Observatório da Qualidade no Audiovisual

Interação nas plataformas de streaming musical: um estudo sobre o Spotify

Autor: Leticya Bernadete Alexandre

Resumo curto: A cultura da convergência estimula os consumidores a terem uma maior atuação no fluxo de informação. Isso tem refletido em vários âmbitos, inclusive na indústria musical. As plataformas de streaming surgiram para facilitar o acesso à música no ambiente digital, contando com uma série de ferramentas que operam de acordo com as ações de seus usuários, como o sistema de recomendação musical, além de terem se firmado como espaços híbridos de comunicação. Tendo o Spotify, principal serviço de streaming musical do mundo, como objeto de estudo, o presente trabalho investiga como ocorre a interação nessas plataformas, trabalhando, especialmente, com os paradigmas de cibercultura, e culturas da convergência e participativa, para mostrar as principais mudanças que a comunicação, como um todo, vem sofrendo. Por meio de pesquisa bibliográfica, buscou-se discutir o conceito de interação, bem como fazer um panorama dos dispositivos de armazenamento musical, trazendo um histórico das indústrias fonográfica e radiofônica, desde o início de ambas até a era da internet. A partir disso, foi abordado o mercado de música digital e o crescimento do streaming no ramo, com foco na análise das ferramentas do Spotify, que contribuem para a interação do usuário com a plataforma.

Disponível em: https://bit.ly/3O2aMFE

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar