Observatório da Qualidade no Audiovisual

Samantha!: análise dos processos de circulação

Por Gustavo Furtuoso

Tendo analisado o âmbito da criação audiovisual, com foco na narrativa e na construção visual e sintática da série, agora voltaremos nossa atenção para o âmbito da circulação e as estratégias de transmidiação utilizadas em Samantha! (Borges, Sigiliano, 2021). Ao todo, foram coletadas 93 publicações para análise, a partir de quatro redes sociais oficiais da Netflix (Youtube, Instagram, Facebook e Twitter) e de um perfil da personagem (Instagram @samantharealoficial) [Tabela 1]. Com essas publicações, será verificada a estratégia de transmidiação do universo ficcional da série para as redes sociais oficiais e de que maneira a comunicação proposta por elas expande ou reforça a narrativa.

Tabela 1 – Levantamento de postagens relacionadas à Samantha!

Nessas redes sociais, houve a difusão de materiais produzidos pela Netflix para expandir o universo ficcional para o cotidiano do público e associá-lo às nossas memórias afetivas. Da mesma maneira que personagens e referências da vida real e do universo televisivo brasileiro foram incorporados à ficção, alguns elementos da ficção agora transbordam para as redes sociais, criando um efeito de que eles permeiam a mesma realidade que nós. Esses conteúdos podem ser classificados como formas de extensão textual, pois expandem elementos da história e ampliam nossa compreensão da mesma. Essa complementação pode ser diegética ou narrativa (Fechine, 2013), dependendo da forma como é produzida e da maneira como ela interage com o cânone da série.

Apesar de muitos posts de extensão terem sido identificados, todos configuram-se como formas de extensão textual, não havendo nenhuma ação promovida de extensão lúdica, que envolveria a solicitação de participação do público para ter uma experiência com o universo ficcional, não apenas ter novas informações sobre ele. Além dessas formas de ampliar a narrativa, observamos também aquelas estratégias de propagação (Fechine, 2013), que buscam apenas promover a série para o público a partir de conteúdos já existentes ou criações mais tradicionais como trailers e pôsteres.  

Com isso posto, todas as postagens relacionadas a série foram levantadas e categorizadas de acordo com tais parâmetros, levando em conta todo o ciclo produtivo de Samantha!, desde o anúncio de sua produção até a notícia da descontinuação da série. A estreia da primeira temporada ocorreu em 6 de julho de 2018, e a segunda temporada foi lançada na plataforma em 19 de abril de 2019. Tais datas são importantes para entender os ciclos de divulgação e as estratégias utilizadas pela Netflix para engajar o público. Ao todo, foram monitorados 4 perfis oficiais da produtora (Youtube, Facebook, Instagram e Twitter) e um perfil específico criado para a série (Instagram). 

Youtube

No canal oficial da Netflix no Youtube, foram levantados 5 vídeos relacionados à série, sendo quatro deles veiculados até a exibição da primeira temporada, e um durante a segunda [Figura 1]. 

Na primeira temporada, tivemos exemplos de postagens de extensão e propagação. As de extensão eram do tipo textual e configuraram-se como diegéticas, ambas sendo videoclipes oficiais dos da Turminha PlimPlom. Os videoclipes existem no universo da história e, a partir do canal no Youtube, foram disponibilizados diretamente ao público, sendo possível acessá-los como produções de artistas reais. A seção de título do vídeo foi aproveitada, de acordo com a arquitetura informacional da plataforma, para trazer maior autenticidade à postagem, trazendo o termo “remasterizado”, entre colchetes, para sinalizar que o vídeo era antigo e passou por um processo de recuperação para ser disponibilizado em formato digital. O mesmo é feito por canais de artistas musicais que lançaram vídeo nas décadas passadas e agora os disponibilizam na plataforma em melhor qualidade, como é o caso da banda Queen, como pode ser visto nos exemplos abaixo.

Esse detalhe adiciona camadas de verossimilhança à ação, pois a estética dos videoclipes é feita de maneira a mimetizar uma filmagem com câmera analógica em fitas VHS. Em alguns momentos, podemos notar também a inserção de um frame de menos de um segundo com uma imagem do Ketchup Berenice, patrocinador ficcional do programa, numa referência a mensagens subliminares de anúncios em meio a programas de TV, como algumas emissoras já fizeram no Brasil, demandando a atenção do público e a recuperação de um repertório midiático para provocar o riso.

As postagens de propagação foram feitas em junho e julho de 2018, meses próximos ao lançamento da série. Os dois vídeos referem-se ao teaser e ao trailer da temporada e foram intitulados como tal, sendo classificados como conteúdos de antecipação, pois buscavam gerar interesse no público para o lançamento e, portanto, cumpriam uma função de divulgação

Para a segunda temporada, houve apenas um post feito no Youtube [Figura 2]. O vídeo corresponde a um trailer e foi divulgado em 13 de março de 2019, juntamente com o anúncio da data de estreia, que seria em 19 de abril. A publicação também é do tipo reformatada, de antecipação e cumpre a função de divulgação. Nota-se, no Youtube, uma queda no número de postagens feitas pela Netflix para divulgar a série no segundo ano. Com o trailer sendo quase uma postagem obrigatória, não houve nenhum esforço maior em expandir o universo ficcional ou mesmo reaproveitar conteúdos já existentes de maneira mais criativa. 

Facebook

Na primeira temporada, encontramos os dois tipos de posts de extensão no Facebook [Figura 3]. Como extensão diegética, temos uma imagem que mimetiza uma manchete de notícia na qual a personagem anuncia a segunda temporada da série antes da hora [Figura 4]. Apesar de a notícia e a imagem serem fictícias, o anúncio era real, ou seja, uma notícia real sobre série foi veiculada a partir de uma manchete que só poderia existir dentro do universo ficcional – pois encara a personagem como uma celebridade real -, mesclando os dois universos de forma bastante efetiva e ainda criando um contexto de humor para o anúncio. A postagem foi categorizada como divulgação, uma vez que, apesar da piada, seu foco é confirmar a informação de que uma segunda temporada estava sendo preparada. 

Já com relação à extensão narrativa, foi identificado um vídeo de Samantha fazendo testes para diversas produções da Netflix, numa postagem categorizada enquanto Crossover, pois estimula que o público conheça outras séries do catálogo, além de criar uma situação cômica, coerente com o tom da série, utilizando referências de distintas obras. No texto, a personagem inclusive faz uma referência implícita  à série Game of Thrones, da concorrente HBO, que fazia grande sucesso na época da veiculação do post, inserindo a personagem no contexto das produtoras de conteúdo do mundo real, como se elas também fizessem parte de seu cotidiano e, mais uma vez, diluindo as fronteiras entre ficção e realidade de maneira criativa. A postagem foi categorizada como Extra por ser uma cena roteirizada e produzida assim como as da série, porém veiculada de maneira paralela ao invés de fazer parte do corpo principal. 

Com relação às postagens de propagação, também pudemos encontrar exemplos tanto de conteúdos informativos quanto promocionais. Antes da primeira temporada, ainda em setembro de 2017, tivemos uma postagem do tipo informativa que confirmava o elenco da série. Ela era composta por uma imagem de divulgação dos atores principais e foi identificada como promocional, pois agenda a notícia na mídia, tanto para a imprensa quanto para o público, porém sem fornecer maiores contextos. 

Já com relação aos conteúdos reformatados, foram notadas postagens do tipo antecipação e remixagem, mas nenhuma do tipo recuperação. Isso se dá, provavelmente, pelo fato da maior parte da divulgação ter acontecido antes de a série ser disponibilizada, assim, as cenas usadas foram difundidas antes do público ter acesso a elas. Entre essas, podemos destacar o trailer e um vídeo, recortado de uma cena da personagem, na qual aceita um convite para estar na TV. A cena foi recontextualizada para fingir que Samantha conversava com os executivos da própria Netflix sobre seu programa, fazendo soar como se a personagem de fato existisse por trás dos bastidores. Já o post remix, foi uma compilação de diversos elementos característicos dos anos 80 presentes na temporada, num vídeo que os ressalta de forma cômica, buscando gerar identificação.

Na segunda temporada, houve apenas uma estratégia de expansão e uma de propagação no Facebook [FIGURA 5]. A publicação de expansão feita foi um vídeo que parodiava uma série de entrevistas feitas pela revista Vogue em seu canal do Youtube. Assim como na primeira temporada, com os testes de Samantha para séries da Netflix, o conteúdo traz elementos da realidade para o dia a dia da personagem, configurando-se como uma extensão narrativa pois representa mais uma tentativa dela em alcançar o estrelato, assim como outras mais que vivenciamos na própria série. No vídeo também podemos conhecer mais algumas informações sobre a personagem, que opina sobre celebridades, revela seus gostos e ainda alude à questão da maturidade, plot que será central para a segunda temporada. Por ser um conteúdo inédito, mas ainda inteiramente ficcional, o vídeo foi primariamente classificado como extra e, por fazer referência a um formato consolidado e reconhecível na internet, porém tirado de seu contexto original, foi secundariamente classificado como meme. Assim, a série que habitualmente já parodia formatos midiáticos, agora faz isso de forma adaptada às redes sociais, contribuindo para a coerência da proposta transmídia com o texto original de Samantha!. 

O trailer de divulgação da segunda temporada foi a postagem de propagação encontrada, sendo do tipo reformatada. Percebe-se que, com relação à temporada anterior, foram feitos menos esforços com relação à série no perfil oficial da Netflix. Isso, como será destacado a seguir, também é verdade para as demais redes sociais. 

Instagram

Assim como no Youtube, o Instagram da Netflix trouxe 5 postagens relacionadas à série, sendo quatro delas publicadas antes ou durante a primeira temporada [FIGURA 6]. Dessas quatro primeiras, a única nova foi uma postagem reformatada de antecipação que promovia o perfil original da personagem no Instagram. Foi postado um vídeo com cortes de Samantha e, na legenda, marcaram o perfil @samantharealoficial, lançado pela produtora como forma de concentrar as divulgações sobre a série e possibilitar a realização de novas estratégias transmídia. Por esse motivo, a postagem foi primariamente classificada como apresentação de personagem e secundariamente classificada como intercâmbio entre plataformas, uma vez que estimula o público a visitar e interagir com o segundo perfil.

Além dessa postagem, as demais foram conteúdos também veiculados em outras redes e já mencionados anteriormente, sendo uma postagem reformatada de antecipação (trailer da série), uma informativa promocional (foto de anúncio do elenco) e uma de extensão textual diegética (videoclipe dos Plim Plons). Destaca-se, entretanto, que o videoclipe foi postado em formato quadrado e não continha o termo “remasterizado” como no Youtube, o que evidencia uma adequação de conteúdos replicados à arquitetura informacional da plataforma. No caso do Instagram, o vídeo veio acompanhado de uma legenda que mencionava os Plim Plons e evocava um sentido de nostalgia, mesmo que seja uma nostalgia indireta, ao passo que a estética do vídeo – por mais que artificial – pode lembrar o público de outros grupos infantis e suscitar memórias da época. 

Já a segunda temporada traz também apenas uma publicação sobre a série no perfil oficial da Netflix, seguindo o padrão de menos postagens que viemos acompanhando [FIGURA 7]. Dessa vez, foi um post de propagação do tipo informativo. Nela, temos um carrossel com diversas telas que trazem todos os lançamentos da Netflix do mês de abril, incluindo a nova temporada de Samantha!, num formato que a plataforma usa recorrentemente para divulgar suas produções [Figura 7b]. Por não trazer nenhum contexto sobre a série, apenas a data de estreia, ela caiu sobre a categoria promocional, enquanto cumpria a função de crossover, pois agrupa diferentes universos ficcionais num único texto e estimula que o público os conheça Com apenas essa publicação referente à segunda temporada, podemos dizer que a série teve pouco destaque no perfil oficial, uma vez que foi mencionada juntamente a diversas outras produções, ao invés de num post dedicado a ela, e não houve sequer a publicação do trailer da temporada, geralmente o conteúdo mais básico numa divulgação do tipo.  

 

Perfil oficial da personagem

Para promoção da série, a Netflix lançou um perfil à parte no qual concentrou a maior parte dos conteúdos de divulgação. O perfil @samantharealoficial possui 61 publicações e mais de 26 mil seguidores, com sua primeira publicação sendo feita em maio de 2018 e a atividade mais recente datando de maio de 2019. Ele possui selo de verificação e deve ter permanecido com as atividades em suspenso aguardando a renovação para uma terceira temporada, porém, em março de 2020 a série foi cancelada e o perfil permaneceu inativo. 

