Ainda sem data de estreia definida, a nova temporada de Gilmore Girls já está mobilizando o Twitter. O retorno da série, que ficou conhecida no Brasil como Tal mãe, Tal filha (exibida pelo SBT), será produzido pelo serviço de conteúdo on demand Netflix e contará com quatro episódios inéditos de 90 minutos – cada um representando uma estação do ano.
Além de disponibilizar todas as sete temporadas da trama, totalizando 152 episódios, a plataforma está engajando o público através do Twitter. O perfil foi criado em março deste ano e tem como objetivo central resgatar os principais pontos do universo ficcional de Gilmore Girls. As postagens são acompanhadas por um GIF e dos dizeres: How To Speak Gilmore, e relembram temáticas como: café, maternidade, amor, livros, entre outros.
O público também tem um papel fundamental no perfil da série no Twitter. À medida que os episódios vão sendo assistidos no Netflix, os fãs de Gilmore Girls têm compartilhado suas cenas preferidas, diálogos dos personagens e lições que aprenderam com a atração.
Grande parte do conteúdo gerado pelos fãs é replicado não só perfil da série, mas também pela página oficial do serviço on demand na rede social.
Discutida por Jason Mittell, a reassistência (rewatchability) tem movimentado tantos os canais quanto os fãs. Além de Gilmore Girls, tramas como The X-Files e Prison Break também têm tido os seus universos ficcionais revisitados pelo público. Com os box de DVDs e, principalmente, com as plataformas de conteúdo on demand, a prática de ‘maratonar’ uma série fica ainda mais fácil. Porém, mesmo tendo a oportunidade de decidirem quando, onde e como vão assistir aos episódios, os fãs têm se organizado para acompanharem juntos, no mesmo horário, as tramas.
Por Daiana Sigiliano
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