Norteada por arcos narrativos complexos, a série The Walking Dead usa a segunda tela para ampliar o seu universo ficcional e, consequentemente, estimular o appointment television. As ações de social TV adotadas pelo canal estadunidense AMC oferecem ao telespectador interagente uma nova experiência televisiva.
Assim como grande parte dos perfis dedicados as narrativas ficcionais seriadas, o @WalkingDead_AMC compartilha os comentários publicados pelo público no Twitter durante a exibição dos episódios de The Walking Dead. Os retweets abrangem desde elogios a trama até releituras (memes, montagens, vídeos , etc.) do universo ficcional.
A medida que as cenas vão ao ar o perfil da série no microblogging destaca alguns falas e sequências do episódio. As imagens ressaltam momentos importantes dos plots e ajudam na compreensão dos desdobramentos da história.
Para estimular os comentários no Twitter, a AMC lança semanalmente hashflags inéditas de The Walking Dead. Ao tuítar a indexação oficial do programa, a #TWD, telespectador interagente desbloqueia um emoji especial que faz alusão ao arco narrativo central da trama que está no ar. O perfil da atração na rede social também disponibiliza, em primeira mão, vídeos promocionais dos próximos episódios que serão exibidos.
Porém, o grande diferencial da estratégia de segunda tela de The Walking Dead é o aplicativo Story Sync. A plataforma, exclusiva para dispositivos móveis, amplia os arcos narrativos que estão sendo exibidos na TV. Através do aplicativo é possível assistir cenas extras, vídeos promocionais, participar de enquetes e até acessar a HQ que inspirou a série.
Por Daiana Sigiliano
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