Observatório da Qualidade no Audiovisual

The Night Of : o diálogo entre a TV e a segunda tela

Produzido pelo canal pago estadunidense HBO, a série The Night Of estreou nos Estados Unidos no dia 10 de julho. A minissérie, assinada por James Gandolfini, contará com 8 episódios.

As ações de social TV adotadas pela emissora vão ao encontro do perfil narrativo da trama e ressaltam a importância do diálogo entre a televisão e a segunda tela. Ao contrário de grande parte das narrativas ficcionais seriadas que estão no ar atualmente, The Night Of não possui um perfil específico no Twitter.

53d815b4-e875-49ee-9331-52785bc0de20

O engajamento dos telespectadores interagentes é feito por meio do perfil oficial da HBO (@HBO) na rede social. Durante a exibição da season première, a página publicou GIFs das principais cenas do episódio e, principalmente, estimulou o público a acompanhar a atração.

Untitled 1

A partir da indexação #TheNightOf, o @HBO destacava trechos e os personagens importantes que compunham a trama. Enquanto o episódio estava no ar, o perfil do canal estadunidense também promoveu um live chat com Riz Ahmed, que interpreta Nazir Khan. O ator respondeu as perguntas enviadas pelo público através da hashtag #TheNightOf.

A medida em que trama ia ao ar, o perfil da emissora retweetava tuítes publicados por telespectadores interagentes e por jornalistas especializados. As postagens ressaltavam pontos positivos do programa e elogiavam o episódio de estreia.

c5dd5f87-2fa8-45ca-9158-9b6e2bdd83cc

Apesar de ser pautada por ações básicas de engajamento na social TV, a estratégia do canal HBO se destaca pela coerência em relação a densidade de The Night Of. Isto é, em momento algum o @HBO disputa atenção do público com a TV, pelo contrário, o perfil estimula uma leitura atenta da trama. Os tuítes são postados em trechos específicos, sem atrapalhar a experiência televisiva do telespectador interagente.

Assim como acontece em várias estreias da HBO, logo após a exibição da estreia de The Night Of a emissora disponibilizou o episódio na íntegra no Youtube. A season première pode ser assistida tanto no perfil estadunidense do canal na plataforma quanto nos locais, como HBO Brasil, HBO Argentina, entre outras.

Por Daiana Sigiliano

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar