Observatório da Qualidade no Audiovisual

Torre de Babel

Por Eutália Ramos

Torre de Babel é uma telenovela escrita por Silvio de Abreu, com colaboração de Alcides Nogueira e Bosco Brasil. Sua estreia na televisão ocorreu em 1998 e o último capítulo em 1999. Foram 203 capítulos ao ar durante o horário das 20h, na TV Globo. A obra teve direção geral de Denise Saraceni e direção de José Luiz Villamarim, Carlos Araújo e Paulo Silvestrini.

A trama principal da telenovela gira em torno de José Clementino (Tony Ramos), um ex-perito de fogos de artifícios que arranja um emprego como pedreiro na construção de um shopping center na grande São Paulo, em 1970. A obra era da construtora de César Toledo (Tarcísio Meira). No entanto, durante a comemoração do fim das obras com todos engenheiros e operários reunidos, a esposa de Clementino desaparece. Ele a encontra tempos depois tendo relações com dois homens em um ambiente mais afastado da construção. Surpreso e tomado pela raiva, mata a mulher e um dos homens com uma pá. César Toledo contém Clementino e chama a polícia. Clementino é preso durante 20 anos e após esse período resolve se vingar de César Toledo, pois o empresário prestou depoimento contra ele. Tomado pela ideia de vingança por achar que César Toledo é um dos principais culpados pela sua prisão, Clementino consegue um emprego como vigilante no Tropical Towers (Torre de Babel), um novo shopping construído pela construtora de César Toledo. Seu plano é explodir o local colocando explosivos em todo o edifício. A ideia era adicionar os explosivos quando o shopping estivesse vazio, mas não aconteceu como previsto e a explosão ocorreu com o shopping lotado, deixando várias pessoas feridas e sem vida.

Exibições na TV e Globoplay

Torre de Babel não foi reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo”, pois a produção não era recomendada para menores de 12 anos, segundo o Ministério da Justiça, por conter em seu conteúdo violência e linguagem depreciativa. Mesmo após a edição realizada nos 10 primeiros capítulos. Já na TV por assinatura, no Canal Viva, a telenovela foi ao ar uma vez entre 2016 e 2017. 

Segundo a Memória Globo, a produção causou algumas polêmicas por trabalhar com temas como drogas, infidelidade conjugal, homossexualidade e violência – assuntos poucos explorados na TV e nas novelas de Silvio de Abreu. Sendo esse um dos principais motivos pela não reprise da obra nas tardes da TV aberta.

A telenovela também foi exibida na Argentina, Bélgica, Marrocos, México, Romênia e Senegal. Agora está disponível na íntegra no Globoplay desde agosto de 2020. 

Redes sociais e estratégias de transmidiação

Dentre as análises realizadas até o momento, a divulgação de Torre de Babel se apresenta com a menor quantidade de publicações nas redes sociais. O Instagram possui quatro publicações, o Twitter tem três tweets e, incrivelmente, o Facebook tem apenas uma publicação. Os números nos apresentam, mais uma vez, o Instagram como destaque e preferência do Globoplay para divulgar as telenovelas clássicas. 

Coletamos o período entre 02 de agosto a 02 de setembro de 2020. A disponibilização oficial na plataforma de streaming foi realizada no dia 03 de agosto de 2020. 

Instagram

Antecipação

A primeira publicação realizada no perfil oficial, no dia 02 de agosto, um dia antes da disponibilização no Globoplay, antecipa para o público os personagens principais da telenovela ao mesmo tempo em que recupera, para aqueles que já assistiram a obra, a imagem de cada um. Consideramos como antecipação por fazer despertar o interesse indicando apenas os nomes e os personagens (atores) que compõem a trama. 

A publicação se trata de um carrossel com a imagem de 12 personagens, entre eles Tarcísio Meira, Glória Menezes, Adriana Esteves, Tony Ramos, entre outros. Cada imagem surge com o nome da personagem da obra. Na legenda temos a chamada para maratonar no Globoplay.

Recuperação

Verificamos três publicações que recuperam personagens, cenas, frases e/ou situações apresentadas na telenovela em forma de divulgação no Instagram – uma delas realiza a divulgação de forma indireta. A primeira ocorreu no dia 05 de agosto, em formato de carrossel, com uma sequência de três fotos com personagens diferentes. Em cada imagem temos um lettering com uma frase. Trata-se de bordões que ficaram famosos em Torre de Babel: “Jamanta não morreu”, “Cala a boca, Luzineide” e “Percebe?”. A proposta mostra a intenção de resgatar a memória daqueles que assistiram ou se lembram de algum dos personagens – principalmente Jamanta, um dos destaques da telenovela. 

A segunda publicação dessa categoria foi realizada no dia 08 de agosto. Trata-se de uma publicação com a imagem do ator Cacá Carvalho representando o personagem Jamanta em duas telenovelas distintas: Torre de Babel e Belíssima. O personagem ganhou destaque em Torre de Babel e por isso foi resgatado em Belíssima (2005), uma outra telenovela do escritor Silvio de Abreu. A publicação traz a imagem dos personagens lado a lado, com a identificação da obra em que o personagem aparece. Além disso, com essa estratégia, o Globoplay ativa a atenção e o interesse em duas produções disponíveis em sua plataforma. 

A terceira publicação que recupera a telenovela se dá de forma indireta. Consideramos tal estratégia assim por estar atrelada à imagem da atriz Adriana Esteves, em um carrossel de imagens dedicado às personagens que interpretou em diferentes produções e não em uma divulgação direta sobre a telenovela em análise. A publicação foi realizada no dia 3 de setembro e traz a imagem da personagem Sandrinha, vivida pela atriz em Torre de Babel.

Observamos a partir dessa estratégia como a imagem dos atores são importantes para o Globoplay na divulgação de cada obra audiovisual. Alguns estudos anteriores já apresentavam tal característica adotada como recurso para divulgar produções Globo.

Remixagem

Na estratégia remixagem temos o teaser que se tornou um formato padrão adotado em todas as análises realizadas até o momento. Publicado no dia 3 de agosto, dia da estreia na plataforma de streaming, o vídeo possui um minuto de duração. A edição contempla cenas importantes da telenovela, como a explosão do shopping, diálogos de personagens, principalmente de Jamanta (Cacá Carvalho). 

A montagem do teaser gira explosão e a música para compor é Explosão, de 2013, da Banda Tchakabum. Tal música virou febre no período de lançamento e muitos jovens reconhecem ao ouvir. É provável que a escolha esteja atrelada ao que Erick Brêtas (Diretor de Mídia e Conteúdo do Grupo Globo) expôs, durante uma palestra intitulada “O futuro das plataformas de streaming: a experiência do Globoplay”, sobre adotar uma linguagem mais similar aos produtos e formatos da rede social no atual ambiente midiático.

Facebook

Remixagem

Encontramos apenas uma publicação divulgando Torre de Babel na Fanpage oficial do Globoplay. A publicação é o teaser que também foi divulgado nas outras redes sociais, como apresentado anteriormente. Por se tratar de um formato padrão e inovador para a obra, acreditamos que a estratégia foi adotada sendo compartilhada (ou repostada) em todas as redes como forma de atingir, por possuir uma linguagem apropriada para o digital, um público mais amplo.

Twitter

Antecipação

Um único tweet se enquadra na estratégia de antecipação. Foi realizado no dia 2 de agosto, um dia antes da disponibilização da telenovela na íntegra no Globoplay. O conteúdo traz o personagem Jamanta e o aviso da chegada da obra à plataforma de streaming. Mais uma vez temos o personagem, interpretado por Cacá Carvalho, sendo utilizado como parte da divulgação. 

Recuperação

Nesta categoria encontramos dois tweets, sendo que um está divulgando de forma direta Torre de Babel e outro de forma indireta. A primeira foi realizada no dia 9 de agosto e resgata quatro imagens de personagens criando conexão com o estilo de corte dos anos 90 (ano de produção e transmissão da produção). Além disso, também vincula com “Cabeleleila Leila”, um meme atual viralizado no final de 2020. Ao realizar tal ação transforma um conteúdo antigo e desconhecido por alguns públicos, mais atual com a utilização de um produto viral da rede social. 

Já a segunda publicação que em nossa concepção divulga de forma indireta Torre de Babel se trata de um tweet realizado em 29 de agosto dando dicas de obras audiovisuais que abordam o tema vingança. Dentre as indicações, além de Torre de Babel, temos três telenovelas que também estão disponibilizadas no Globoplay. Essa ação é geralmente utilizada em diferentes contextos, no entanto, ao divulgar dessa forma potencializa a produção por meio da trama, diferenciando-se das imagens que são comumente usadas.

Remixagem

Assim como no Instagram e no Facebook, a única publicação que faz parte da estratégia de remixagem é o teaser de Torre de Babel, também realizado no dia 3 de agosto, dia da disponibilização no Globoplay. Se apresenta com as mesmas características das outras redes, ou seja, possui o mesmo texto (legenda). Dessa forma, verificamos que a publicação é feita de forma similiar, sem uma adequação à plataforma divulgada. 

Considerações finais

Com as divulgações de Torre de Babel nas redes sociais percebemos algumas características que se repetem em outras divulgações. 

Inicialmente, temos o teaser que, até o momento, em todas as telenovelas que foram disponibilizadas se apresenta como uma publicação padrão, um formato adotado que se adequa à linguagem do ambiente digital e é compartilhado no Facebook, Instagram e Twitter. 

Uma segunda característica é a divulgação a partir da imagem dos atores ou dos personagens de cada obra. Por exemplo, em Torre de Babel a imagem do Jamanta (Cacá Carvalho) é utilizada em praticamente todas as publicações realizadas. A importância dada a isso pode ser entendida como uma forma encontrada pela empresa para adquirir a atenção do público fã.

Entretanto, não podemos deixar de perceber a ausência de publicações no Facebook e, de forma geral, por se apresentar com apenas oito publicações em todas as redes sociais em um período de 30 dias. Com isso, nos resta o questionamento para compreender o motivo de algumas telenovelas possuírem 17 publicações e outras menos que dez.

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