Observatório da Qualidade no Audiovisual

Estratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiro

Autor: Caroline da Silva Ferreira

Resumo curto: Com a criação e ascensão da internet, diversas mudanças foram causadas na grande mídia e na relação dela com público, que atingiu um patamar de mais igualdade perante os produtores de conteúdo. Visto que o consumidor conquistou espaço e se desenvolveu como parte integrante de um todo nas produções, a mídia precisou elaborar estratégias que ampliassem o leque de informações sobre os produtos, mantendo cativa a atenção deles. Ao mesmo tempo, os fãs estiveram em posição de produtores por diversas vezes por intermédio da internet, elaborando blogs, fóruns, fandons e fanfiction destas produções que acompanhavam. Muitas destas produções, começaram por hobbie e posteriormente se profissionalizaram. Em sua profissionalização, estes produtos presentes na internet também precisaram se reinventar utilizando estratégias para a manutenção de seu público. A transmidiação, ocorrida nestes blogs, como a blogueira Karol Pinheiro é utilizada para ampliar o repertório interpretativos dos fãs em relação à marca. Na análise da blogueira Karol Pinheiro realizada a partir da amostra de do mês de agosto de 2017 foi possível compreender as estratégias utilizadas na produção de conteúdos transmidiáticos para o blog e as redes sociais que promovem o engajamento do público e das fãs.

Disponível em: https://bit.ly/3W1KeX1

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar