Observatório da Qualidade no Audiovisual

A integração do universo ficcional de Person of Interest com o Twitter

O engajamento do telespectador interagente no Twitter começa antes da exibição de um programa. Esse processo envolve desde a postagem de conteúdos extras (vídeos, fotos, GIFs, live chats, etc) até o desenvolvimento de ações direcionadas para a rede social. Tudo isso contribui para que o público se familiarize com as indexações da atração e, principalmente, compartilhe os conteúdos.

Exibida na França pelo canal TF1, a quarta temporada da série Person of Interest (exibida originalmente pelo canal estadunidense CBS) contou com uma ação que integrava o Twitter com o universo ficcional da trama. Realizada entre os dias 4 e 17 de janeiro de 2016, a ‘#POIcall’ convidava o público a participar de uma missão. O desafio consistia em retuitar uma postagem do perfil da emissora no Twitter. Após o RT o interagente recebia uma mensagem personalizada com um link e sua foto adicionada no icônico mosaico de Person of Interest .

02

O endereço eletrônico direcionava o público para um site especial criado pela TF1. Baseada em um elemento importante no universo ficcional da série, o The Machine – um sistema de vigilância que ajuda os personagens da trama nas investigações – a plataforma reproduzia a interface de um aparelho celular. Ao clicar em um dos botões do dispositivo, o interagente recebia a segunda missão: decodificar uma mensagem criptografada.

03

Após decifrar a mensagem, com a ajuda de um alfabeto publicado no site, o interagente tinha acesso a um conteúdo exclusivo da nova temporada de Person of Interest. O vídeo, com 5 minutos de duração, antecipava os principais arcos narrativos que seriam explorados na trama.

A ação desenvolvida pelo canal TF1 aproxima o telespectador interagente do programa. Ao compartilhar o conteúdo postado pela emissora no Twitter o público tem a oportunidade de interagir com os elementos do universo ficcional da série – como a The Machine e o Mosaico – e ainda assistir a cena inéditas de  Person of Interest. 

Por Daiana Sigiliano

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar