Observatório da Qualidade no Audiovisual

Animês Além das Muralhas: conexões entre a qualidade audiovisual de Shingeki no Kyojin e a competência midiática na fanfic AoT no Requiem

Título: Animês Além das Muralhas: conexões entre a qualidade audiovisual de Shingeki no Kyojin e a competência midiática na fanfic AoT no Requiem.

Autores: Julia Garcia Gouvêa Andrade

Resumo curto: A cultura pop japonesa é um fenômeno global. No Brasil, desde a exibição de Cavaleiros do Zodíaco, os animês – animações japonesas, que se configuram como uma das principais facetas da cultura pop nipônica – se estabeleceram como produções largamente consumidas, acumulando fãs pelo país (NAGADO, 2007). Apesar disso, as pesquisas na área da ficção seriada ainda se concentram, majoritariamente, na experiência anglo-saxã (ALBUQUERQUE; CORTEZ, 2013). No entanto, os animês se mostram objetos profícuos de análise, tratando tanto de questões relativas à sociedade japonesa quanto de questões universais (NAPIER, 2001). Nesse contexto, o presente trabalho visa analisar, sob a perspectiva da qualidade no audiovisual e da competência midiática, um dos animês de maior sucesso global ao longo da última década – Shingeki no Kyojin (NHK, 2013-presente) – e a fanfic AoT no Requiem, criada por fãs desse animê. O objetivo é estudar as conexões entre as características de qualidade de Shingeki no Kyojin e a operação da competência midiática na fanfic em questão. Parte-se do entendimento de que as características de qualidade do animê favorecem o desenvolvimento de habilidades relativas à competência midiática e estimulam a produção dos fãs. Para tal análise, utiliza-se o modelo teórico-metodológico de Borges e Sigiliano (2021), além de estudos de Jenkins (2012). Como resultado desta pesquisa, pode-se argumentar que elementos de qualidade em Shingeki no Kyojin estimularam o exercício do pensamento crítico e da produção criativa pelos fãs, mas são as lacunas entendidas em termos de qualidade do animê que efetivamente motivaram a escrita de AoT no Requiem. Conclui-se, dessa forma, que qualidade no audiovisual e competência midiática possuem relações complexas, mas vê-se na cultura de fãs e nos animês potencialidades interessantes para promover o exercício da análise crítica e da produção criativa.

Disponível em: https://bit.ly/49besgc

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar