Observatório da Qualidade no Audiovisual

Rede Globo investe em ação inédita para estimular o backchannel do The Voice Brasil

Exibida na última sexta-feira (25), a final da quarta temporada do The Voice Brasil contou com uma ação inédita de Social TV no Brasil. Ao tweetar a hashtag oficial do reality show (#TheVoiceBrasil) – entre os dias 22 e 26 de dezembro – o telespectador interagente visualizava na sua timeline um emoji exclusivo. A representação gráfica, criada pelo Twitter Brasil em parceria com a Rede Globo, fazia referência ao logotipo do programa.

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O episódio final da competição musical também contou com outras ações no âmbito da Social TV. Durante a exibição do reality show a Rede Globo usou três perfis no Twitter para engajar o público: @TheVoiceBrasil,  @gshow e o @RedeGlobo . As postagens estimulavam o backchannel, faziam menções as páginas dos técnicos – Claudia Leitte (@ClaudiaLeitte), Carlinhos Brown (@carlinhosbrown), Lulu Santos (@TocaLulu), e Michel Teló (@micheltelo) – e também compartilhavam conteúdos exclusivos. Produzidos especificamente para a segunda tela os conteúdos abrangiam desde fotos dos bastidores até pequenos vídeos das apresentações dos competidores. Minutos antes da exibição do The Voice Brasil a emissora transmitiu ao vivo, através do aplicativo Periscope, os preparativos e ensaios da final.

Apesar de ser uma ação inédita no Brasil, o uso da hashflag – indexação acompanhada de representação gráfica – no backchannel foi implantado nos Estados Unidos em junho deste ano. Os eventos esportivos Major League Baseball, National Football League e NBA Basketball foram os primeiros programas usarem a indexação especial. Posteriormente, o Twitter – em parceira com os canais estadunidenses – ampliou a ação para as narrativas ficcionais seriadas. Atualmente as séries Empire (Fox), The Walking Dead (AMC), Grey’s Anatomy (ABC), Scandal (ABC) e How to Get Away with Murder (ABC) possuem uma hashflag exclusiva para cada um de seus episódios. Os emojis mudam semanalmente, de acordo com o plot central da história.

Emoji Shonda Rhimes

Durante a estreia das novas temporadas das séries Grey’s Anatomy (ABC), Scandal (ABC) e How to Get Away with Murder (ABC), no dia 24 de setembro de 2015. O canal ABC usou a hashflag não só para estimular o backchannel, mas para estender os fios narrativos das tramas.

Greys Anatomy Emoji

Ao tweetarem as indexações #GreysAnatomy, #Scandal ou #HTGAWM antes dos programas irem ao ar, os telespectadores interagentes tinham acesso ao emoji exclusivo e desbloqueavam um vídeo inédito.

Por Daiana Sigiliano

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