Exibida na última terça-feira (23) no canal pago estadunidense AMC, a terceira temporada de Halt and Catch Fire contou com ações específicas para a social TV. Apesar de não apresentarem nenhum conteúdo inédito, as postagens realizadas pelo perfil da trama no Twitter (@HaltAMC) destacaram momentos importantes da nova fase da atração.
Para estimular e unificar os comentários a emissora lançou a indexação #HaltAMC, a hashtag chama a atenção para um ponto importante no âmbito da social TV . Ao invés de adotar o título completo a AMC optou por reduzi-lo, dessa forma a indexação não compromete a limitação textual dos tuítes postados pelo público.
O perfil também estabelece uma relação de colaboração com os telespectadores, a medida que a trama vai ao ar as postagens do público vão sendo retuitadas. As publicações abrangem desde GIF, montagens até elogios e criticas aos episódios.
As cenas e falas (quotes) mais relevantes da história são destacadas pelo @HaltAMC e facilitam na compreensão do universo ficcional. Isto é, os momentos chave da trama são indicados pelo perfil, desta forma o público identifica quais plots ele precisa dar mais atenção.
A página de Halt and Catch Fire no Twitter, também chama a atenção para as referências do episódio. Por exemplo, na cena em que Joe MacMillan (Lee Pace) apresenta o seu novo produto, o perfil perguntou aos telespectadores interagentes que pessoa o personagem estava lembrando. Rapidamente o público matou a charada e reconheceu a intertextualidade.
Essa não é a primeira vez que a trama da AMC usa a social media para estimular o buzz em torno do programa. Em 2014, o canal disponibilizou a season premiere de Halt and Catch Fire no Tumblr antes de ser exibida na televisão.
Por Daiana Sigiliano
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