Observatório da Qualidade no Audiovisual

A Comic Con Experience no TikTok: uma análise das dimensões da competência midiática nas ações de engajamento da CCXP 2023

Título: A Comic Con Experience no TikTok: uma análise das dimensões da competência midiática nas ações de engajamento da CCXP 2023.

Autores:  Lorena Fontainha e Eleisiele Eduarda Pereira.

Resumo curto: O presente artigo possui como objetivo analisar as dimensões da competência midiática propostas por Ferrés e Piscitelli (2015) que estão em operação nos vídeos em destaque do perfil oficial da CCXP 23 no TikTok. Em um primeiro momento serão apresentadas as contextualizações acerca do perfil @ccxpoficial, histórico do evento brasileiro e da plataforma em que se encontram os materiais para em um segundo momento a análise seguir a proposta teórico-metodológica trabalhada por Ferrés e Piscitelli (2015). Como recorte, foram selecionados para análise os três vídeos criados com os recursos característicos da arquitetura informacional do TikTok e fixados pelos administradores no perfil @ccxpoficial, conta que teve seu primeiro conteúdo postado em dezembro de 2022 e que conta com mais de 34 mil seguidores e mais de 200 postagens. Serão analisadas as dimensões linguagem,tecnologia, processos de interação, processos de produção e difusão, ideologia e valores e estética. Conclui-se que grande parte do esforço de conteúdo é direcionado no sentido de criar uma atmosfera emocional e nostálgica.

Disponível em: https://bit.ly/3JyrUzl

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar