Observatório da Qualidade no Audiovisual

As ações de engajamento de American Gods no Twitter

Ainda sem data de estreia, a série estadunidense American Gods vem mobilizando o público no Twitter. A trama, baseada no romance de Neil Gaiman, é assinada por Bryan Fuller (Heroes, Pushing Daisies, Mockingbird Lane, Hannibal, entre outras) e Michael Green.

Apesar da atração ainda estar em fase de produção, o canal Starz decidiu engajar os telespectadores na rede social. Atualmente, o programa possui duas contas oficiais a @AmericanGodsSTZ e a @AmGodsRoom. O perfil @AmericanGodsSTZ é gerenciado pela emissora e foi criado em julho de 2014. Ao seguir a página o telespectador interagente terá acesso a conteúdos inéditos de American Gods.

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Diariamente são postadas fotos dos roteiros que serão gravados, dos bastidores das gravações, além de detalhes exclusivos sobre a produção. Recentemente, o perfil anunciou que a atriz Gillian Anderson irá integrar o elenco de American Gods.

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O perfil também interage com o público, respondendo questões relacionadas à fase de produção e o universo ficcional que norteará a trama televisiva. Frequentemente, a página pede para que os telespectadores enviem suas impressões sobre as informações iniciais da trama.

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Já o @AmGodsRoom é gerenciado pelos roteiristas de American Gods. Criado em agosto de 2015, o perfil funciona como um diário de produção de Bryan Fuller e Michael Green. As publicações abrangem desde fotos dos bastidores das gravações até atualizações do processo de adaptação do romance de Neil Gaiman. A página também reúne todos os tuítes publicados pela equipe técnica e elenco do programa.

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As ações de engajamento do Starz, que antecipam a estreia de American Gods, demonstram a importância das redes sociais no âmbito da ficção seriada. Canais como Fox, ABC e NBC já adotam praticas semelhantes a do Starz oferecendo ao público conteúdos inéditos antes da tramas irem ao ar.

Por Daiana Sigiliano

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