Observatório da Qualidade no Audiovisual

The Voice: uma experiência em múltiplas telas

The Voice Estreia

Publicado em 2015 pela revista Rumores, o artigo ‘The Voice: novas formas de participação e interação na segunda tela’, de Daiana Sigiliano e Gabriela Borges, tem como objetivo refletir sobre  estratégias de Social TV adotadas pelo programa The Voice (Estados Unidos).

Exibido pelo canal NBC, o reality show foi um dos primeiros programas televisivos estimular o compartilhamento de comentários no Twitter durante a sua exibição. Além de divulgar hashtags exclusivas e criar ações voltadas para a segunda tela, o grande fio condutor das estratégias da emissora no âmbito da Social TV é o poder que os jurados exercem na rede social.

Durante a sexta temporada da atração, exibida em 2014, os artistas Adam Levine, Shakira, Usher e Blake Shelton não só interagiram com o público, como também mobilizam seus fãs de outras partes do mundo a assistirem ao programa e postarem suas opiniões no Twitter.

Para o desenvolvimento do artigo publicado pela revista Rumores, foi realizado o monitoramento do backchannel de quatro episódios da sexta temporada do The Voice. Posteriormente foram analisadas as ações adotadas pela NBC e o engajamento do público na segunda tela.

Leia na integra o ‘The Voice: novas formas de participação e interação na segunda tela’: http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/100381/107023

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