Observatório da Qualidade no Audiovisual

O ativismo de Mr. Robot na segunda tela

Exibida pelo canal pago estadunidense USA, a série Mr. Robot é pautada por um rico universo ficcional. Além de informações básicas sobre o programa tais como, horário de exibição, elenco e ficha técnica dos episódios, o site oficial da atração tem uma seção dedicada ao grupo ativista hacker fsociety.

Os conteúdos da seção são atualizados de acordo com os acontecimentos da trama, oferecendo ao público informações complementares que ajudam na compreensão dos valores e dos objetivos do grupo e, consequentemente dos arcos narrativos.

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No âmbito da social TV, as ações de engajamento de Mr. Robot abrangem a postagem de vídeos e fotos promocionais, realização de live chat com o elenco e publicação de GIFs durante a exibição dos episódios. Porém, o microblogging também funciona com uma espécie de recrutador de membros para o fsociety.

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Os tuites publicados pelo perfil @whoismrrobot convidam os telespectadores interagentes a se juntarem ao grupo. Através de vídeos extras e conteúdos complementares desenvolvidos especialmente para a rede social, o público pode se aprofundar no universo ficcional da trama e preencher algumas lacunas narrativas deixadas propositalmente pelos roteiristas.

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Apesar de não integrar o âmbito da segunda tela, recentemente a atração lançou um desafio aos fãs. A ação integra as estratégias de divulgação da segunda temporada de Mr. Robot, que vai ar nos EUA no dia 13 de julho. A partir das imagens do vídeo promocional, exibido no dia 16 de maio, o público teve que desvendar uma série de enigmas complexos.

Depois de analisarem as imagens e discutirem os trechos do ‘promo’ no site Reddit, os fãs decidiram ligar para o número de telefone que aparecia brevemente no vídeo. Ao realizar a ligação o público escutou uma mensagem com vários bips, os sons formavam uma URL.

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Posteriormente os fãs tiveram que converter uma sequência hexadecimal em ASCII para decifrarem uma mensagem em código morse. O conteúdo revelado direcionava para o site WhoIsMrRobot.com. Após receberem as instruções, os fãs tiveram que digitar uma senha (leave me here).

Os 509 fãs que conseguiram finalizar o desafio, ganharam kits de Mr. Robot com mascaras da fsociety e casacos. O site ainda está ativo, mas os todos brindes já foram distribuídos.

As ações de Mr. Robot ressaltam a dinamicidade do engajamento no âmbito da social TV. Na trama, a segunda tela é usada não só para estimular o appointment television e divulgar conteúdos sobre o episódio que está no ar. Mas para fidelizar o público, oferecendo novas informações que ajudam na compreensão do complexo universo ficcional da série.

Por Daiana Sigiliano

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