Por Júlia Garcia
Os Conselhos que vos Deixo é uma série de vídeos protagonizada pelo personagem fictício Bruno Aleixo. Foi lançada em 2008 no canal virtual CENA, da plataforma de vídeos portuguesa SAPO. A produção foi a primeira envolvendo o personagem e, devido à repercussão que teve na internet, deu o pontapé para que Aleixo entrasse também na programação televisiva. No ano seguinte, os criadores João Pombeiro, Pedro Santo e João Moreira desenvolveram outra websérie no mesmo formato, intitulada Os Conselhos que te Deixo, na qual o protagonista é Diamantino Aleixo, avô de Bruno.
Em Os Conselhos que vos Deixo, Bruno dá conselhos gerais para o espectador. A série aparenta ser feita em memória do personagem, como indica a vinheta final. Contudo, devido à criação de conteúdos posteriores liderados por Aleixo, a ideia de sua morte parece ter sido colocada de lado. Já em Os Conselhos que te Deixo, Diamantino deixa conselhos para seu neto, Bruno, que, à época, acabara de nascer.
No plano da expressão foram analisados os recursos técnico-expressivos da produção, dentre códigos visuais, sonoros, sintáticos e gráficos. Em relação aos códigos visuais, a animação é um elemento de destaque. Em ambas as produções, apenas sobrancelhas, olhos e bocas são animados, o que, de certo modo, contribui para a comicidade da série. Dessa forma, os personagens se mantêm estáticos e, por isso, a câmera também é fixa. É utilizado apenas um plano médio, que enquadra as figuras da cintura para cima e, ao mesmo tempo, permite que o cenário esteja visível. Enquanto atrás de Bruno vê-se a cidade de Coimbra – possível de ser identificada pela bandeira da cidade no canto esquerdo – o cenário de Diamantino é composto apenas por um fundo preto e uma cadeira antiga e requintada, na qual o personagem se senta.
O figurino de Diamantino também segue um estilo antigo, adequado à época em que vive: ele veste um terno preto e usa um bigode cheio. A fotografia, em preto e branco, simula também um período mais antigo, quando ainda não havia captura de imagens em cores. Já em Os Conselhos que vos Deixo, há uma fotografia colorida e naturalista, e Bruno usa apenas um adereço bege na cabeça, sem roupas. A aparência dos personagens, por sua vez, é muito similar: tanto Bruno quanto Diamantino são seres animalescos e peludos, semelhantes aos cães ou aos Ewoks, da franquia Star Wars. Essa semelhança, inclusive, rendeu problemas legais aos criadores, que tiveram que mudar um pouco a aparência de Bruno quando a SIC Radical lançou o Programa do Aleixo na TV portuguesa.
Em relação aos códigos sonoros, em ambas as produções há música instrumental durante a vinheta inicial. A trilha musical fica em background enquanto os personagens falam, e o volume é aumentado ao final do episódio, quando se inicia a vinheta final. É interessante pontuar que a música utilizada em Os Conselhos que te Deixo, somada à fotografia, ao figurino e ao cenário, remete à estética de filmes antigos.
Como dito anteriormente, há vinhetas de abertura e encerramento, pertencentes aos códigos gráficos. Em Os Conselhos que te Deixo, há a apresentação do programa em fonte clássica – semelhante à de filmes antigos – sobre um fundo preto. Já em Os Conselhos que vos Deixo, os grafismos da vinheta inicial são inseridos em fonte mais moderna sobre um fundo bege, similar a papel envelhecido. Ao final, há a inscrição “À memória de Bruno Aleixo (1957-2008)”, indicando que o personagem faleceu. Contudo, pela produção de conteúdos posteriores envolvendo Bruno, pode-se presumir que a ideia inicial de sua morte foi abandonada.
Por fim, no âmbito dos códigos sintáticos, vê-se uma edição linear. A estrutura narrativa é muito semelhante nos dois programas. Na série de Bruno, há a vinheta inicial, o conselho do personagem e a vinheta final. Já no programa de Diamantino, há a vinheta inicial, uma interrupção dessa vinheta para Diamantino dirigir-se a Bruno (apenas por meio da câmera, pois Bruno não aparece, já que na época é um bebê), o término dessa vinheta, o conselho do personagem e, por fim, a vinheta de encerramento.
Já no plano do conteúdo, a intertextualidade está presente na clara relação entre as duas séries e na referência aos elementos da realidade, como Brasil ou Coimbra, representada pela bandeira da cidade em Os Conselhos que vos Deixo. A imitação da estética de filmes antigos na produção protagonizada por Diamantino também pode ser considerada como um elemento de intertextualidade.
Há, ainda, efeitos especiais narrativos em um episódio de cada produção, de forma extremamente semelhante. Na série de Bruno, ele indaga se a câmera está gravando e, então, a imagem escurece e corta sua fala, como se a câmera tivesse desligado. Em Os Conselhos que te Deixo há também uma falha na câmera, mas dessa vez a imagem se transforma como se o filme estivesse sendo queimado, já que o equipamento de Diamantino é antigo, devido à época em que vive.
Quanto à oportunidade, os Conselhos que te Deixo se aproveita da popularidade da websérie de Bruno Aleixo para, em mesmo formato narrativo, expandir o universo ficcional. O humor dos dois programas, por sua vez, se baseia em pautas cotidianas e elementos do dia-a-dia, com os quais o público pode se identificar.
A ampliação do horizonte do público, embora não pareça ser um elemento central nas narrativas, pode ocorrer devido aos traços de personalidade e às afirmações duvidosas dos personagens. Enquanto tais características são utilizadas como forma de humor, também podem levar à reflexão pelo caráter absurdo de algumas falas de Bruno e Diamantino. Esse absurdo pode ser visto, por exemplo, no conselho do avô ao neto sobre calças: encomende calças que dê para usar do lado avesso, assim terá que lavar menos vezes, recomenda Diamantino. O avô também orienta o neto a pegar doenças como sarampo, varicela, e até cirrose, enquanto jovem, para ganhar logo imunidade. Por isso, quando afirmações preconceituosas ou discutíveis em termos éticos e sociais são feitas, o público pode ser levado a questioná-las. Isso acontece, por exemplo, quando Bruno diz que homens que usam brinco são drogados ou quando Diamantino incentiva o neto a olhar o decote de mulheres quando for beijá-las na mão. Contudo, o questionamento de tais afirmações depende da recepção do público e de como a interpretação da mensagem é feita. Nesse contexto, a competência midiática se apresenta como elemento importante, já que a capacidade de leitura e interpretação de conteúdos em diversos formatos é essencial para uma compreensão crítica das mensagens.
Tal exagero e absurdo também pode servir como forma de desconstrução de estereótipos. A própria afirmação de Bruno sobre homens de brinco representa um estereótipo, mas, como pontuado anteriormente, a construção do personagem, de maneira extrema e excessiva, pode levar ao questionamento de preconceitos e representações comuns. No entanto, isso também depende da interpretação do público.
Entretanto, em relação à diversidade, não se pôde observar variedade de representações de gênero, socioeconômicas ou geográficas. Ambos os personagens são homens portugueses de condição financeira aparentemente estável, com personalidades bem semelhantes.
No âmbito da mensagem audiovisual, foi percebida originalidade/criatividade tanto na construção estética das produções quanto na concepção do extenso universo de Bruno Aleixo. A estrutura narrativa também é diferenciada, baseada na ideia de conselhos deixados para a posteridade. A imitação de tal estrutura na série Os Conselhos que te Deixo – uma vez que esse modo de narração já havia sido utilizado em Os Conselhos que vos Deixo – é uma maneira engenhosa de os criadores expandirem o universo ficcional. Embora utilizem uma estrutura já presente nesse universo, a série é trabalhada de forma a intensificar a experiência do fã e, ao mesmo tempo, pode ser consumida como produto separado.
A similaridade narrativa entre as séries e sua inserção em um universo ficcional que vai além de um único programa também revela um expressivo diálogo com/entre plataformas. A presença de Bruno Aleixo se expande, ainda, para redes sociais como o Twitter, Facebook e Instagram, em que se comporta como uma figura real. Um ponto interessante a se destacar é que em ambas as séries aqui analisadas há referência a um bar e restaurante chamado O Aires. Tanto Bruno quanto Diamantino não recomendam o estabelecimento, por uma série de fatores dentre os quais erros nas contas dos clientes e falta de higiene. O restaurante fictício, assim como Bruno, também possui página no Facebook, publicando posts como se fosse um estabelecimento real, mas sempre com teor cômico. O local é referenciado, ainda, em outras oportunidades e em outras produções do universo.
Devido à extensão desse universo ficcional, há relevante solicitação da participação ativa do público, o qual é levado a explorar os conteúdos de Aleixo em várias plataformas e contextos. O espectador é instigado a assistir outras séries derivadas do personagem, principalmente quando há uma ligação mais estreita entre elas, como há entre as webséries consideradas nessa análise e entre o Programa do Aleixo e Plágio Uruguaio, por exemplo. Além disso, o público pode interagir de alguma forma com Bruno nas redes sociais, já que o português, além de fazer publicações, também responde a comentários e tweets dos fãs, sempre com uma pitada de humor. Ao se dirigirem diretamente para a câmera – devido ao caráter da narrativa, baseada nos conselhos para a posteridade – Bruno e Diamantino também contribuem, de certo modo, para que o espectador se engaje mais ativamente na interação com a mensagem.
Por fim, os objetivos de ambas as séries são bem evidentes, o que demonstra a clareza da proposta. A estrutura narrativa também se mostra totalmente condizente com o ambiente online, no qual as produções foram distribuídas, já que os episódios são curtos e diretos. A ideia de apresentar conselhos ao espectador e, no caso de Diamantino, a Bruno, é trabalhada de forma nítida. Nesse contexto, pode-se citar, ainda, as escolhas estéticas relacionadas à série Os Conselhos que te Deixo, que deixam em evidência a proposta de se trabalhar com vídeos feitos em uma época anterior a Bruno, uma vez que as filmagens são de seu avô.
Os recursos técnico-expressivos do plano da expressão foram, portanto, bem utilizados na construção das webséries, principalmente em Os Conselhos que te Deixo, na qual a estética oportunamente remete à de filmes antigos. No plano do conteúdo foram observados, ainda, elementos capazes de promover a ampliação do horizonte do público e a desconstrução de estereótipos. Já na mensagem audiovisual, destacaram-se o diálogo com/entre plataformas e a solicitação da participação ativa do público, estimulados, dentre outros fatores, pela extensão do universo ficcional de Bruno Aleixo.
*Todas as imagens são capturas de tela.
Comentar