Observatório da Qualidade no Audiovisual

Competência midiática e cultura de fãs: uma análise dos conteúdos criados pelos fãs brasileiros da série Wandinha no TikTok

Título: Competência midiática e cultura de fãs: uma análise dos conteúdos criados pelos fãs brasileiros da série Wandinha no TikTok.

Autores:  Lorena Fontainha, Daiana Sigiliano e Letícia Torres.

Resumo curto: Este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática que estão em operação nos conteúdos produzidos no TikTok pelos fãs brasileiros da série Wandinha (Netflix, 2022- atual). Para a reflexão desta questão iremos adotar a abordagem teórico-metodológica proposta por Ferrés e Piscitelli (2015). Nesse contexto, foram analisados os cinco vídeos criados por fãs brasileiros e publicados no TikTok. Conclui-se que os conteúdos desenvolvidos pelos fãs da série partem de um profundo conhecimento das regras narrativas e estéticas do universo ficcional e das características da arquitetura informacional da plataforma.

Disponível em: https://bit.ly/49besgc

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar