Observatório da Qualidade no Audiovisual

FOX SPORTS (Libertadores)

No Brasil a Copa Libertadores é transmitida pela Rede Globo na rede aberta e pelo SporTV e Fox Sports na TV por assinatura. Na TV por assinatura o Fox Sports tem prioridade de escolha dos jogos a serem transmitidos e escolheu, dentre os jogos da semifinal da Libertadores 2019, o clássico nacional entre Flamengo e Grêmio.

Assim como as outras emissoras esportivas em atuação no Brasil, a Fox Sports propõe a participação do público nas suas transmissões com a utilização de hashtags no Twitter. No caso da Libertadores, a hashtag é a #LibertadoresFoxSports.

Para observar a conversação que envolve o público da Libertadores e do canal, mapeamos o uso da #LibertadoresFoxSports no dia 02 de outubro, data da ocorrência do primeiro jogo da semifinal.

Monitoramos uma quantidade de publicações surpreendentemente pequena, que totalizou o número de 103. Desse total, quase metade (46) foi feita pela emissora repercutindo os acontecimentos prévios do jogo e convidando o público para assisti-lo. Foram publicações tanto do perfil oficial da Fox quanto de perfis dos seus jornalistas e de alguns programas específicos do canal.

Dentre as 103 publicações com a hashtag na referida data, 49 foram feitas pelo público e se referiram diretamente ao jogo e seus aspectos esportivos, sendo na sua maioria declaração de torcedores aos seus clubes do coração e impressões sobre o jogo.

Das 8 que se referiram a transmissão, encontramos um caso bastante interessante. Como destacado em levantamentos anteriores, essa categoria diz respeito as publicações que falam sobre os aspectos técnicos e estéticos da transmissão do canal, geralmente envolvendo comentários sobre o desempenho dos jornalistas e sobre o posicionamento das emissoras.

A tentativa de aproximação do público com a figura dos jornalistas é uma tendência observada já em levantamentos anteriores, mas que, por um exemplo incluído no presente monitoramento, ganha proporções ainda mais intensas. Encontramos dentre as publicações com a #LibertadoresFoxSports no dia 02 de outubro o perfil de um fã clube do narrador da Fox Sports Nivaldo Prieto, envolvido na transmissão do dia. Esse fã clube possui quase 8.000 seguidores e levou a admiração do público ao trabalho dos jornalistas a outro nível, demonstrando que num contexto como o futebolístico o envolvimento emocional vai além daquele que diz respeito aos clubes.

No presente monitoramento, não houve nenhuma publicação que tenha se referido ao jogo e a transmissão ao mesmo tempo, aspecto que consideramos normal dada a pequena quantidade de postagens desse dia. No geral, ainda que em pouco número, as publicações com a #LibertadoresFoxSports demonstraram tendências especiais, como a quase metade participação de perfis oficiais do canal, além do caso destacado do fã clube de um jornalista. Essas e outras práticas observadas ao longo de todos os monitoramentos até aqui realizados demonstram como a conversação em rede que se desenrola a partir de transmissões esportivas televisivas vai muito além do comentário sobre os clubes, demonstrando a capacidade e envolvimento do público em instâncias críticas da transmissão e do futebol jogado pelas equipes nela envolvidas.

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar