Observatório da Qualidade no Audiovisual

Vale Tudo

Por Eutália Ramos

Criada por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères e direção geral de Dennis Carvalho, Vale Tudo foi ao ar entre 1988 e 1989, no horário das 20h. Foram 204 capítulos apresentando como ponto central a corrupção que, segundo a Memória Globo, “denunciava a inversão de valores no Brasil no final dos anos 1980”

A trama conta a história de Raquel Accioli (Regina Duarte) e Maria de Fátima (Glória Pires), mãe e filha que possuíam suas diferenças e são antagonistas na telenovela. Já nos primeiros capítulos, Maria de Fátima que possui aversão à pobreza, vende a única propriedade da família e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro. Raquel vai atrás da filha e conhece Ivan Meirelles (Antonio Fagundes) e se apaixona. Mas, para viver na cidade, Raquel começa a vender sanduíches na praia. Enquanto isso, Maria de Fátima procura formas de tirar proveito de outras situações e se tornar rica. Para isso, se alia a César (Carlos Alberto Riccelli) que a incentiva a se envolver com o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), filho da empresária e diretora da Companhia Aérea TCA, Odete Roitman (Beatriz Segall). 

Odete manipula a vida dos filhos (Afonso e Heleninha) realizando ações que interferem na vida deles, como propor a Maria de Fátima que separe sua mãe de Ivan, pois gostaria que Heleninha casasse com ele. Para isso, Odete garantiria o casamento de Maria de Fátima com Afonso. Mas, Odete descobriu o romance que Maria de Fátima mantinha com César e desistiu da proposta. Já nos capítulos finais, Odete é assassinada e isso resulta em um grande mistério para Vale Tudo. 

Exibições na TV e Globoplay

Em sua primeira exibição na TV aberta por abordar temas como o homossexualismo feminino sofreu intervenção da Censura Federal, entre 1988 e 1989, segundo o site Memória Globo. Alguns diálogos foram reescritos e uma cena vetada em que apresentava o preconceito sobre a relação das personagens Laís e Cecília (interpretadas por Cristina Prochaska e Lala Deheinzelin). 

Outro marco forte da obra foi a popularidade adquirida pela personagem Odete Roitman, destacando-se como uma das principais vilãs da teledramaturgia. De mesmo modo, o mistério em torno de sua morte movimentou espaços entre a sociedade, gerando até concurso de uma empresa privada para quem acertasse a responsável pelo assassinato da personagem.

Em 1992, Vale Tudo foi reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo”. Já em 2010 e 2018, foi exibida no Canal Viva (TV por assinatura) e obteve grande sucesso. A telenovela também foi transmitida em outros países, como Alemanha, Angola, Itália, Peru e etc. Além disso, em 2002, a Globo e Telemundo (rede de televisão aberta da rede americana NBC de língua espanhola), realizaram o remake com o título Vale Todo, sendo adaptada por Yves Dumont e direção geral de Wolf Maya.

Em 19 de julho de 2020, após mais de 30 anos, retorna como um clássico para a plataforma de streaming Globoplay. 

Redes sociais e estratégias de transmidiação

Assim como as outras divulgações das telenovelas clássicas no Globoplay, com Vale Tudo, verificamos um maior número de publicações no Instagram. Em segundo lugar, temos o Twitter e, logo depois, o Facebook. Em sua maioria, são trabalhadas estratégias de antecipação para chamar atenção do público das redes sociais e juntamente com a imagem da personagem principal Odete Roitman. 

Instagram

Antecipação 

Com o objetivo de despertar o interesse do público, o conteúdo de antecipação estimula a atenção através de imagens e vídeos. São trabalhadas imagens com a personagem principal e um evento importante da narrativa da telenovela. Percebemos então com as divulgações de Vale Tudo, e assim como Fechine (2015, p. 38) aponta “as informações são dadas de maneira ainda mais curta: geralmente é postada apenas uma frase que antecipa um importante evento narrativo, sem aprofundá-lo”.

