interface entre Comunicação/Educação: de um lado, envolve as linguagens das mídias; de outro, práticas pedagógicas, tanto para a educação básica como para a superior. O propósito é propiciar reflexões sobre a leitura crítica das mídias mediante apropriação das linguagens midiáticas, ensejando os seguintes objetivos: identificar as especificidades de linguagens das mídias – a fotográfica, cinematográfica, jornalística, publicitária, entre outras; b) explicitar aspectos de processos de tradução da linguagem verbo-visual para a audiovisual; c) inventariar como as linguagens das mídias compõem as práticas pedagógicas em diversos níveis de ensino; d) propor práticas pedagógicas, valendo-se dessas linguagens e, por fim, e) redimensionar a formação profissional de docentes. Desta forma, espera-se contribuir com intervenções profícuas nas práticas pedagógicas voltada à educação para as mídias, em diversos níveis de ensino.
Grupo de Pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo (DIGICOM/ESPM/CNPq) contempla pesquisas que privilegiam o campo do consumo midiático e digital para o mapeamento, análise e difusão de ações e competências no contexto de desordem informacional. Busca compreender: múltiplas formas de literacias nas ambiências digitais; lógicas algorítmicas no espaço digital; práticas socioculturais e cidadãs para o consumo midiático crítico e consciente; fenômenos da comunicação e consumo em diversos meios e plataformas tecnológicas. Investiga os usos e apropriações da mídia no cotidiano para identificar ocorrências comunicacionais e suas consequências na sociedade contemporânea.
Grupo de pesquisa Comunicação para o desenvolvimento (UFMA/CNPQ) integra pesquisas centradas nas reflexões sobre a prática da comunicação enquanto processo de promoção da cidadania para o desenvolvimento e transformação social. Os estudos têm foco principal nas interfaces dos fluxos comunicacionais com questões educacionais, identitárias e políticas. Aposta-se nas metodologias ativas e participativas no contexto das comunidades, com investigações interdisciplinares de forma a abarcar tanto modos de produção quanto de consumo e interações comunicacionais.
O grupo de pesquisa Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem (FORPROCA/ UFTM/ CNPq) formou-se em 2012. Desenvolve pesquisas na temática formação de professores e desenvolvimento profissional docente, contemplando a apropriação da cultura digital na docência e como as expressões artísticas e a diversidade de linguagens contribuem para a formação e o desenvolvimento profissional docente na educação básica e na educação superior.
Pesquisadores
Gabriela Borges (coordenação)
Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre (1997) e doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação, Cultura e Artes (2005-2012) e ainda atua como colaboradora e professora do Doutorado em Média-Arte Digital. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora e atua como professora permanente do PPGCOM. Em 2019-20 realiza seu segundo pós-doutorado sobre qualidade na ficção seriada iberoamericana e literacia midiática nas universidades do Algarve e Huelva (Espanha). Participa da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competência Midiática para a Cidadania – ALFAMED, sendo coordenadora da equipe brasileira composta por UFSC, UEPG, UNB, UFTM e UNISO. Publicou os livros Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas do Canal 2: (2014), A poética televisual de Samuel Beckett (2009), organizou a coletânea Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010) e co-organizou os livros Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011), Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol I (2011), Vol II (2012) e Vol IV (2015) e Discursos e Práticas de Qualidade na TV (2008) e publicos em diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos Audiovisuais e Novas Mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: Televisão, Literacia Midiática, Cinema, Artes e Mídias, Serviço Público de Televisão e Dramaturgia de Samuel Beckett.
Lattes: https://bit.ly/3bx3qV2
Márcia Barbosa da Silva (vice-coordenação)
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1989). Possui Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estágio sanduíche na Universidade do Algarve-PT (2011). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordena O LUME – Laboratório e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mídia e Educação que realiza projetos de pesquisa e extensão na área, atuando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, mídias, literacia, competência midiática. Participa da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para la Ciudadanía ? ALFAMED. Coordenou os Projetos: Competências Midiáticas no Contexto Educacional dos Campos Gerais e Mídia e Juventude: contribuições para uma leitura crítica de mundo, ambos com fomento da Fundação Araucária. Desenvolve o projeto Cineclube como estratégia de desenvolvimento de competências midiáticas no contexto educacional da educação infantil e anos iniciais em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa.
Lattes: https://bit.ly/3a11yCb
Monica Fantin
Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio no Exterior, na UCSC, Milão, Itália. Realizou Pós-Doutorado em Estética no Departamento de Filosofia da Università Cattolica del Sacro Cuore, Milano. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação e Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, UFSC/CNPq, tem experiência na área de educação, com ênfase no campo da infância, cultura lúdica, mídia-educação, formação de professores. No âmbito das atividades acadêmicas articula ensino, pesquisa e extensão a partir dos temas: mídia-educação, cultura digital na escola, infância, cinema e mediações culturais, processos de ensino-aprendizagem e dimensão estética na formação. Desenvolve atividades em parceria com o Centro di Ricerca sull’Educazione ai Media e all’Informazione (CREMIT) e participa da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED)
Lattes: https://bit.ly/2UH8NuC
Martha Prata-Linhares
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Doutora e Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado- sanduiche na Universidade de Queen’s, Ontário, Canadá (2005/2006). Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM nos biênios 2013/2014 e 2015/2016 . Associada a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), a American Educational Research Association (AERA), International Council for Education on Teaching (ICET) e International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). É membro de corpo editorial e consultora ad-hoc de periódicos especializados nacionais e internacionais. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching (ICET) desde 2012. Regional Vice-President da América do Sul do International Council for Education on Teaching (ICET) desde 2013 e membro do Comitê Executivo do International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) para o período 2015-2017, 2017- 2019 e 2019- 2021. Lidera o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Grupo de Pesquisa e Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem. Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED) e da Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores (RIDEP). Tem interesse, experiência e pesquisas na área de Educação com ênfase em formação de professores e desenvolvimento profissional docente na relação com os temas: tecnologias digitais, mídia, currículo, inovação e arte/educação.
Lattes: https://bit.ly/2SlQQAu
Maria Alzira de Almeida Pimenta
Universidade de Sorocaba
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na Educação Básica como professora, diretora e Coordenadora de EJA. No Ensino Superior, lecionou, nos cursos de administração, turismo e pedagogia, disciplinas que tratam de: gestão, comunicação, cultura organizacional, e administração. Integrou o corpo docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente, é professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. É associada a ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), ao International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e ao International Council for Education on Teaching (ICET). Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI). Suas pesquisas tratam sobre formação de professores, avaliação da aprendizagem, fraude acadêmica e ética.
Lattes: https://bit.ly/2OInXfq
Vânia L Quintão Carneiro (in memorian)
Universidade de Brasília
Possui Doutorado em Educação (Universidade de São Paulo). Pós-doutorado em comunicação (Universidade de Sevilha). Especialização em gêneros televisivos (Universidade Internacional de Andaluzia / UNIA), Mestrado em Tecnologia Educacional (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Graduação em licenciatura em matemática (Universidade Federal de Minas Gerais). Atualmente é professor associado 3 da Universidade de Brasília. Tem experiência nas áreas de pesquisa e de produção em Televisão e Educação. Possui trabalhos publicados sobre programação de TV e audiências infanto-juvenis, formação de educadores em comunicação audiovisual, educação a distância, TV na escola, mídias, educação e competências midiáticas. Coordenou a área de Educação, Tecnologias e Comunicação na Faculdade de Educação no Programa de Pós-Graduação e no curso de pedagogia. É líder do Grupo de pesquisa Educamídia (UNB/CNPq). É coeditora internacional da Revista Comunicar no Brasil.
Lattes: https://bit.ly/2SXQjoG
Gilka Girardello
Universidade Federal de Santa Catarina
Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, dentro da Linha Educação e Comunicação. Possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas pela New School for Social Research de Nova York (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou pós-doutorado no Programa de Educacao Urbana da City University of New York (Pesquisadora Visitante/Fulbright/CAPES 2010/2) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (2011/1). Pesquisa principalmente os seguintes temas: comunicação, cultura, infância, imaginação, narrativa e formação de professores.
Lattes: https://bit.ly/3c77ZW7
Letícia B. Torres Americano
Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutora em Comunicação, Cultura e Arte pela Universidade do Algarve (UAlg), Portugal. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Professora Adjunto II da Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação mercadológica, publicidade e propaganda, planejamento de campanha, , comunicação organizacional, assessoria de comunicação e literacia midiática. Integra o grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Mediática, em que desenvolve projetos de pesquisa, extensão e treinamento profissional acadêmico na área de Literacia Mediática e redes sociais.
