Exibida pelo canal pago estadunidense HBO, a série Silicon Valley realizou uma parceria com o Dropbox para engajar os telespectadores interagentes. No último dia 5 de junho, o perfil no Twitter do serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos publicou uma mensagem parabenizando o lançamento da versão beta do Pied Piper. Criada pelo personagem Richard Hendricks (Thomas Middleditch), a Pied Piper é uma empresa de compressão de conteúdo que permeia todos os arcos narrativos da trama.
A postagem do Dropbox na rede social foi feita durante a exibição do episódio To Build a Better Beta, que tinha como principal plot o lançamento da versão teste do Pied Piper. O tuíte publicado parabenizava os desenvolvedores da plataforma fictícia e divulgava o link de uma das ações transmídia da série. Através do endereço era possível acessar o site fictício da Pied Piper, o espaço trazia informações sobre os funcionários, detalhes técnicos sobre a arquitetura informacional do serviço e as principais notícias da empresa.
Porém, essa não é a única ação de social TV de Silicon Valley durante a exibição dos episódios, o perfil da trama no Twitter (@SiliconHBO) engaja os telespectadores interagentes postando conteúdos complementares do universo ficcional da trama.
A medida que as cenas vão o ar, o @SiliconHBO compartilha GIFs com trechos do episódio, memes, vídeos promocionais e quotes dos personagens. Como parte das ações transmídia de Silicon Valley , o perfil também aprofunda alguns arcos narrativos do programa.
Como por exemplo, os comerciais da Pied Piper, que são exibidos rapidamente nas cenas, mas podem ser assistidos na integra no perfil da série no Twitter. As ações de Silicon Valley na social TV ressaltam como o engajamento na segunda tela pode ir lá da simples divulgação do programa que esta no ar, oferecendo ao telespectador interagente novas camadas imersivas dos universos ficcionais.
Por Daiana Sigiliano
Comentar