Por Eutália Ramos
Criada por Ana Maria Moretzsohn, com direção geral de Denise Saraceni e Carlos Araújo, foi uma telenovela das 18h. Tinha como uma das personagens principais a cantora Sandy. Seu período de exibição se concentrou no ano de 2001 e foram desenvolvidos 83 capítulos.
A história principal aborda a união e diferenças de dois mundos: espiritual (sociedade alternativa) e cidade e/ou metrópole (avanços tecnológicos, científicos e urbanização). Os personagens Tony (Guilherme Fontes) e Cristal (Sandy), são parte desses mundos, sendo Tony workaholic e Cristal com suas perspectivas alternativas do interior do Goiás. A telenovela é apresentada em duas fases, a primeira ambientada nos anos 80 e a segunda nos anos 2000.
No primeiro momento, conhecemos Bob (Marcos Winter) e os seus amigos Tony e Paulo Roberto. Eles são estagiários de uma corretora da Bolsa de Valores. Bob resolve abandonar tudo e ir para os Estados Unidos, ao chegar lá conhece Catherine (Maitê Proença) em uma comunidade alternativa. O casal retorna junto para o Brasil, funda a comunidade Jagatah (palavra em sânscrito que significa universo) e adota os nomes de Hanuman e Kalinda. Ela dá a luz à Cristal. Bob chama Tony para ser padrinho da menina, mas Kalinda ao visualizar o mapa astral da filha, visualiza que o seu destino está ligado ao de Tony.
Exibições na TV e Globoplay
Segundo o site Memória Globo, a telenovela “foi idealizada como uma experimentação de tramas curtas”, ficando apenas três meses no ar. Sua exibição foi de 12 de março de 2001 a 16 de junho de 2001.
Teve uma reexibição no Canal Viva (TV por assinatura), em 2019. Agora, após quase 20 anos desde a sua primeira exibição, especificamente desde 6 de junho de 2020, está disponível no Globoplay. O retorno, além de fazer parte do projeto das telenovelas clássicas a serem disponibilizadas na plataforma de streaming, também está ligado ao especial da dupla Sandy & Junior – sua estreia foi na mesma semana da disponibilização do documentário Sandy e Junior: A História.
Redes sociais e estratégias de transmidiação
Disponibilizada na semana especial do lançamento do documentário Sandy e Junior: A História, a telenovela foi a primeira produção (dentre três projetos que iriam ao ar) a entrar no Globoplay. A estratégia em retornar com Estrela-Guia (reprisada apenas uma vez na televisão), fez parte do conjunto de ações feitas para estrear as principais produções da dupla (documentário e show).
As divulgações se concentraram nas semanas iniciais do mês de julho e sempre destacam a imagem da personagem principal Cristal, interpretada por Sandy. A seguir, verificamos as ações de transmidiação realizadas para apresentar Estrela-Guia ao público – tendo em vista, a produção que possui uma linguagem mais atual, já que foi produzida nos anos 2000.
Antecipação
Dois conteúdos divulgados para a estreia de Estrela-Guia antecipam para o público a personagem principal, interpretada por Sandy, e um pouco sobre a trama. A primeira publicação sobre a telenovela, no Instagram, foi realizada em 4 de julho de 2020 e a segunda, no dia da estreia no Globoplay, em 6 de julho de 2020.
Podemos considerar, com base nas análises realizadas até aqui, que as duas divulgações iniciais buscam apresentar, de uma forma geral e depois específica, referindo-se à produção e à personagem principal. Para assim conquistar o público que não assistiu e/ou não conhece a telenovela.
O conteúdo central, geralmente publicado no dia da estreia, também se apresenta em vídeo, sendo, desta vez, um teaser com resumo da telenovela sem modificações ou ressignificações na linguagem. Esse mesmo conteúdo surge em todas as redes sociais oficiais do Globoplay.
Remixagem
Na estratégia de remixagem, o Globoplay se apropriou da astrologia, um dos temas abordados na produção, e agregou com o horóscopo do dia, “aconselhando” o público da rede social. É interessante perceber que a temática é bastante consumida e comentada no digital, possibilitando assim um maior envolvimento com quem não assistiu a telenovela, mas se interessa pela astrologia. O conteúdo surge apenas no Instagram, sendo uma publicação específica para a rede social.
Recuperação
Como conteúdo de recuperação temos uma publicação mostrando duas participações especiais na telenovela. Com a socialite Narcisa Tamborindeguy e a banda Chitãozinho e Xororó. A imagem une as duas cenas, resgatando momentos interessantes da produção – podendo instigar o público a assistir.
Antecipação
Dentre as análises realizadas até o momento, apenas na divulgação de Estrela-Guia nos deparamos com apenas um conteúdo na maior rede social do Brasil. O conteúdo é a replicagem da principal publicação das divulgações realizadas pelo Globoplay: o vídeo teaser, com o resumo da produção.
Provavelmente, as estratégias não foram trabalhadas no Facebook pela concentração do público mais velho. Entretanto, o interesse pode ser despertado em qualquer faixa etária, visto que a telenovela possui uma narrativa leve.
A divulgação de Estrela-Guia no Twitter adquiriu o maior número de publicações. Foram cinco tweets sobre a telenovela, com a mescla de conteúdos originais (criados para a rede social) e replicados (como o teaser).
Antecipação
Os conteúdos de antecipação se concentram em três tweets, sendo dois deles disponibilizados apenas no Twitter. O tweet realizado em 5 de julho de 2020, um dia antes da estreia de Estrela-Guia, busca interação com o público, antecipando um dos temas abordados na telenovela e anunciando a estreia. Já no dia da estreia, em 6 de julho de 2020, temos dois tweets: o primeiro retorna ao assunto sobre mapa astral e astrologia e anuncia a produção no Globoplay, já o segundo tweet traz o vídeo teaser.
Recuperação
Como estratégia de recuperação, temos um GIF que resgata uma cena de Estrela-Guia com Sandy ao redor de crianças. O tweet, além de mencionar a telenovela, direciona o público para o contexto de outra produção que faz parte do projeto especial da dupla Sandy e Junior, no Globoplay. Com isso, reconhecemos que há o uso do formato crossover, envolvendo duas obras distintas – mesmo que de forma discreta.
Remixagem
Ao se apropriar de uma forma estética e da linguagem utilizada no digital, o conteúdo publicado em 15 de julho de 2020 traz dois personagens da telenovela: Sandy e Tony, lado a lado, em duas cenas distintas. A utilização das imagens representa uma comparação entre ambos (de modo indireto) e o público, possibilitando interações a partir do tweet, como uma espécie de meme adaptado com as cenas da produção.
Considerações finais
Por estar dentro de um outro projeto de divulgação, Estrela-Guia é apresentada de um modo similar às outras divulgações, mas com especificações em uma rede social, o Twitter. Verificamos que, assim como em outras redes, há a presença do conteúdo principal (geralmente teaser, vídeo com resumo ou remix) da telenovela apresentando personagens e tramas. Contudo, no Facebook houve apenas um conteúdo de divulgação. Já o Twitter mostra-se como o espaço de maior divulgação e com conteúdo disponibilizado apenas na conta do Globoplay.
Dessa forma, é provável que o ano da produção, para além da sua temática, esteja ligado diretamente ao modo como os conteúdos são pensados estrategicamente para serem divulgados. Estrela-Guia foi produzida em 2001 e isso, provavelmente, influencia ao planejar estratégias para fidelizar o público. Por outro lado, acreditamos que as modificações – mesmo que irrisórias – nos conteúdos e na forma de divulgação para cada uma das telenovelas apresenta o crescente interesse na interação e o consumo do público presente em cada rede social específica. Isso torna-se perceptível após esta análise, com as ações desenvolvidas para Estrela-Guia focando no Twitter.
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