Observatório da Qualidade no Audiovisual

O universo ficcional de Grey's Anatomy na Social TV

Exibido na última quinta-feira (25) nos Estados Unidos, o episódio ‘Unbreak My Heart’ de Grey’s Anatomy contou com várias ações de Social TV. Os conteúdos publicados na segunda tela tinham como ponto de partida o arco narrativo central da trama. A história, roteirizada por Elizabeth J.B. Klaviter, girava em torno do fim do relacionamento de April Kepner (Sarah Drew) e Jackson Avery (Jesse Williams). Pautada por aspectos da complexidade narrativa, discutida por Mittell (2015), o episódio foi permeado por analepses, apresentando ao público momentos relevantes do casamento dos personagens.

Com o intuito de engajar os telespectadores interagentes e estimular o appointment television, o canal estadunidense ABC foi além de suas habituais postagens no Twitter durante a exibição de Grey’s Anatomy. Enquanto o perfil da série na rede social (@GreysABC) publicava GIFS, vídeos e fotos com as principais cenas de ‘Unbreak My Heart’, os atores Sarah Drew (@sarahdrew) e Jesse Williams (@iJesseWilliams) participaram um bate-papo com o público. A ação, realizada em parceria com o Twitter, possibilitava que o público não só enviasse perguntas para os atores, mas os assistisse enquanto o programa estava no ar. Desta forma, Sarah Drew e Jesse Williams também comentavam ao vivo com os telespectadores suas cenas preferidas e impressões sobre a trama.

unnamed (1) unnamed

Como parte da ação de engajamento, os atores compartilharam na rede sociais conteúdos complementares de ‘Unbreak My Heart’, como fotos dos bastidores, detalhes sobre a maquiagem usada pela atriz, informações técnicas, etc. A ação contou com duas indexações específicas: #JaprilTheMovie e #AskJapril. Segundo dados divulgados pelo Twitter, a hashtag #JaprilTheMovie, que fazia alusão a trama central do episódio, foi usada 45 mil vez, atingindo os Trending Topics  nos EUA. Já a indexação #AskJapril, direcionada para o live-chat com os atores, gerou 12 mil tweets. Ao todo, de acordo com o Nielsen Twitter TV Ratings, o episódio da série atingiu 113 mil postagens, realizadas por 60 mil contas na rede social.

unnamed (3)

Além de poder enviar suas perguntas para Sarah Drew e Jesse Williams, acessar conteúdos complementares da trama na segunda tela, o diferencial da ação de Social TV adotada pela ABC foi dar aos telespectadores interagentes a oportunidade de acompanharem em tempo real as reações dos atores durante a exibição do episódio. Nesse sentido, o público poderia até optar por assistir a trama fora do seu horário original de exibição, mas perderia a chance de conhecer detalhes do universo ficcional do programa e participar do bate papo com os atores.

Por Daiana Sigiliano

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar