Observatório da Qualidade no Audiovisual

Big Brother Brasil 20: interrelações entre reality show, Twitter e jornalismo de cultura pop

Autor: Vinícius Guida Antonio

Resumo curto: O presente trabalho busca investigar os discursos dos telespectadores interagentes e do jornalismo sobre o reality show Big Brother Brasil 20. Com esse intuito, foi realizado um monitoramento no Twitter, que englobou 32 perfis, de 27 de março de 2020 a 1 de abril de 2020, período relativo à eliminação de Felipe Prior, na qual o programa recebeu o maior número de votos do público na história da televisão mundial. As postagens foram categorizadas em macros e microcontextos, através do software Atlas.ti. Em sequência, foram analisadas pontualmente, baseando-se na hipótese de que a forma de distribuição proporciona uma abertura da obra, conforme pontua Eco (1991). A seguir, foram analisadas matérias do portal de jornalismo de cultura pop, Papel Pop, a fim de observar como as discussões que surgem por meio da conversação do público no Twitter influenciam o veículo. Concluiu-se que embora as conversações no Twitter pautem e sirvam de fonte para o portal jornalístico, a complexidade das discussões percebida na rede social não é articulada na mesma medida pelo Papel Pop.

Disponível em: https://bit.ly/3O1o4Cu

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar