A décima sexta edição do Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo, conseguiu mobilizar o Twitter como poucos programas brasileiros. Segundo as métricas pelo microblogging até o dia 1º de abril a atração gerou 13 milhões de tuítes, representando um aumento de 63% em relação às impressões da edição do ano passado. Desde a sua estreia, em janeiro, o reality show vem ocupando semanalmente o ranking do IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR) ficando entre as dez atrações televisivas com o maior buzz.
O Twitter deve um papel fundamental ao longo da edição, cada acontecimento do programa era instantaneamente propagado na segunda tela, rendendo memes, vídeos e montagens. Os comentários gerados durante atração chegaram a ganhar destaque no site oficial do reality. Como por exemplo as reportagens ‘Paredão Triplo entre Geralda x Renan x Ronan movimenta as redes sociais‘, ‘Veja os comentários nas redes sociais sobre a desclassificação de Ana Paula no BBB16‘ e ‘Reação dos brothers com Ana Paula imune vira piada nas redes sociais: ‘Que tombo” que ressaltam as impressões dos telespectadores interagentes.
O microblogging também contribuiu para a mobilização das torcidas dos participantes. Através de seus perfis na rede social os fãs organizaram durante os paredões os chamados ‘mutirões de votação’. A partir de horários pré definidos e metas de votos, os telespectadores ávidos se juntavam para impedir que o seu participante preferido fosse eliminado do jogo.
Em parceria com o Twitter Brasil, a Rede Globo criou várias ações de engajamento para final do Big Brother Brasil 16, exibida na terça-feira (5). As estratégias foram desenvolvidas exclusivamente para o microblogging e tinham como objetivo mobilizar as torcidas dos participantes.
Usada pela primeira vez pelo canal na final do The Voice, a hashflag também foi adotada na última semana do Big Brother Brasil 16. Para visualizar um dos emojis criados para o programa o público tinha que usar a indexação #BBB16 ou o nome de algum participante eliminado seguido de BBB16, como por exemplo, #anapaulaBBB16. A representação gráfica fazia referência ao mascote do reality, o RoBBB.
Os participantes Geralda, Maria Claudia, Munik e Ronan, que chegaram na reta final da atração, também ganharam seus próprios emojis, as torcidas tinham que usar as indexações #VaiGeralda, #VaiMariaClaudia, #VaiMunik ou #VaiRonan para visualizarem as hashflags.
Por fim, a ferramenta de curadoria do Twitter, que busca as principais postagens da rede, incluiu uma aba especial para o Big Brother Brasil 16. Entre os dias 2 e 6 de abril, o Moments apresentou uma retrospectiva com os melhores momentos do programa e os preparativos para a final.
Seja pela repercussão na segunda tela, pelo engajamento dos telespectadores ou pela mobilização das torcidas , a edição deste ano do Big Brother Brasil se tornou um dos grandes cases de Social TV no Brasil. Apesar de recente, o fenômeno introduz novas possibilidades de participação e imersão do público, fazendo com que a experiência televisiva se torne mais dinâmica e interativa.
Por Daiana Sigiliano
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