A primeira publicação dentro dessa categoria foi realizada no dia 15 de julho, e traz a imagem da personagem Odete Roitman e a indicação de ser uma das maiores vilãs de telenovelas. Já no dia 19 de julho, dia da estreia de Vale Tudo no Globoplay, temos mais uma vez a imagem de Odete Roitman. Dessa vez, a publicação é um carrossel que aponta um dos principais questionamentos da telenovela “Quem matou Odete Roitman?” e apresenta outros personagens – que são suspeitos da ação.

Uma outra publicação, realizada no dia 22 de julho, também se enquadra na categoria de antecipação, pois traz o ator Antonio Fagundes comentando sobre a telenovela e avisando que a obra está disponível para maratonar no Globoplay. O mesmo formato foi utilizado na divulgação da telenovela A Favorita no streaming, com os atores da obra comentando em vídeo sobre a produção. Entretanto, neste caso, Antonio Fagundes comenta sobre a qualidade da obra, além de anunciar a disponibilização na plataforma.

Recuperação 

Analisamos duas publicações no Instagram que podem ser consideradas como estratégia de recuperação, realizada nos dias 23 de julho e 30 de julho.

A primeira divulgação se concentra em um carrossel com dez fotos, em preto e branco, dos personagens principais da trama. A estratégia recupera as imagens dos atores em cena e se apresenta como um “tbt”, ou seja, uma lembrança da obra. O uso da hashtag (#tbt) é um recurso utilizado para reviver uma memória e é comumente utilizado nas redes sociais. A sigla é uma abreviação do termo Throwback Thursday, que significa, em tradução livre, quinta-feira do retorno.

Como segunda estratégia de recuperação temos mais uma vez um carrossel com dez fotos das personagens principais e um breve resumo de cada trama. A proposta da publicação é apresentar Vale Tudo por meio do resumo das características de cada personagem, com o intuito de criar uma identificação com o público que está ou irá consumir a obra na plataforma. O formato de utilizar o recurso de “Quem é você” em determinada situação, se configura como uma linguagem utilizada com frequência nas redes sociais.

Remixagem

Nesta categoria observamos duas publicações que utilizam remixagem como estratégia de transmidiação para divulgar Vale Tudo. São elas: uma publicação em vídeo (teaser) com uma montagem que une imagens da telenovela com letterings sobre a atualidade que complementam a edição e denotam um objeto contemporâneo e outra publicação que utiliza a estética de um meme para capturar a atenção do público.

O teaser da obra foi publicado no dia 20 de julho, um dia após a estreia na plataforma de streaming. O formato é utilizado desde as primeiras divulgações do retorno das telenovelas clássicas e, sempre, com a adaptação para o momento atual. Em Vale Tudo, a edição apresenta uma remixagem que demarca a representação dos anos 1988 e a relação tão similar com o Brasil de 2019 – chamando atenção para a situação política.

Já a segunda publicação, como mencionado anteriormente, utiliza a estética de um meme para chamar atenção na rede social. O meme em questão é o famoso “meme da Nazaré Tedesco”, personagem interpretada por Renata Sorrah, na telenovela Senhora do Destino. Na publicação, visualizamos a imagem da mesma atriz interpretando a sua personagem Heleninha Roitman, em Vale Tudo, ao lado de equações matemáticas. 

Ao colocarmos a imagem lado a lado, a conexão se torna clara até mesmo para aqueles que não conhecem a origem do meme. Por ser um meme com alta utilização no ambiente digital, aproveitar-se dessa estética para divulgar Vale Tudo mostra-se como uma ação que renova o modo de divulgação, valorizando, de forma indireta, outras produções do Grupo Globo. 

Facebook

A Fanpage oficial foi a segunda rede social com maior número de divulgações sobre Vale Tudo. Ao total foram encontradas seis publicações, sendo três originais para o Facebook e três que surgem no Instagram e Twitter. Entretanto, essa quantidade já nos aponta um tipo de estratégia distinta às outras divulgações.

Antecipação

Como estratégia de antecipação temos as mesmas divulgações realizadas no Instagram. Ambas foram realizadas nos mesmos dias: 15 de julho e 22 de julho. Uma antes da estreia na plataforma e outra três dias após a disponibilização. São as publicações com a personagem Odete Roitman e o vídeo com o ator Antonio Fagundes comentando e avisando sobre a obra no Globoplay. 

Remixagem

São quatro publicações com a estratégia de remixagem que surgem no Facebook – três deles aparecem apenas nesta rede social. A primeira publicação realizada no dia 19 de julho sobre Vale Tudo se refere a uma enquete com a imagem das personagens Maria de Fátima e Odete Roitman e o questionamento “Quem matou Odete Roitman?”. Contudo, a enquete possui um contexto para além da intenção em divulgar a obra, a publicação resgata um meme da atriz Glória Pires, na apresentação do Oscar, em 2016. 

Como padrão, também temos a divulgação do teaser no Facebook. A publicação foi realizada no dia 20 de julho, mesmo dia das outras redes sociais. Já outras duas publicações são originais para a rede social e foram realizadas nos dias 1 e 2 de agosto. São dois vídeos com opções estéticas distintas. O primeiro representa, através de motion graphics, cenas e/ou objetos de Vale Tudo.

O segundo vídeo desenvolvido para o Facebook trata-se de uma montagem com imagens e diálogos da personagem Odete Roitman, com a temática “A naja da nata”. As cenas que foram utilizadas demonstram as principais características da personagem na trama. 

Twitter

Já no Twitter verificamos apenas três tweets sobre a telenovela, demonstrando que a rede social não pertence ao público-alvo definido pela Globoplay para consumir a obra. Uma dessas publicações é o teaser que também foi veiculado em outras redes sociais. As outras duas publicações se enquadram na categoria de recuperação e são divulgadas apenas no Twitter.

Remixagem

Como principal conteúdo de divulgação, o teaser é o formato utilizado em todas as redes sociais e, provavelmente, foi criado para tal ação. Por desenvolver uma linguagem adaptada para a atualidade analisamos a publicação como remixagem, adicionando um novo significado à obra durante a sua divulgação. A montagem, além de despertar o interesse do público em assistir uma produção antiga com temática que aborda questões da atualidade, demonstra determinada similaridade em questões políticas e situações da sociedade dos anos 80.

Recuperação

As estratégias de recuperação utilizadas para divulgar Vale Tudo são tweets que podem despertar indiretamente o interesse em assistir a obra no Globoplay. Não se tratam de publicações específicas com cenas marcantes ou diálogos importantes da trama, na realidade são apresentadas imagens em outros contextos.

O primeiro tweet desta categoria foi realizado no dia 27 de julho e traz um GIF da personagem Maria de Fátima junto a um texto sobre maratonas. 

Dois dias depois, temos o segundo tweet que recupera, também em GIF, uma discussão entre as personagens Maria de Fátima e Ivan Meirelles. O texto que complementa traz reações em emojis comparando brigas na vida real e em Vale Tudo. Mais uma linguagem comumente utilizada no ambiente digital.

Considerações finais

Vale Tudo é uma obra do final dos anos 80, entretanto, mostra-se atual diante à temática que aborda em suas tramas, principalmente por demonstrar a corrupção e a falta de ética dos principais personagens que dão vida à produção. Diante disso, percebemos que as ações se pautaram em desenvolver essa conexão com o ano de 2020 e em utilizar a estética e/ou linguagem dos memes como referência para o público digital. 

Outro ponto que destacamos se refere ao uso do Facebook. Analisamos publicações originais que foram disponibilizadas apenas na Fanpage, demonstrando que houve uma estratégia específica para divulgar Vale Tudo na rede social. Acreditamos que essa ação tenha sido ocasionada pelo fato de o Facebook concentrar um número cada vez maior de pessoas mais velhas, o que explica o uso para despertar no público a vontade de reassistir a obra, sendo agora no streaming a qualquer hora. 

Observatório da Qualidade no Audiovisual

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