Lattes: https://bit.ly/39lHNoC
Marcus Venicius Branco de Souza
Universidade de Sorocaba
Engenheiro de Produção, Especialista em Tecnologia da Informação com ênfase em Gestão de Sistemas de Informação – UNISO, Mestre pela PUC-Campinas – Centro de Ciências Exatas Ambientais e Tecnologia, em Informática ênfase em Gerenciamento de Sistemas de Informação, Doutor em Educação – UNISO – Linha de Pesquisa – Educação Superior (Educação e Tecnologia), é aluno candidato ao programa de Pós Doutorado na FEA/USP na linha de pesquisa de Sistemas de Informação. Professor de Ensino Superior III da Fatec – Itapetininga, concursado. Foi Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente é Presidente da CPA, Procurador Institucional, Fatec – Itapetininga/Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza(CEETEPS). Foi Coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia, foi Procurador Institucional das Faculdades Integradas de Itapetininga. É Avaliador “Ad Hoc” Institucional e de Cursos MEC/INEP/DAES. Coordena a “scientific initiation at graduation from FATEC at the CONTECSI FEA/USP”, foi consultor de várias empresas da região especialista em Gestão da Tecnologia da Informação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4548050692959905
Gilka Elvira Ponzi Girardello
Universidade Federal de Santa Catarina
Professora Associada do Centro de Educação da UFSC, em Florianópolis, Brasil. Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Educação na City University of New York. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas “Infância, Comunicação, Cultura e Arte” da UFSC.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2379707408487136
Vanessa Matos
Universidade Federal de Uberlândia
Docente do curso de jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com atuação também no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) – ambos também da UFU. Possui pós-doutorado em Comunicação e Educação, Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais (USP), Doutorado em Educação (UNESP), Mestrado em Comunicação (UNESP) e Graduação em Jornalismo (UNESP).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2601633916210576
Luciana Coutinho Pagliarini
Universidade de Sorocaba
Possui doutorado (2003) e mestrado (1986) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui estágio pós-doutoral na Universität Kassel, Kassel – Alemanha (2008), sob os auspícios da Fapesp. É professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade de Sorocaba, Uniso. É editora chefe da Revista Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia do PPG Comunicação e Cultura. Lidera na Uniso o Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME) e co-lidera o grupo de pesquisa “Imagens midiáticas” (GPIM). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6942766054577651
Egle Müller Spinelli
Escola Superior de Propaganda e Marketing – SP
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM/ESPM). É líder do grupo de pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo (DIGICOM), vice-coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega e editora da revista Comunicação, Mídia e Consumo do PPGCOM- ESPM.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1376252594990732
Daiana Sigiliano
Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora. Formada em Jornalismo pela Faculdade de Minas, especialista em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora. É pesquisadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF) e da rede de pesquisa Obitel-Brasil (Equipe UFJF).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0329090470307145
María Ogécia Drigo
Universidade de Sorocaba
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba/SP, líder do Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas e vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias e Educação. Membro da Red Internacional ALEC: América, Europa, Caribe – “relaciones de género y prácticas sociales”, Universidade de Limoges (França), da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana (REDECIEP) e do Comitê Executivo da IASS-AIS.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8349333127597965
Elaine Javorski Souza
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Doutora em Sociologia da Comunicação e dos Media pela Universidade de Coimbra (2016). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), com especialização em Estudos do Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Mestrado em Comunicação e Industrias Culturais pela Universidade Católica Portuguesa (2004). Professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, tem como principais temáticas de investigação as interfaces entre mídia, cultura, educação e cidadania.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6694406565412206
Ricardo José Orsi de Sanctis
FATEC Sorocaba / UNIP
Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba- UNISO, graduação em Letras com licenciatura em língua portuguesa, inglesa e espanhola (UNISO), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba e graduação em Secretariado Executivo Bilíngue (UNIP). Atualmente é Vice-diretor e presidente da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC) e professor Titular da UNIP de Sorocaba, atuando em ensino e pesquisa nas áreas de Letras e Direito.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9573271319815201
