Observatório da Qualidade no Audiovisual

Claro

Marca: CLARO

SEGUIMENTO: Telefonia

Produto ou Ideia foco do anúncio 
Anunciar a internet fibra da marca para ter wi-fi na casa toda.

Breve descrição
A peça inicia transformando substantivos em verbos para transmitir a ideia de que a conectividade da marca possibilita momentos legais e divertidos em casa para os espectadores. A narração cita “matematicar”, consagrar, “piscinar”, “pão-caseirar”, meditar, papear, “rock & rollear”, maratonar e acelerar. À medida que acontece, imagens relacionadas vão aparecendo na tela, todas em espaços domésticos. No final, a narração termina também transformando o nome da marca em verbo – “Vem clarear, você merece o novo” –, associando a empresa a algo inovador, assim como as palavras inventadas.

Discurso publicitário (principal apelo)
Conectividade em casa significa fazer coisas legais e animadas.

Linguagem escolhida
Tipo:  Apelativa                             Emocional                 Racional ( X )

Estética (formato, qualidades, demais escolhas estéticas)
A peça faz refrência à pandemia ao anunciar já no começo que vai falar sobre atividades para se fazer em casa. Além disso, nos primeiros 5s informa a seguinte frase na parte de baixo da tela: “Este comercial foi produzido com os protocolos de segurança coronavírus.”. As muitas cenas que compõem esta peça aparecem em tela por apenas alguns instantes, contribuindo para a ideia de animação e dinamicidade que a marca deseja transmitir. A narração empolgada, os cenários coloridos, as risadas e comemorações mostradas remetem à diversão, passando a ideia de que é possível se divertir em casa. Essa leveza e descontração vai deencontro ao tom sério e formal adotado pelas peças comerciais que se referiam à pandemia no mesmo período do ano passado, quando nenhum filme da Band analisado neste projeto adotava o humor para transmitir sua mensagem.

Valores transmitidos
Conectividade,  animação em casa, inovação.

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