Observatório da Qualidade no Audiovisual

Seminários de Formação em Literacia Midiática

Primeira Temporada

Encontro 1: “Paulo Freire e a Comunicação”, Lucimara de Paula (UEPG) e “O que aprendi com Freire sobre literacia midiática”, Márcia Barbosa da Silva (UEPG).

Encontro 2: “Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu”: notas sobre um projeto de promoção da literacia mediática”, Ana Filipa Martins (ESEC-UAlg/CIAC) e Fernanda Bonacho (ESCS/IPL-iCNOVA-ICML/IPL).

Encontro 3: “A literacia publicitária como resistência à apropriação ideológica de causas sociais pelo mercado”, Ana Paula Bragaglia (UFSC/UFF).

Encontro 4: “Literacias críticas com os media e os contextos das nossas vidas: um olhar sobre jovens, notícias e produção de media”, Maria José Brites (Universidade Lusófona, CICANT)

Encontro 5: “Literacia midiática: dimensões críticas, éticas e estéticas”, Monica Fantin (UFSC)

Segunda Temporada

Encontro 1: “Literacia turística: uma proposta de competências, mediadores e sua importância para o conceito”, Sandra Côrtes-Morreira (Universidade de Huelva)

Encontro 2: “Influência no mundo digital: lidando com os novos gatekeepers da informação e do consumo”, Vinícius Guida

Encontro 3: “Meta Ads: relações entre estratégias de anúncios e literacia midiática”, Hyrlla Tomé

Encontro 4: “A Linguagem Visual do TikTok”, Daniela Santana 

Terceira Temporada

Encontro 1:Mídia e Juventude: consumo de notícias políticas e propagação de desinformação”, Egle Spinelli (ESPM)