Criada por Jessica Goldberg, Jason Katims e Michelle Lee a série The Path (2016-presente, Hulu) tem usado seu perfil no Twitter, o @ThePathOnHulu, não só para expandir o universo ficcional, mas para valorizar os conteúdos gerados pelo público na rede social. Além de compartilhar fotos promocionais, GIFs das cenas, quotes e tesares, a página do programa tem a função de explicar ao público a mitologia presente na história.
Os tuítes contextualizam os princípios da fictícia comunidade religiosa responsável pelo arco narrativo central de The Path. Semanalmente são postados no perfil pequenos vídeos, com cerca de 30 segundos, sobre a história (fundadores, dogmas, etc.) do Meyerismo. Os conteúdos ajudam o público a compreender o mundo fictício da série em sua totalidade.
Durante a semana de lançamento de The Path,entre os dias 27 a 31 de março, o Hulu usou o Twitter para recrutar ‘adeptos’ ao Meyerismo. Para ter seu avatar personalizado com a logo da entidade bastava o público postar um tuíte mencionando o perfil @ThePathOnHulu. Minutos depois o canal enviava pelo microblogging o conteúdo promocional.
Porém, o ponto interessante da ação de engajamento de The Path é a forma como o canal vem valorizando e incorporando o conteúdo postado pelo público e pelos fãs no Twitter. O perfil dialoga com os telespectadores interagentes através de menções tirando dúvidas sobre o mundo ficcional da série e, principalmente, repercutindo suas impressões. Nesse sentido, ao acessar a página o público encontrará várias opiniões e pontos de vista de outros telespectadores sobre os complexos arcos narrativos da atração.
Considerada uma prática recorrente entre os fãs, a criação de perfis fictícios de personagens em redes sociais possibilita um novo tipo de fan fiction. Em The Path os personagens Eddie Lane (Aaron Paul), Sarah Lane (Michelle Monaghan) e Cal Roberts (Hugh Dancy) ganharam suas personas virtuais no microblogging. As páginas são gerenciadas por telespectadores ávidos e não possuem qualquer vinculo com o Hulu. Porém, o perfil oficial da série incorpora as postagens dos fãs, frequentemente o @ThePathOnHulu dá RT nos comentários, ajudando na propagação dos conteúdos.
Os perfis não só repercutem os acontecimentos da trama, mas apresentam o ponto de vista dos personagens sobre o mundo ficcional. Através de falas das cenas que foram exibidas, os fãs incluem novos elementos trazendo ressignificações ao programa.
Por Daiana Sigiliano
Comentar