Observatório da Qualidade no Audiovisual

O engajamento dos telespectadores interagentes nas Olimpíadas

Exibida da última sexta-feira (05), a cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016 gerou 390 milhões de impressões no Twitter. A métrica indica o número de vezes que os tuítes foram visualizados na timeline da rede social. De acordo com o Kantar Twitter TV Ratings (KTTR) e Nielsen Twitter TV Ratings, enquanto a cerimônia estava sendo transmitida foram postados no Brasil 395 mil tuítes, já nos Estados Unidos a abertura gerou apenas 1.307 publicações.

unnamed (1)

Para engajar o público do Twitter, foram criados três perfil oficiais do evento, o @jogosolimpicos, o @chamaolimpica e o @Rio2016. Além de divulgarem as principais informações sobre as Olimpíadas, as páginas também indicam as indexações e ações exclusivas das competições. Para estimular o buzz e unificar os comentários postados no Twitter durante a cerimônia de abertura os perfis criaram a hashtag #cerimoniadeabertura. A ação foi bem recebida pelo público e compôs 65% das postagens sobre o evento.

unnamed (2)

De acordo com o relatório divulgado pelo Kantar Twitter TV Ratings (KTTR) dos 395 mil tuítes publicados durante a cerimônia de abertura, 27% das menções eram positivas e 3% eram negativas.

unnamed (3)

A análise de sentimento também indicou que para demonstrar admiração a maioria dos telespectadores interagentes usou a palavra ‘lindo’. Segundo o KTTR as cinco emoções mais presentes no backchannel foram a admiração, a alegria, a expectativa, a risada e a crítica.

unnamed (4)

Já os momentos que mais geraram comentários durante a exibição da cerimônia de abertura, isto é o TPM (tuítes por minutos), foi quando as arvores formaram os arcos olímpicos, quando Vanderlei Cordeiro de Lima acendeu a pira olímpica e, por fim, quando o Michel Temer foi vaiado ao abrir oficialmente os jogos.

unnamed

As ações de social TV direcionadas para as Olimpíadas também contam com hashflags exclusivas. Ao tuitar as iniciais de um dos 207 países que estão participando do evento, o telespectador interagente irá desbloquear um emoji. As 50 modalidades esportivas também ganharam suas representações gráficas.

Por Daiana Sigiliano

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar