Observatório da Qualidade no Audiovisual

Competência midiática e teledramaturgia infantojuvenil: análise da produção criativa sobre Club 57 no Youtube

Título: Competência midiática e teledramaturgia infantojuvenil: análise da produção criativa sobre Club 57 no Youtube.

Autores: Leony Oliveira de Lima.

Resumo curto: A complexificação da experiência estética dos produtos midiáticos ficcionais contemporâneos envolve aspectos produtivos que afetam a qualidade do audiovisual e a circulação, que exige a criação de universos cada vez mais elaborados.No caso da ficção infantojuvenil, isso não é diferente e, inclusive, existe uma necessidade de maior cuidado nas produções realizadas em razão do público-alvo. A competência midiática também é crucial, uma vez que, em uma cultura em que os limites entre produção e consumo se tornam cada vez mais tênues, ambos os lados devem ser munidos de domínios críticos e criativos para que a experiência possa impactar os sujeitos de maneira positiva. Neste trabalho, investigamos o trabalho de youtubers fãs da telenovela infantojuvenil Club 57, com o objetivo de analisar dimensões da competência midiática que estão em operação nessa nova dinâmica da experiência estética, que inclui a produção criativa de conteúdos a fim de expandir e discutir, ampliadamente, a telenovela e seus desdobramentos. Para tanto, utilizamos a metodologia proposta por Borges e Sigiliano (2021) e analisamos o material audiovisual da telenovela Club 57 em sua criação, entendendo seus planos de expressão, conteúdo e mensagem audiovisual a partir de parâmetros de qualidade propostos pelas autoras. Também abordamos os aspectos transmidiáticos e as estratégias de conversação empreendidas pela Nickelodeon para apoiar a circulação da telenovela. Por fim, analisamos a experiência estética a partir da produção criativa e análise crítica presente em três canais de youtubers fãs de Club 57: Telejuve, Central Club 57 e Filmologia, utilizando os conceitos de Ferrés e Piscitelli (2015) sobre a competência midiática.

Disponível em: https://bit.ly/3JdHro0

 

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