Das 61 publicações, 45 foram feitas durante o ciclo de promoção da temporada um, e as demais para a segunda. Diferente das postagens da Netflix, o tom deste perfil é bem mais voltado para o humor, visto que é supostamente mantido pela própria personagem, que publica em primeira pessoa. Sendo assim, ele representa uma forma de acesso do público à rede social da personagem, que extrapola o universo ficcional e passa a coexistir com perfis reais no Instagram. Isso resulta numa concentração maior de publicações de expansão do que de propagação, pois a grande maioria dos posts nos dará acesso à trama, trazendo mais textura ao entendimento que temos da protagonista em momentos para além daqueles canônicos. Ao mesmo tempo, publicações tradicionais como trailers, posters e informações promocionais se tornam mais raras, pois quebram a ilusão de que o perfil é mantido pela própria Samantha, e não pela produtora. 

Na primeira temporada, pudemos encontrar diversos exemplos de ações de expansão, tanto diegéticas quanto narrativas [FIGURA 8]. As diegéticas da categoria apresentação de personagem eram posts supostamente pessoais de Samantha, como o uso da hashtag #lookdodia [Figura 9], a foto de uma flor com uma frase motivacional ou uma selfie da família assistindo a um jogo da Copa do Mundo que acontecia à época, ajudando a costurar eventos da realidade ao universo ficcional construído. Já as de categoria extra traziam a personagem em situações próximas das vivenciadas por ela na história, como se tivéssemos acesso a outras peripécias de Samantha a partir de seu perfil no Instagram. Em um deles, por exemplo, postado em 19 de julho de 2018, ela fez um vídeo para participação no reality show A Fazenda, mais uma vez, apropriando-se de nosso ecossistema midiático, com emissoras e programas que temos na realidade mencionados dentro da diegese construída para a série. 

Outro exemplo é um post de publicidade para o Ketchup Berenice [Figura 9b]. A marca, que não existe de verdade, é presença constante na vida da protagonista e, por seu perfil, pudemos ver uma das peças publicitárias que ela fez para a marca. No post, inclusive, há uso da hashtag #publi, indicando que trata-se de uma publicação patrocinada, como é de regra na plataforma.

Já como estratégias de expansão textual narrativa, tivemos alguns conteúdos aproveitados da própria divulgação da Netflix, como os videoclipes dos Plim Plons, e outros inéditos, elaborados e veiculados apenas no perfil próprio da personagem. Um deles trazia um vídeo gravado por Dodói, Cindy e Brandon como mensagem do dia das mães, que a personagem compartilhou nas redes sociais na data comemorativa. De forma similar, no dia dos pais, o perfil publicou uma foto com uma mensagem em texto dedicada a Dodói. Na série, não acompanhamos a comemoração de nenhuma das datas dessa forma, mas pelo Instagram conseguimos vivenciar a relação entre os personagens por essas interações. Outros conteúdos trazem memórias de Samantha com um tom nostálgico, como em fotos de gravações no estúdio do programa infantil ou vídeos de bastidores com cenas dos personagens tomadas supostamente por trás das câmeras. Esse arquivo pessoal de Samantha, ao qual a personagem recorre muitas vezes no perfil, é uma forma de aproveitar conteúdos elaborados para divulgação da série de maneira mais humanizada, em contraste com um tom mais distanciado praticado pelos perfis originais das plataformas, ainda que descontraído.

Com relação a publicações de propagação, foi identificada apenas uma. Ela integra a categoria promocional e consiste numa arte para Instagram feita com a personagem segurando uma TV com a logo da Netflix e o nome da série repetidas vezes no fundo. O post foi feito no dia 6 de julho, data de lançamento da temporada, e atuou justamente no sentido de destacar que a obra já estava disponível na plataforma. Mesmo sendo um post promocional para a série, a publicação não quebra a consistência da proposta transmídia pois é contextualizada pela legenda, na qual a personagem se mostra muito feliz por estar estreando um programa seu. 

Já na temporada seguinte, tivemos um número consideravelmente menor de posts, mas não tão pequeno quanto os praticados pelos perfis oficiais da Netflix no segundo ano da série [FIGURA 10]. O perfil específico lançou 16 postagens, sendo apenas duas delas de propagação. Ambas foram feitas no dia de lançamento da segunda temporada, sendo uma o trailer e a outra um pôster promocional. As legendas novamente contextualizam os produtos para o contexto ficcional da personagem. No caso do pôster, inclusive, ela comenta dizendo que apesar de algumas pessoas terem achado de mau gosto, ela achou a arte divertida. Na foto, os dizeres “ela cresceu”, com uma versão gigante de Samantha no estúdios dos Plim Plons, enquanto as outras crianças correm assustadas [FIGURA 11]. A construção da imagem e do texto brincam com o tema da segunda temporada que é o desafio da personagem em crescer e se tornar uma adulta madura, mas uma brincadeira visual é feita fazendo com que a personagem literalmente tivesse crescido em tamanho, tornando-se um monstro, o que também reverbera com o plot de Tico e Bolota, as crianças da imagem, que estão desenvolvendo um filme retratando a ex-parceira como abusiva e difícil de lidar.

Todas as demais publicações integram a categoria expansão. Desta vez, houve uma publicação de extensão diegética da categoria participação, na qual Samantha diz que a leitura é muito importante e pede aos Plim Plons – referindo-se a seus fãs – que comentem quais livros estão lendo, isso tudo acompanhado de uma foto dela posando com um livro de maneira cômica. Dentre as demais extensões diegéticas, tivemos novamente algumas de apresentação da personagem, trazendo sua intimidade para as redes, e algumas da categoria extras, como publicidades para marcas fictícias ou entrevistas da personagem para canais de TV. Também é interessante observar um post em que Brandon publica um pedido de incentivo a seu livro no lugar da mãe, fingindo ser ela [FIGURA 12]. A legenda traz erros de português de propósito para tornar evidente que era o filho de Samantha que estava usando o Instagram naquele momento. Isso adiciona à ilusão de veracidade do perfil, visto que outro personagem da diegese teve acesso a ele enquanto moderador. 

Twitter

Excetuando o perfil específico da série no Instagram, o Twitter foi a rede social com maior número de publicações relacionadas à Samantha!, somando 14 tweets, dos quais 11 foram feitos antes ou durante a primeira temporada [FIGURA 13]. Dentre esses 11, dois foram extensões textuais: uma diegética (manchete de notícia que confirma a segunda temporada) e uma narrativa (teste de Samantha para séries da Netflix), ambas já mencionadas anteriormente ao aparecerem também em outras redes sociais. Entre os conteúdos de propagação, também tivemos dois reaproveitados de outras redes: um de antecipação (trailer da temporada) e um promocional (anúncio do elenco).

Já entre os conteúdos inéditos veiculados no Twitter durante a primeira temporada, três publicações foram identificadas com a função apresentação de personagem, sendo duas de antecipação (Samantha e Marcinho), pois foram publicadas antes estreia ocorrida no dia 6 de junho de 2018, e uma de recuperação (Samantha na infância), que destaca trechos da personagem sendo uma criança difícil. O post que introduz Samantha adulta, traz consigo uma menção a outro perfil @SamanthaFaClube, que repercute publicações sobre a série dos perfis oficiais da Netflix, interagindo em primeira pessoa, como se fosse a personagem. Entretanto, o perfil teve poucas publicações e foi descontinuado ainda em julho de 2018, diferentemente do Instagram oficial da série, que manteve suas atividades durante a segunda temporada e possui selo de verificação da plataforma.

Outro post de recuperação, feito em 25 de julho, aproveitava trechos de episódios para formar o Guia Duvidoso do Digital Influencer – By Laila. O vídeo usa falas da personagem para criar um tutorial com dicas de como ser um influenciador de sucesso. Esta foi uma postagem da categoria personagem, pois recupera informações de uma figura já conhecida do público para destacar sua presença na série. Já em um tweet de conteúdo inédito, dessa vez do tipo promocional, foi divulgado um vídeo com comentários feitos pela crítica e pelo público elogiando a série e destacando alguns pontos positivos. Alguns trechos da personagem também foram inseridos, numa postagem que teve a função de nos revelar a repercussão nas redes sociais que a série teve após o lançamento. O último post inédito feito na plataforma foi noticiando que o fundador da Netflix havia dado o aval para produção da série, publicado em 2017, mais de um ano antes da estreia. Ele pertence à categoria antecipação, com função de divulgação

Para a segunda temporada, foram identificadas apenas três postagens [FIGURA 14]. Duas delas também foram compartilhadas em outras redes sociais (o vídeo de extensão narrativa que parodia a entrevista da revista Vogue e o post de divulgação do trailer da temporada). Uma publicação foi inédita, sendo categorizada como promocional e cumprindo a função de crossover, pois trazia uma foto com atores de diferentes séries brasileiras juntos. O texto da legenda cita nominalmente cada uma das séries, numa forma de apresentar as obras originais do catálogo e incentivar que o público as conheça. 

