A estreia da série Colony, exibida pelo canal estadunidense USA, contou com uma ação inédita no Twitter. O microblogging foi a base de toda a estratégia de lançamento do programa, abrangendo desde a divulgação de teasers até a pré estreia da season première.
Antes da exibição do episódio piloto, no dia 14 de janeiro de 2016, o canal produziu uma série de vídeos exclusivamente para a rede social. O conteúdo mostrava cenas inéditas da trama, e entrevistas com os atores, atrizes e roteiristas. Para ter acesso aos vídeos, o público tinha que retuitar (RT) uma postagem especifica realizada pelo perfil de Colony no Twitter. Posteriormente, o interagente recebia uma mensagem contendo um código personalizado que desbloqueava o vídeo no site da série.
Porém, o grande diferencial da estratégia criada pela USA para o lançamento de Colony foi a ação que antecipou a exibição do episódio de estreia na televisão. Um mês antes da season première o canal liberou o episódio piloto na integra no Twitter.
O acesso ao conteúdo inédito seguia praticamente a mesma logística dos trailers e entrevistas promocionais. Ao dar RT no tuite postado no perfil do programa na rede social o interagente recebia automaticamente um código. Depois era preciso digitar esse código no site da emissora. Por fim, o público recebia um e-mail contendo o link para o Pilot.
Apesar de ser uma ação inédita no Twitter, essa não é a primeira vez que uma série faz sua pré estreia em uma rede social. Em 2014, o canal pago AMC antecipou o lançamento de Halt and Catch Fire no Tumblr. A trama estreou na plataforma duas semanas antes de ir ao ar na TV.
Por Daiana Sigiliano
Comentar