Observatório da Qualidade no Audiovisual

Tieta

Por Eutália Ramos

Uma adaptação do romance Tieta do Agreste, do escritor Jorge Amado, a telenovela Tieta foi ao ar no período de 14 de agosto de 1989 a 31 de março de 1990, na TV Globo. Escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares e direção geral de Paulo Ubiratan, foram produzidos 196 capítulos e exibidos no horário das 20h.

A trama principal apresenta a história de Tieta (Claudia Ohana), na cidade fictícia de Santana do Agreste, na região Nordeste do Brasil. A personagem é expulsa de casa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), que não concordava com o comportamento da filha e a influência que exercia em sua irmã, Perpétua (Adriana Canabrava). Tieta sai da cidade e vai para São Paulo e, após 25 anos, retorna para a sua cidade natal. Nesse momento, Tieta é interpretada pela atriz Betty Faria. Seu reaparecimento ocorre no mesmo dia em que é celebrada uma missa em sua memória. A personagem interrompe a celebração na igreja e chama atenção de toda a cidade. A partir desse momento, inicia-se uma nova parte da telenovela. 

Tieta retorna rica e decidida a se vingar de algumas pessoas. Após a sua aparição, é cortejada pelos moradores de Santana do Agreste e, com isso, percebe que todos seguem os mesmos padrões de anos atrás. Tieta se envolve com seu sobrinho Ricardo (Cássio Gabus Mendes), que é jovem, seminarista e filho da sua irmã Perpétua, chocando toda a família. 

Por outro lado, temos Ascânio Trindade (Reginaldo Faria), um idealista que sonha em trazer o progresso para Santana do Agreste. Assim como Tieta, retorna para a cidade e promove a sua modernização, se tornando secretário da Prefeitura.

Exibições na TV e Globoplay

Segundo o site Memória Globo, a telenovela Tieta foi transmitida no México, em 1991. Logo depois, foi reapresentada duas vezes nas tardes da televisão brasileira, no “Vale a Pena Ver de Novo”, em 1994 e 1995. Ganhou exibições em outros países, como: Chile, Guatemala, Peru, Portugal, República Dominicana, entre outros. 

Já nos anos 2000, teve uma reexibição no Canal Viva (TV por assinatura), em 2017. E, no Globoplay, plataforma de streaming do Grupo Globo, foi estreada no dia 8 de junho de 2020 – sendo a segunda produção a ser disponibilizada pelo projeto de retorno das telenovelas clássicas. 

Redes sociais e estratégias de transmidiação

Com todas as mudanças ocasionadas pelo avanço digital, compreender como se dá a divulgação de um material do fim dos anos 80, na era do streaming, se torna interessante para identificar as ações de retroalimentação de janelas, principalmente ao falarmos do Grupo Globo (TV aberta, TV por assinatura e plataforma de streaming). 

Por isso, a partir das publicações realizadas e das estratégias categorizadas por Fechine (2017), verificamos como o Globoplay vem conquistando o seu público da televisão e do digital, a (re) assistir obras clássicas – neste caso, estamos falando da telenovela Tieta.

Instagram

Verificamos que a rede social apresenta-se, mais uma vez, como um dos maiores espaços de divulgação das obras. Assim como ocorreu com a estreia de A Favorita, a divulgação de Tieta se concentrou na página oficial do Globoplay, no Instagram. Entretanto, percebemos nuances entre as duas estratégias no que se refere à categorização das estratégias de  transmidiação. 

Antecipação 

Identificamos duas publicações que, de certa forma, despertam o interesse do público diante a divulgação da telenovela Tieta. Ambas apresentam Tieta nas imagens (representada pela atriz Betty Faria), denotando a importância da representação imagética da personagem. 

A primeira publicação, realizada em 3 de junho de 2020, surge apenas no Instagram. Com o formato de divulgação, se insere em uma estética de meme para incentivar o público a engajar com a publicação. Já a segunda, realizada em 8 de junho de 2020, dia da estreia, retira da narrativa da telenovela um trecho da fala de Tieta e apresenta em forma de lettering.

Remixagem

Os conteúdos que são apropriados na categoria de remixagem apresentam uma ressignificação baseada no contexto atual, com linguagem adequada para a rede social. Encontramos três publicações com essas características na divulgação de Tieta. Uma delas surge apenas no Instagram e possui a estética da rede social Twitter – uma combinação de linguagens para, provavelmente, obter uma maior interação.

São duas imagens e um vídeo realizados ainda no mês de estreia da telenovela no Globoplay (junho de 2020). A primeira publicação, realizada em 10 de junho de 2020, traz uma espécie de playlist da obra intitulada “Sons do Agreste”. A segunda, realizada em 12 de junho de 2020, apresenta um vídeo (com imagens da telenovela) inspirado em videoclipe e com trilha sonora no estilo funk, criado para as redes sociais (o mesmo conteúdo surge no Facebook e Twitter). A última publicação do período da coleta, realizada em 15 de junho de 2020, apresenta uma thread (fio de comunicação comum no Twitter) em formato de carrossel, com GIFs da obra e textos ambientando a situação – sendo esta realizada apenas no Instagram. 

Facebook

Reconhecemos três publicações sobre Tieta na Fanpage oficial do Globoplay. Todos os conteúdos surgem nas outras redes sociais, sendo assim, verificamos uma repostagem das publicações. Ou seja, para a divulgação no Facebook da telenovela, não houve criação específica. 

Antecipação 

No dia da estreia, assim como no Instagram, a publicação resgata uma frase dita por Tieta na telenovela. Indicando também, na legenda, que a produção está disponível no Globoplay. Provavelmente, o conteúdo foi replicado no Facebook para divulgar a estreia.

Remixagem

O mesmo ocorre na categoria da remixagem. Aqui, temos a repostagem da publicação indicando a playlist “Sons do Agreste” e o vídeo com trilha sonora de funk criado para as redes sociais. A única distinção ocorre no dia da publicação da playlist, no Instagram foi realizado no dia 10 de junho de 2020 e, no Facebook, no dia 14 de junho de 2020.

Twitter

Na busca da palavra-chave Tieta ou #TietaNoGloboplay, entre junho e julho de 2020, encontramos o mesmo número de tweets mencionados na divulgação de A Favorita. São cinco tweets identificados com as estratégias de recuperação e remixagem. O primeiro tweet, que se refere ao dia da estreia da obra no Globoplay, se apresenta de modo distinto das outras redes sociais. 

Recuperação

Todos os tweets categorizados como recuperação surgem apenas no Twitter, apresentando, dessa forma, o desenvolvimento específico de conteúdo com base na interface da rede social. Ao todo são quatro tweets com GIFs, imagens e interação com o público. Destacamos dois para apresentar a estratégia.

O primeiro tweet apresenta a estreia de Tieta e resgata a abertura da novela em GIF. 

Em outro tweet, realizado em 24 de junho de 2020, temos a recuperação de uma cena em GIF da personagem Perpétua. Além de recuperar um momento da telenovela, instiga o público a assistir e maratonar. 

Remixagem

Identificamos apenas um tweet com a estratégia remix e este se refere ao mesmo vídeo com imagens de Tieta e trilha sonora de funk. O vídeo se adapta a uma linguagem atual, com artifícios de lettering nas imagens, cortes rápidos que alternam e se repetem, além da música com o estilo musical disseminado na cultura contemporânea. 

Considerações finais

A divulgação da estreia de Tieta nos apresenta similaridades com a primeira divulgação do Globoplay sobre A Favorita. Torna-se perceptível a adequação ao cenário digital, buscando ressignificar a produção exibida anos atrás para este em que estamos vivendo e, consequentemente, chamando a atenção do público mais jovem, convencendo-o a assistir a telenovela no Globoplay.

Para o público que já assistiu a obra em sua transmissão na televisão, visualizar as adaptações pode se transformar em uma percepção distinta, pois a cultura retratada na telenovela se modificou durante todos esses anos. Não só pela transformação digital e tecnologia, mas pela forma como visualizamos os modos culturais da atualidade. 

Em relação aos modos de divulgação, ressaltamos – até o momento – que o Instagram e o Twitter se apresentam como as redes sociais com maior espaço de divulgação e uma personalização específica, de acordo com as características de cada rede. 

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