Observatório da Qualidade no Audiovisual

AMNÉSIA

Amnésia é a primeira série com ações transmídia produzida pela RTP, através do projeto RTP Lab. O programa está disponível na plataforma RTP Play e no YouTube. A história acompanha o drama de Joana Almeida (Ana Vilela da Costa), jovem blogueira que estava prestes a realizar o sonho de lançar seu livro, mas no dia do lançamento, acorda com o namorado morto a seu lado na cama. Detida sob suspeita de ter cometido o crime, Joana não se lembra de tudo o que ocorreu durante o último ano de sua vida. A última coisa que vem à sua memória é a noite em que teve o primeiro encontro com seu falecido namorado.

Com a ajuda da amiga Paula (Helena Canhoto) e do ex-colega de faculdade e advogado, Ricardo, Joana tenta provar sua inocência para Ângela (Alda Gomes), a inspetora encarregada de investigar o assassinato de Carlos (Nuno Janeiro). Para descobrir algumas pistas, eles pesquisam um misterioso perfil no Instagram (@JoanaLivre) criado de forma anônima, que divulga algumas fotos e vídeos sobre a relação entre Joana e Carlos. Através desse material a solução para o caso vai se construindo.  

Algumas fotos e vídeos são revelados à medida que as investigações prosseguem, mas o mistério acerca do crime vai se tornando ainda mais confuso, o que deixa Ângela cada vez mais perturbada com toda a situação.

Acerca do plano da expressão, que envolve os elementos de construção estética da série, a composição imagética se direciona de maneira a criar um ambiente de mistério e suspense, o que contribui para reforçar a temática de Amnésia, que combina os gêneros de thriller policial e suspense. 

Em relação aos códigos visuais, destacam-se os planos americano e close, uma vez que a maior parte da história acontece no interior da delegacia onde Joana está detida. A sala da inspetora Ângela e a sala de interrogatório são os principais cenários presentes na narrativa e possuem iluminação natural. Sobre a caracterização, destaca-se a personagem principal da trama. Joana possui um aspecto pálido, com o cabelo preso e um pouco bagunçado. Ela também apresenta um ferimento no lado esquerdo de sua testa, resultado da misteriosa noite da morte de Carlos. Durante seu período na delegacia, Joana veste uma camisa de regata preta e depois aparece com uma camisa de manga longa em tom cinza. O figurino da personagem principal, composto por tons escuros, contribui junto ao seu aspecto físico para reforçar a fragilidade e a inocência da personagem.

Joana, blogueira protagonista de Amnésia

A respeito dos códigos sonoros, a série não se utiliza de músicas em sua composição. No entanto, os efeitos sonoros estão sempre presentes durante os diálogos que ocorrem na delegacia e nos flashbacks que mostram detalhes sobre os acontecimentos que levaram à morte de Carlos. Esses efeitos sonoros têm a função de criar um clima de suspense e tensão no contexto da narrativa.  

O ritmo do programa e sua edição, que fazem parte do código sintático da produção, são construídos par a incentivar a imersão do espectador nos aspectos da trama que possam dar pistas sobre a solução do crime central da narrativa. Além dos 10 episódios, Amnésia possui um prólogo e um epílogo. O prólogo introduz o conflito da narrativa, quando a polícia chega ao apartamento de Joana e ela está com o namorado morto na cama. No epílogo, o caso é finalmente revelado através de um flashback da noite em que Carlos foi assassinado.

Como os episódios são curtos, variando entre 3 e 5, não há utilização de muitos cortes. Isso, somado aos diálogos na delegacia, dão à série um ritmo progressivo e lento. Ao longo dos capítulos, o ritmo linear da série só é interrompido em três ocasiões: uma pequena cena de flashback da memória de Joana da noite em que ela e Carlos se conheceram e em dois vídeos no Instagram Stories do perfil @JoanaLivre. A primeira cena, no quinto episódio, mostra uma discussão, dando a entender que Carlos agrediu a namorada. Já no último episódio, o vídeo mostra um encontro entre Joana e Ricardo, apontando que os dois estavam tendo um caso. 