Parâmetros de qualidade da transmidiação

No caso de Samantha!, pode-se afirmar que houve uma clareza da proposta comunicativa, pois as ações estavam interligadas umas com as outras, num projeto coerente e coeso que serviu para trazer a personagem à vida no mundo real. Isso foi feito de forma eficiente, pois o perfil conseguiu uma quantidade considerável de seguidores e engajamento, contribuindo para a renovação da série para uma segunda temporada [Figura 15]. 

O núcleo da proposta era fazer com que as redes sociais criassem a sensação que Samantha é uma figura que habita não somente as redes da Netflix, como todo o ambiente midiático, inclusive sendo uma figura histórica da TV brasileira. Isso foi feito a partir de um trabalho intenso para expansão do universo ficcional nas ações de transmidiação. Isso pode ser notado na criação de videoclipes que teriam sido lançados na infância da personagem além de todos os outros conteúdos mencionados ao longo do texto. Com as publicações nos perfis da Netflix e, principalmente nas do perfil específico, tivemos acesso à intimidade da protagonista e à sua forma de enxergar o mundo, o que contribui para nossa forma de perceber sua personalidade e suas relações com os demais personagens.

Outro aspecto bem trabalhado foi o estabelecimento de um diálogo entre as plataformas. Em uma publicação de seu perfil oficial do Instagram, a Netflix encaminhou seus seguidores ao perfil da personagem, possibilitando um ambiente direto de divulgação da série. No Twitter, apesar de não ter sido continuado, o perfil fictício do fã clube da personagem também teria essa função, adaptado à especificidade da rede social que é famosa por concentrar comunidades de fãs. Ao falar das especificidades de cada plataforma, foi notado que, mesmo aqueles conteúdos aproveitados em diferentes redes sociais eram adaptados de alguma maneira para fazerem sentido no local onde foram publicados. O uso do termo remasterizado no Youtube ou das hashtags #lookdodia e #publi no Instagram evidencia um domínio das práticas consolidadas pelos usuários dessas redes, permitindo a criação de sentidos e reforçando a costura entre ficção e realidade.

O único aspecto que Samantha! não trabalhou de forma consistente foi a solicitação de participação ativa do público. A única publicação que demanda maior engajamento dos usuários foi uma na qual pede que comentem o que estão lendo. Além da intercalação entre as diferentes formas de acesso à narrativa de Samantha – das séries a cada uma dos perfis em redes sociais -, a publicação foi o único estímulo direto ao público para interagir com seu texto de formas mais aprofundadas ou criativas.

Sendo assim, podemos concluir que as ações de transmidiação da série foram feitas de maneira efetiva, explorando o universo ficcional de formas inventivas a partir das possibilidades que cada plataforma permitia. A presença de um perfil ficcional da personagem facilita um maior número de ações de expansão, o que enriquece o processo comunicacional proposto. Entretanto, é importante ressaltar que a segunda temporada da série teve menos esforço nas publicações quando comparada à primeira. Isso pode se dar tanto pela Netflix, a essa altura, ter mais produções para divulgar simultaneamente ou pelo fato de, por acreditarem que já havia um público interessado na produção, menos ações seriam necessárias, uma vez que não seria preciso fazer uma apresentação de toda a história, apenas retomar alguns fatos. Apesar de cancelada em sua segunda temporada, enquanto uma comédia, Samantha! foi bem sucedida em criar um universo interessante, que dialoga com seu público-alvo, usa elementos genuínos da cultura brasileira e estabelece arcos edificantes com piadas inteligentes, que muitas vezes demandam do espectador um repertório cultural e midiático para identificação de todas as referências. 

Referências

BORGES, G.; SIGILIANO, D. Qualidade Audiovisual e Competência Midiática: proposta teórico- metodológica de análise de séries ficcionais. Encontro Anual da Compós, XXX, São Paulo, Anais. 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3Bb8OsL>. Acesso em: 6 out. 2023.

FECHINE, Y.; Gouveia, D.; Almeida, C.; Costa, M.; Estevão, F.. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. LOPES, M.I.V. (org.). Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 19-60. Disponível em: <https://l1nq.com/thV11>. Acesso em: 25 jul. 2023. 

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