Marinete Aparecida Martins
Universidade de Sorocaba
Doutoranda em Educação, mestre em Educação e graduada em Administração; membro do Grupo de Pesquisa em Educação Superior Tecnologia e Inovação (GPESTI); coordenadora adjunta do Comitê de ética em pesquisa com seres humanos da Universidade de Sorocaba (CEP-Uniso); integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIs). Atualmente é professora da educação superior (aulas presenciais e por EaD).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9099581779310257
Sandro da Silva Cordeiro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Pedagogo, mestre e doutor pela UFRN, com pós-doutorado pela UFSC. Professor do NEI/CAp/UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Inovações em Tecnologias Educacionais (PPGITE-IMD/UFRN). Coordena, atualmente, projetos de extensão ligados ao ensino de segunda língua e ensino de programação. Colabora com projetos ligados a hortas escolares e cineclubes. É autor/organizador dos livros “Mídias, infância e prática” e “Prática pedagógica em mídia-educação” e “Aprendizagem baseada em hortas: um guia introdutório para quem quer ensinar e aprender”.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0595932518800885
Sandra Mara de Oliveira Souza
Universidade Federal de Rio Grande do Norte
Graduada em Comunicação Social, Especialista em Artes Visuais, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Comunicação, Artes e Audiovisual. Atuou como diretora da FM Universitária na UFRN e como coordenadora do Laboratório de Tecnologia Educacional do Centro de Educação/UFRN (2013-2016), tendo concebido diversos materiais didáticos e projetos de uso da tecnologia através de metodologias inovadoras em sala de aula, especialmente àquelas ligadas à área de produção audiovisual. Atualmente trabalha na Superintendência de Comunicação da UFRN, desenvolvendo roteiros para audiovisual e produzindo conteúdo para a internet.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4505038998214152
Andre Luis Santos
Universidade de Sorocaba
Doutorando em Comunicação e Cultura na Universidade de Sorocaba. Graduado em Jornalismo, mestre em Comunicação e Cultura. Investiga mídias digitais, principalmente comunidades digitais, e a Semiótica de Peirce.
Alexia Roche
Universidade de Sorocaba
Possui graduação em Letras Português/Inglês (UNISO) e em Pedagogia (UNIVESP). Desde 2013, atua como professora de Inglês na Prefeitura Municipal de Iperó. Ademais, ministra aulas nas especializações lato-sensu e cursos de extensão universitária da faculdade FGP, nas áreas de: tecnologias educacionais, alfabetização e letramento, ludicidade, práticas pedagógicas, psicomotricidade e infância. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI). Atualmente, é mestranda em Educação da Universidade de Sorocaba, onde desenvolve pesquisas relacionadas à infância, práticas pedagógicas, sustentabilidade, competência midiática e uso das redes sociais.
Cristiane Sales Pires
Instituto Federal de São Paulo
Aluna regular de doutorado em Educação da UNISO, mestre em Educação, bacharel em Administração, especialista em Marketing e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI). Docente do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atua também como professora no MBA de Finanças e do MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Possui 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais e 14 anos como docente.
Evelyn Christina Peres Barrelin
Universidade de Sorocaba
Doutoranda em Educação, pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI Uniso). Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo (PUC SP).
Thalita Gonçalves da Rocha
Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutoranda e mestra em Comunicação Social pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da UFJF, MG, Brasil. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, na mesma universidade. Comecei minha jornada como pesquisadora, no ano de 2012, ainda na graduação, fazendo parte do Programa de Educação Tutorial –PET Facom– projeto nacional para formação de liderança acadêmica, com atividades de pesquisa e extensão. Atualmente, meu projeto de doutorado busca construir um modelo experimental de ensino da literacia transmidiática, usando as metodologias Aprendizagem Baseada em Projeto e Aprendizagem por Gameficação. Faço parte do “Observatório de qualidade no audiovisual”, do grupo de pesquisa “Comunicação, Arte e Literacia Midiática”.
Renata Müller Veiga São Leandro
Universidade de Sorocaba
Doutoranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC), da Universidade de Sorocaba (UNISO). Economista, graduada pela Universidade de Sorocaba (UNISO), pós-graduada em Engenharia da Qualidade pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Mestra em Comunicação e Cultura, pela Universidade de Sorocaba (UNISO). No doutorado, investiga a ficção científica no cinema, envolvendo o metaverso, a criação de mundos paralelos e como tais mundos podem contribuir para engendrar novos modos de vida.
Confira mais informações no link: http://www.redalfamed.org/
Projeto do Observatório sobre Competência Midiática: https://bit.ly/2Thcc10
Link para o livro “Competências Midiáticas em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes”: https://bit.ly/394KsDq