Por Eutália Ramos
Uma telenovela das 21h, de autoria de Gloria Perez, com direção de Dennis Carvalho, Ary Coslov e Carlos Araújo, apresentando a história de tradições ciganas e inserindo o tema das relações amorosas pela internet e campanhas para encontrar crianças desaparecidas. A produção teve 155 capítulos e foi exibida entre 1995 e 1996.
A trama principal gira em torno do contrato das famílias Sbano e Nicolich, povos ciganos com costumes tradicionais que prometeram realizar o casamento dos seus filhos: Dara (Tereza Seiblitz) e Igor (Ricardo Macchi). A personagem Dara não queria o matrimônio, seu desejo era se tornar independente. Fez cursinho pré-vestibular às escondidas e queria trabalhar. Por ser filha do rico comerciante Jairo (Paulo José) e Lola (Eliane Giardini), seu destino seria aprender apenas a ler, escrever e fazer contas – um destino das mulheres ciganas. Por realizar suas vontades pessoais, Dara vive achando que vai ser descoberta a qualquer momento pelos amigos e família. Mas, muita coisa começa a se modificar, quando Dara inicia uma relação amorosa via internet com Júlio Falcão (Edson Celulari). Eles se envolvem virtualmente. Júlio vive um casamento de mentira. Ao se conhecerem pessoalmente, os dois se apaixonam. A partir daí, ambos encontram dificuldades para viver as diferenças do povo cigano. O principal entrave é a irmã mais nova de Dara, Ianca (Leandra Leal), que deseja casar-se logo, mas segundo a tradição cigana a mais velha deve se casar primeiro. Com isso, Ianca faz de tudo para que Dara e Igor se casem.
Após muitos conflitos pessoais e familiares, Dara e Igor se casam. Entretanto, Dara está grávida de Júlio. Embora Igor saiba da situação, ajuda Dara a forjar a sua virgindade no dia do casamento – segundo a tradição cigana, a jovem ao casar precisa ser virgem. Eles ficam até o nascimento da criança. Logo depois, Dara e Júlio se encontram e partem para sempre.
Exibições na TV e Globoplay
A primeira exibição da telenovela da televisão brasileira em 1995 permitiu abordar temas relevantes para a sociedade, como o desaparecimento de crianças e a exploração do trabalho infantil. Com a união de ficção e realidade, a ação conseguiu alcançar um número total de 60 crianças que foram encontradas após a divulgação.
Outro marco em relação à Explode Coração foi a inauguração do Projac e a gravação do início ao fim da telenovela nos estúdios do Grupo Globo, segundo o site Memória Globo.
Teve uma segunda exibição no Canal Viva (TV por assinatura), em 2018. Agora, após 25 anos de sua primeira transmissão, a telenovela retorna como um clássico para a plataforma de streaming Globoplay. Unindo passado e futuro em sua narrativa, a produção ambienta bem o seu próprio movimento entre culturas.
Redes sociais e estratégias de transmidiação
Verificamos as redes sociais oficiais do Globoplay em busca de identificar a divulgação de Explode Coração. Observando o Instagram, Facebook e Twitter, por meio das estratégias de transmidiação, identificamos similaridades com outras divulgações já realizadas e pequenas modificações. O que nos apresenta uma adequação a cada nova disponibilização de telenovelas na plataforma.
Ao buscar publicações com a divulgação do retorno de Explode Coração identificamos, no período entre 17 de junho e 17 de julho de 2020, seis conteúdos que direcionam o público para a telenovela. Sendo quatro com base nas estratégias de remixagem e dois em recuperação.
Remixagem
A estratégia mais identificada na divulgação, apresenta adaptações para uma linguagem mais atual, com marcação de fonte próxima à estética do meme. Já na primeira publicação sobre Explode Coração, realizada no dia 17 de junho de 2020, temos uma imagem da personagem principal da telenovela acompanhada de lettering, redirecionando o público para a data da estreia na plataforma de streaming.
Em 22 de junho de 2020, cinco dias depois, no dia da estreia no Globoplay, foi disponibilizado um vídeo (teaser) com imagens dos personagens e uma breve descrição (uma palavra com hashtag) de cada um deles, ressignificando a estética da telenovela de 1995 para os tempos atuais. O mesmo conteúdo surge nas outras redes sociais (Facebook e Twitter), nos indicando que é o vídeo que resume a produção com uma linguagem mais próxima do digital.
Identificamos também outros dois conteúdos, publicados em 23 de junho e 25 de junho de 2020, utilizando a mesma estratégia. Um deles surge apenas no Instagram e possui estética similar à primeira publicação, utilizando uma estética próxima à fonte utilizada nos memes.
Recuperação
Já na segunda estratégia utilizada no Instagram, temos dois formatos distintos. A publicação, realizada em 24 de junho de 2020, recupera uma cena da telenovela e nos apresenta, através da legenda, uma atualização de como seria a forma do diálogo na atualidade. Com isso, denominamos como um conteúdo de personagens, pois apresenta marcos da trama. A segunda publicação, realizada em 14 de julho de 2020, possui uma ligação com outra produção do Grupo Globo, indicando a atriz e os personagens que fizeram Explode Coração e Aruanas. Esse formato denominamos como crossover, pois mesclam diferentes obras.
Os conteúdos publicados na Fanpage oficial do Facebook são iguais aos realizados no Instagram. Identificamos três publicações que apresentavam Explode Coração. Com essa replicagem de conteúdo, observamos que o Facebook vem se tornando um espaço apenas de repost, pois isso se torna perceptível desde as primeiras análises.
Remixagem e Recuperação
As divulgações foram realizadas em 17 de junho, 22 de julho e 14 de julho. Os dois primeiros conteúdos são conteúdos com estratégias de remixagem e o último de recuperação. O vídeo (teaser) está entre eles, ou seja, temos um conteúdo principal de divulgação e dois intermediários, sendo um realizado dias antes da estreia no Globoplay, enquanto o outro publicado dias após a disponibilização.
No Twitter, observamos cinco tweets que mencionam Explode Coração, seja através de texto ou hashtags. Assim como ocorre em outras redes, identificamos dois conteúdos idênticos aos publicados no Instagram e Facebook: o vídeo (teaser) e um GIF que conecta uma cena da telenovela e uma atual com a atriz e apresentadora Ana Furtado. Os outros três tweets identificamos apenas no Twitter.
Remixagem
Esses são os conteúdos que mais se repetem nas redes sociais para a divulgação de Explode Coração. Um que se torna a publicação principal para divulgar e espalhar a produção entre o público e, outro, como uma estratégia de ressignificar uma cena misturando com momentos atuais, como o caso do GIF que brinca com as imagens da abertura de Explode Coração e Ana Furtado.
Recuperação
A estratégia de recuperação utilizada no Twitter apresenta conteúdos originais para o ambiente. São publicações que surgem apenas na rede social, com o formato em GIF, bastante disseminado.
Os conteúdos recuperam imagens de três personagens de Explode Coração e atualizam, de certa forma, ao twittar sobre a telenovela. Como, por exemplo, ocorre com a imagem da personagem Dara, em frente ao computador, como apresentamos a seguir:
O uso dessa estratégia se desenvolve com base nos personagens, realizando não só o uso da imagem de atores (que não são comuns nas produções atuais e podem despertar interesse), mas buscar conexões com o público que pode se interessar pela narrativa. É uma tentativa de conquistar os usuários do Twitter (em sua maioria jovens), a assistir uma telenovela que representa os anos de 1995 e 1996.
Considerações finais
O Globoplay repete uma lógica similar para as primeiras divulgações das telenovelas clássicas da TV Globo, pois busca trabalhar as estratégias concentrando-se no Instagram e Twitter – redes sociais comum entre os jovens. Já o Facebook se comporta, cada vez mais, como um espaço de replicagem de conteúdo, sem uma caracterização especial para o seu ambiente. Além disso, em Explode Coração a estratégia de remixagem foi realizada com periodicidade, sendo quatro conteúdos apenas no Instagram. Com isso, podemos afirmar que há a tentativa (cada vez mais marcante) de adequar a linguagem para a cultura digital, conquistando o público com remixagens que podem, a priori, agradá-lo.
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