Por Hsu Ya Ya
“Heartbroken” é baseado no k-drama “Boys Over Flowers”, exibida em 2009, uma adaptação do mangá japonês “Hana Yori Dango”, que conta a história de Guem Jan Di, uma garota de origem humilde que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite e acaba se envolvendo com quatro jovens – Gu Jun Pyo, Yoon Ji Hoo, So Yi Jung e Song Woo Bin –, chamados de F4 (Flower Four). A fanfic é escrita pela “iambyuntiful”, que apesar que não expor o seu nome no perfil, é possível visualizar a foto da autora dentro da plataforma Spirit Fanfiction, assim como o seu nome e pseudônimos no início da obra.
Figura 1: nome e pseudônimos da autora
A conta da interagente foi criada em 2008, sendo uma “usuária veterana”, com 211 histórias publicadas e 2.188 seguidores; já a narrativa foi criada e publicada em 2012 com 420 visualizações, 28 favoritos e 10 comentários.
A fanfic apresenta apenas um capítulo, seguindo a estrutura de oneshot, contendo 421 palavras ao total e classificação indicativa livre. Em sua sinopse, está sinalizado o aviso que o foco é em um dos personagens originais do drama “Yoon Ji Hoo centred”.
Segundo Jenkins (2012), a fanfiction parte de dois tipos de leituras, a crítica e a criativa. O fã procura elementos chaves dentro da produção canônica a partir da leitura crítica como ponto de partida para escrever aquilo que falta no seu entendimento, presidindo assim a leitura criativa através da capacidade do interagente de reescrever textos que não satisfazem seus interesses. É notável que “Heartbroken” parte da leitura crítica da autora a partir do contexto original da narrativa, dando ao leitor outra perspectiva não mostrada no cânone sobre os sentimentos do coprotagonista da trama.
A autora utiliza os buracos para a construção da história, ou seja, “elementos narrativos dos quais os leitores sentem falta e que são centrais à sua compreensão dos personagens” (JENKINS, 2012, p. 17), como consequência do foco da produção televisiva no relacionamento entre Jan Di e Jun Pyo, enquanto os sentimentos do Ji Hoo ao ser rejeitado pela protagonista não são expostos.
Com isso, “iambyuntiful” parte desse elemento para construir a fanfic do ponto de vista do personagem, sendo narrado em primeira pessoa como se este estivesse expressando seus próprios sentimentos, procurando uma forma de se confortar: “Não se sinta mal, Ji Hoo, você sabe que fez o certo”. Nesse contexto, é exposto a “capacidade de escolher entre diferentes sistemas de representação e estilos em razão da situação comunicativa, do tipo de conteúdo a ser transmitido e do tipo de interlocutor” (FERRÉS; PISCITELLI, 2015, p. 9) da autora, na dimensão linguagem da competência midiática ao interpretar, avaliar, modificar e se expressar na narrativa.
Apesar da obra possuir como foco os sentimentos do Ji Hoo, a forma como a presença da protagonista impacta em sua vida, o mesmo narra o motivo de apoiar essa relação amorosa entre seus amigos, “porque ele era seu amigo, acima de tudo. E apesar de Jun Pyo ser mimado e egocêntrico, ele esteve lá quando você precisava, ele te ouviu e te ajudou […]. Então, mesmo amando a mesma garota, você abriu mão da sua para proporcionar felicidade a ele”.
Nesse sentido, nota-se a dimensão ideologia e valores pontuado por Ferrás e Piscitelli (2015, p.13) como “capacidade de reconhecer os processos de identificação emocional com os personagens” expostos pela autora ao expressar a importância da relação afetiva entre os amigos acima do relacionamento com a Jan Di. Tal identificação emocional também é visto através do comentário feito pela interagente “TwoSis” na fanfic:
Figura 2: a leitora expõe o sentimento de identificação com o personagem
Além da narrativa criada pela interagente como forma de expressar de forma mais profunda os sentimentos do coprotagonista do cânone, a autora utiliza outros elementos para relacionar essas produções com influências mútuas, como o uso de trechos da música que compõe a obra original, referente a dimensão estética da competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015, p. 14):
Figura 3: introdução da fanfic.
Por fim, o vínculo entre o texto escrito pela Bárbara e o trecho da música que introduz e finaliza a narrativa – composta por expressões como a ausência da pessoa, a falta que isso remete e os sentimentos de tristeza e amor –, expõe a capacidade da autora de se apropriar, criar um novo sentido e valor.
Referências
FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. In Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n. 1, p.1-16, jun. 2015. Disponível em: <https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/436>. Acesso em: 17 jun. 2020.
JENKINS, H. Lendo criticamente e lendo criativamente. In Matrizes, v.9, n.1, p. 11-24, 2012. Disponível em: < https://bit.ly/2I9TWnn>. Acesso em: 17 jun. 2020.
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