Observatório da Qualidade no Audiovisual

A&E produz conteúdo exclusivo para a segunda tela

Exibida pelo canal pago estadunidense A&E, a série Bates Motel é permeada por ações de engajamento na segunda tela. Desde a primeira temporada da trama, em março de 2013, a emissora vem investindo em estratégias para estimular o appointment television, tais como live-chats, QeA com a equipe técnica, divulgação de conteúdo exclusivo, etc.

Para a estreia da quarta temporada, na segunda-feira (07), a A&E utilizou o Twitter não só para estimular os comentários na rede social durante o episódio da season première, mas como extensão do universo ficcional de Bates Motel. Ao acessar o perfil da trama, era possível criar uma assinatura e/ou um avatar nos moldes do icônico letreiro do hotel de Norma Bates (Vera Farmiga).

Captura de tela 2016-03-09 15.59.17

Horas antes do episódio A Danger to Himself and Others ir ao ar, o roteirista Carlton Cuse (Lost, Colony) realizou um chat no microblogging. Para participarem os interagentes utilizaram a indexação #BatesMotelChat, na conversa Cuse antecipou algumas temáticas que estarão presentes na nova temporada e tirou as dúvidas do público sobre os arcos narrativos deixados em aberto na season finale.

Captura de tela 2016-03-09 15.56.56

 Além do QeA com o roteirista, a emissora também usou o Twitter para divulgar cenas inéditas da série. Os conteúdos, que abrangiam sneaks peeks, vídeos promocionais e recapitulações, foram desenvolvidos e divulgados exclusivamente na rede social. Durante a exibição do episódio, o perfil da trama (@InsideBates) publicou GIFs das principais cenas  e fotos com os quotes dos personagens.

 Captura de tela 2016-03-09 15.54.48

As ações de Social TV adotadas pela A&E chamam a atenção para alguns pontos importantes sobre o fenômeno. Como é possível observar, ao acessar o perfil da série no Twitter enquanto a trama está no ar, em nenhum momento a segunda tela tenda disputar com a televisão a atenção do público. Pelo contrário, as postagens complementam e enriquecem a experiência televisiva do telespectador interagente. Outro ponto interessante nas ações da emissora estadunidense é a fidelização do público, seja através dos GIFs, vídeos, Q&A, o perfil de Bates Motel recompensa o telespectador que optou por assistir o programa no seu horário original de exibição.

Por Daiana Sigiliano

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar