Observatório da Qualidade no Audiovisual

Empire: a série mais comentada da social TV

A série Empire, exibida pelo canal Fox, é um fenômeno no âmbito da social TV. Durante a exibição de sua season finale no ano passado a trama gerou 2,3 milhões de tuites ocupando o posto de narrativa seriada mais comentada da televisão estadunidense.

Atualmente as ações de engajamento na segunda tela adotadas pela emissora tem como ponto central o uso de GIFs. O recurso é usado tanto destacar as principais cenas que compõem o episódio que está no ar, quanto como forma de participação dos telespectadores interagentes.

Captura de tela 2016-05-14 19.43.11

À medida que a trama vai sendo exibida, o perfil da série no Twitter pede que público expresse suas impressões sobre os acontecimentos da história através de GIFs. A busca e o upload do conteúdo podem ser feitos através do banco de GIFs integrado ao microbbloging. As melhores postagens são retuitas (RT) pela página da atração na rede social.

Captura de tela 2016-05-14 19.42.56

O perfil também realiza enquetes, desafiando os telespectadores interagentes a adivinharem quais serão os próximos acontecimentos da série. Outra prática de social TV adotada pela emissora é a transcrição de trechos dos diálogos que estão no ar.

Captura de tela 2016-05-14 19.44.58

Porém, o engajamento dos telespectadores interagentes durante a exibição de Empire não se restringe apenas ao perfil da trama no Twitter. Como já ressaltamos aqui, os roteiristas do programa são responsáveis pelo gerenciamento da página @EmpireWriters. As postagens abrangem desde comentários sobre a atração até divulgação de conteúdo extra como, por exemplo, fotos dos bastidores, fragmentos do roteiro, etc.

Captura de tela 2016-05-14 19.41.13

O elenco de Empire também engaja o público no Twitter, através de suas contas pessoais os atores e atrizes promovem live-chats durante os episódios e compartilham suas impressões sobre a trama.

Captura de tela 2016-05-14 19.37.44

Além da realização ações de maneira síncrona a exibição dos episódios de Empire, o perfil da série do Twitter (@empirefox) também engaja os telespectadores interagentes antes da atração ir ao ar. Como por exemplo, a estratégia adotada na última quarta-feira (11), ao postar a indexação #Empire juntamente com uma menção a página do programa, o público recebia um GIF inédito da trama. Os conteúdos eram enviados pelo @ empirefox e apresentam cinco variações de momentos distintos da série.

 Por Daiana Sigiliano

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar