Para promover a estreia da sexta temporada de Game of Thrones e estimular o buzz em torno do universo ficcional criado por George R. R. Martin, o canal estadunidense HBO lançou a campanha #GOT50. A ação convida o público a realizar uma maratona das cinco temporadas da série e compartilhar suas impressões sobre as histórias no Twitter através da indexação #50GOT. Como explicado no tutorial publicado pela emissora no site Making Game Of Thrones, a proposta é assistir diariamente um episódio da trama para quê até o dia 24 de abril, data de estreia da sexta temporada, o público não só esteja em dia com a série, mas também tenha revisitado os arcos narrativos que foram deixados em aberto pelos roteiristas. Os episódios de Game of Thrones estão disponíveis em DVD e no serviço de conteúdo on demand do canal pago, o HBO Now.
Porém, para estimular o buzz no microblogging a HBO selecionou quatro fãs da série para comentarem os episódios. Os fãs escolhidos pela emissora são responsáveis pelos os perfis dos personagens Cersei Lannister (@NiceQueenCersei), Tyrion Lannister (@GoT_Tyrion), Jon Snow (@LordSnow) e Daenerys Targaryen (@Daenerys) no Twitter. Sem qualquer vínculo com o canal, como pode ser observado na seção ‘about’ das páginas, os usuários incorporam os personagem reproduzindo os diálogos presentes nos livros e na série televisiva, além de repercutirem o mundo ficcional de Game of Thrones.
Na ação, intitulada SuperFan, os perfis irão comentar os episódios que integram a #GOT50. Cada semana o live tweet será conduzido por um fã, as postagens serão compartilhadas (RT) pela página oficial da trama na rede social, a @GameOfThrones. Na semana passada o perfil da Cersei Lannister (@NiceQueenCersei) ficou responsável pelos comentários da primeira temporada, as postagens apresentavam ao público o lado cômico das cenas se distanciando da dramaticidade presente na série da HBO. Já o live tweet da segunda temporada será feito por Daenerys Targaryen (@Daenerys).
A campanha de divulgação da sexta temporada de Game of Thrones também inclui a publicação de conteúdo complementar (fotos, vídeos e curiosidades) dos episódios que já foram ao ar no site Making Game Of Thrones. As postagens são atualizadas diariamente de acordo com a ordem proposta pela #GOT50. Os fãs que estiverem em Nova Iorque e Los Angeles, nos Estados Unidos, também podem visitar as instalações montadas pela HBO. Além de conhecer de perto os elementos cênicos da trama, o público ainda concorre a brindes como, DVDs, camisetas e pôsteres.
A maratona coletiva proposta pela HBO segue os mesmos moldes da ação #TheXFiles201Days, realizada pela Fox em julho do ano passado para o lançamento da décima temporada de The X-Files. Entretanto, o canal pago vai além ao selecionar fãs para comentarem a trama no Twitter. A estratégia não só fideliza o público, mas valoriza a dedicação do telespectador ávido em torno do universo ficcional.
Por Daiana Sigiliano
Comentar