Os códigos gráficos do programa são bastante simples. Há uma vinheta de abertura de apenas quatro segundos trazendo o título do programa e no início de cada episódio há a indicação dos capítulos no rodapé, que não possuem nomes, mas são numerados de 1 a 10. No encerramento dos capítulos é divulgado o Instagram @JoanaLivre, meio pelo qual se dá a estratégia de participação do público através dos stories e postagens de fotos e vídeos que servem como pistas para a solução da história.

O público foi convidado a participar da ação transmídia no Instagram @JoanaLivre

Nos aspectos narrativos do plano do conteúdo, Amnésia apresenta com mais clareza duas características: escassez de setas chamativas e efeitos especiais narrativos. Sobre a ausência das setas chamativas, ou seja, atalhos que dão ao público algumas pistas sobre a história, sua escassez é fundamental na concepção do projeto. Uma vez que Amnésia gira em torno de um crime não solucionado e que se utiliza do recurso transmídia no Instagram, a história não busca facilitar a compreensão do público. Pelo contrário. Ao sabermos que Paula, a melhor amiga de Joana, havia tido uma relação com Carlos e que foi ela quem os apresentou, isso leva o espectador a considerá-la como possível culpada. Da mesma forma, a relação escondida entre Joana e Ricardo colocam o advogado sob suspeita, principalmente após uma faca com vestígios de sangue ter sido encontrada pela polícia em seu carro. 

Após Ricardo ser detido e Joana ser liberada da delegacia, tudo levava a crer que o culpado pela morte de Carlos havia sido encontrado. No entanto, o epílogo de Amnésia nos apresenta o efeito especial narrativo que esclarece toda a situação. Ângela e Leonel (Marco Costa), outro inspetor da polícia, descobrem que Joana havia roubado as ideias do livro de seu ex-namorado assassinado. Um flashback também revela que Joana estava traindo o namorado com Ricardo em um hotel. Ela deixa o local e vai até o apartamento onde Carlos está dormindo e o mata a facadas. Assim, descobrimos que Joana era a grande culpada da história e que havia tramado a morte de Carlos a fim de usufruir do sucesso do livro, lançado no dia seguinte ao crime. 

O roteiro da série foi feito para que o espectador criasse empatia com Joana, inclusive através do Instagram @JoanaLivre, que além de funcionar como estratégia transmídia, colaborou para a construção da imagem de vítima da personagem. No entanto, o final da história deixa claro que a protagonista era, na verdade, a assassina do ex-namorado. 

As pistas da história estão disponíveis no perfil @JoanaLivre

Os recursos de storytelling foram utilizados nos curtos flashbacks sobre a noite em que Joana e Carlos se conheceram, de forma que não esclarecem nenhum detalhe sobre a relação dos dois ou qualquer pista da morte do rapaz, gerando expectativa no público. 

Acerca dos indicadores de qualidade, Amnésia se destaca nos pontos de oportunidade e na ampliação do horizonte do público, não tanto pela temática, que é relativamente simples, mas pela inovação de usar o Instagram como ferramenta diegética e de participação do público. De acordo com a RTP, Amnésia foi a “primeira série 100% digital” da emissora, significando um novo passo na experimentação de formatos narrativos que agreguem diferentes plataformas em sua construção. 

No que diz respeito às dimensões da mensagem audiovisual, Amnésia cumpre todos os pontos: originalidade, diálogo entre plataformas, clareza da proposta e solicitação da participação ativa do público. Esses requisitos se dão através da combinação entre a temática de thriller policial da série em associação com o formato transmídia adotado por meio do Instagram. Dessa forma, Amnésia possui uma estratégia bastante clara, que é a de inovar na utilização de uma rede social para expandir o universo ficcional, ao mesmo tempo em que busca engajar o público, através do perfil @JoanaLivre no Instagram. Assim, há diálogo entre as plataformas do YouTube da RTP e do RTP Lab, nas quais os capítulos estão disponíveis, e o Instagram criado para a série, estimulando também a participação dos espectadores interagentes na tentativa de solucionarem o crime presente na história.

*  Todas as imagens usadas nesta análise são capturas de tela.

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