Observatório da Qualidade no Audiovisual

Bulletproof: as notícias jornalísticas a partir das contribuições de fãs do BTS

Autor: Hsu Ya Ya

Resumo curto: O presente trabalho busca analisar a construção do ativismo de fãs em pauta nas matériasjornalísticas dos portais UOL, G1, O Globo, Correio Braziliense, TAB UOL, Estadão e Yahoo! Finanças durante o movimento Black Lives Matter e o comício do presidente americano Donald Trump em 2020. Para isso, partimos do conceito da cultura da convergência e suas ligações com a cultura participativa e a inteligência coletiva e procuramos entender como o jornalismo digital emergiu a partir do ambiente da web. A seguir explanamos sobree os estudos na área de cultura de fãs e suas práticas. Para a análise, buscamos os conteúdos através das palavras-chave BTS e ativismo de fãs, com a amostra selecionada a partir das dez primeiras matérias encontradas no levantamento. Analisamos a forma como foi construído o papel do fã e sua contribuição em torno dos movimentos ativistas nos produtos jornalísticos. Concluímos que, embora a pauta discutida seja relacionada aos fãs, as fontes principais são de especialistas que justifiquem tais práticas, apagando o papel dos fãs e seu ativismo.

Disponível em: https://bit.ly/42LFOpj

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar