Uma das grandes apostas do canal estadunidense NBC para a fall season deste ano está mobilizando os telespectadores interagentes no Twitter. Protagonizada por nomes já conhecidos do grande público como Mandy Moore e Milo Ventimiglia, a série This is us vem gerando uma média de 110 mil tuítes durante a sua exibição.
Para o episódio dessa terça-feira (04), o perfil específico da trama, o @ NBCThisisUs, adotou várias ações de social TV para engajar os telespectadores na segunda tela. Para facilitar a unificação do fluxo gerado enquanto o programa está no ar, todas as postagens da página na rede social contam com a indexação #thisisus. A hashtag foi divulgada antes da estreia da série e também estampa os materiais de divulgação da atração, como por exemplo, banners, pôsteres e avatares.
Outra estratégia usada pelo @ NBCThisisUs é a colaboração do público. À medida que os telespectadores vão repercutindo a trama no Twitter, o perfil seleciona algumas postarem para retuitar. As dúvidas relacionadas ao horário de exibição da série, reprises e curiosidades sobre os principais arcos narrativos também são respondidas pelo perfil.
Presente em séries como Grey’s Anatomy (ABC), Arrow (CW) e Empire (Fox) o live chat com os atores e atrizes também é adotado em This is us. Enquanto o episódio está no ar, o elenco tuíta, através de suas contas pessoais no microblogging, informações sobre o processo de criação dos personagens, curiosidades dos bastidores e responde perguntas do público.
Para estimular a propagação do conteúdo no backchannel, as principais cenas do episódio são divulgadas no formato de GIFs e/ou fotos, facilitando a ressiginificação e a criação de memes pelos telespectadores interagentes.
O investimento da NBC em ações direcionadas para o Twitter mostra a importância da rede social na ampliação do universo ficcional de This is us e, principalmente no estímulo ao appointment television.
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