Observatório da Qualidade no Audiovisual

Quotev

O Quotev é uma plataforma de armazenamento e divulgação de fanfiction, quizzes e testes que possibilita a reunião e a interação de diversos fandons. O site possui uma arquitetura operacional bem simples, entretanto, ao analisar suas funcionalidades podemos observar como site estimula a capacidade de interpretar dos integrantes, na dimensão narrativa e estética proposta por Scolari (2018). 

Ao acessar a página, já conseguimos visualizar diversas postagens da plataforma entre quizzes, testes e histórias. Cada uma contém um breve resumo sobre o que se trata (um texto ou uma frase) e indexações com informações gerais (os quizzes sobre a relação do quizz com algum universo existente ou a narrativa do autor como ficção ou não-ficção, e também quando foi feita a publicação):


Figura 1 – Home page do site Quotev (Acesso: 18/04/2020)

Na parte superior do site, encontramos a logo da plataforma – Q – que serve para os interagentes retornarem a página inicial, com a barra de busca ao lado, e depois as seções para criar uma conta a partir de um novo cadastro, ou vinculando através do “Facebook”, “Google” e “Twiiter”, logo em seguida tem a opção “logar”.

Abaixo temos mais uma barra de busca, que está entre o “filtro” que pode fazer uma busca a partir da pesquisa do interagente em todas as temáticas disponíveis no site ou variar entre quizzes, stories e surveys, além de excluir alguma temática e selecionar o idioma. No outro lado é possível filtrar por “padrão” ou publicações “recentes”. Através dessa ferramenta de busca o integrante pode buscar os conteúdos através de títulos, autores, gêneros e tags que as obras são categorizadas.


Figura 2 – Filtro da ferramenta de busca do site Quotev (Acesso: 18/04/2020)

O canto direito da plataforma segue quase o mesmo padrão do menu das seções, a diferença é encontrada a divisão das histórias em ficção, fanfic e não-ficção, além de algumas categorizações e gêneros de ficção e quizzes de acesso rápido ao interagente. Esses gêneros dispostos à escolha do leitor e do autor (ao publicar uma história) exercita a capacidade de reconhecer e descrever os gêneros e assuntos aplicados em uma história. Segundo Scolari (2018), essa habilidade possibilita que os integrantes sejam capazes de reconhecer e descrever diferentes características narrativas e estéticas relacionadas às tramas. Nesse contexto, podemos observar esta capacidade ao longo de todo o site em suas organizações operacionais e divisões.

Figura 3 – Barra lateral direita do site Quotev (Acesso: 18/04/2020)

Ao clicar em uma das categorias (fiction, fanfiction, nonfiction e quizzes) o integrante é redirecionado a uma página de busca direcionada apenas às obras inseridas nessas indexações. Ao topo da página, ficam disponíveis algumas tags com a finalidade de complementar uma maior e mais completa categorização de histórias que abrange mais descrições do que os próprios gêneros disponíveis.

Figura 4 – Tags e categorias de histórias do site Quotev (Acesso: 18/04/2020)

Os interagentes do site são estimulados a distinguir quais tags corroboram na melhor descrição de uma história, tanto enquanto autor — ao interpretar, reconhecer e descrever sua própria obra —, quando leitor — ao buscar o tipo de história que pretende ler. As categorias, gêneros e tags induzem o integrante, autor e leitor, a comparar as narrativas e classificações que mais os agradem.

No canto esquerdo, encontramos as opções “home”, “stories”, “quizzes”, “create”, “profile” e “settings”. Na seção “stories”, somos direcionados a uma página semelhante a página inicial, a diferença se encontra com alguns gêneros em destaque para uma rápida busca, além de outros tipos de categorias no “filtro” com algumas semelhanças do anterior, com diferença para aqueles que procuram uma história de ficção, fanfic ou não-ficção, a quantidade de páginas de uma narrativa que o interagente procura e a categoria que a narrativa deve conter ou ser excluída da busca. Encontramos a mesma estrutura na seção “quizzes”.

Ao selecionar a opção “create” somos encaminhados a página com 6 tipos diferentes de produção, sendo eles: fanfiction, nonfiction, fiction, personality quiz, knowledge test e survey or poll. Apesar da possibilidade de escolher o tipo de conteúdo que se pretende criar, é preciso ter uma conta na plataforma para ter acesso. Mesmo que a seção “profile” esteja disponível para os interagentes que acessam a plataforma sem conta, não é possível dar continuidade na navegação sem estar logado com uma conta. Em settings, temos as opções de mudar o tema do site (entre claro, escuro ou preto), mudar a posição do menu com as seções no início ou final da página no canto esquerdo, além da opção de ativar os atalhos disponíveis no site com uma lista de comandos disponível.

Figura 5 – Teclas de comando do site Quotev (Acesso: 18/04/2020)


Figura 6 – Data setting, configuração que permite personalizar a visualização do site Quotev (Acesso: 18/04/2020)

Ao final da barra lateral esquerda, existem as seções help, terms e privacy. Na primeira seção, encontramos cinco tópicos que funcionam como um fórum da comunidade com dúvidas frequentes e respostas. Os tópicos se organizam em: account, profile, reading, editing e other. Em terms se encontra os termos de serviços do site, contendo informações e avisos como faixa etária e copyrights. Na última seção, privacy, é disponibilizado a política de privacidade do site, com informações sobre cookies e tecnologias de rastreamento utilizadas pelo site — geralmente para ads.

Na homepage podemos encontrar as histórias publicadas recentemente, apesar de não ser deixado explícito a forma de organização para cada publicação que aparece no corpo do site. Na postagem, é possível visualizar os comentários referente àquela obra, adicionar na biblioteca do interagente ou procurar mais títulos com a mesma categoria.

Figura 7 – Opções disponíveis de interação com as história e informações no site Quotev (Acesso: 18/04/2020)

Quando o interagente do site faz o login com a sua conta, a aba se expande nas opções do profile, aparecendo as seções: messages, para mensagens; published, para as publicações da conta; library, para as leituras salvas; activity, reunindo todas as ações e atividades do perfil na conta; following e followers, para mostrar os perfis seguidos e os seguidores da conta; journal, para atualizações de notas e avisos; e groups, onde é colocado à disposição os grupos do qual o autor participa. A seção settings também é alterada, o link passa a ser direcionado para uma página em que o usuário pode gerenciar e configurar a própria conta.

Figura 8 – Perfil do integrante no site Quotev (Acesso: 18/04/2020)

Ao publicar uma obra no site, seja fanfiction, fiction, nonfiction ou quizzes e votações, os integrantes do site se capacitam nas habilidades aplicar, reconhecer e descrever na dimensão da estética e narrativa. Para que a história seja publicada, os autores precisam pensar quais características serão capazes de definir essa história, seja a sinopse e capas atrativas o suficiente para que um leitor possa se interessar, ou ao encaixar e perceber qual gênero e categoria a narrativa se encontra e será encontrada.

Para a publicação no site, o integrante deve primeiro indicar o título, sendo redirecionado para a página de publicação da história. As três primeiras formas de publicação possuem a mesma arquitetura na página, com caixas para adicionar as informações necessárias, como título, imagem da capa, descrição, tags, duas categorias principais, idioma da obra e aviso de conteúdo (linguagem chula, violência ou conteúdo adulto).

Figura 9 – Página para publicação de histórias no site Quotev (Acesso: 18/04/2020)

Na mesma página há uma ferramenta para criação de capas, que constitui de aplicações simples de upload de imagem, criação de caixas de textos e criação de boxes da imagem, em cores e opacidades selecionadas pelo autor.

A Quotev ainda dispõe de um aplicativo para os seus interagrentes, sem precisar baixar de loja de aplicativos para dispositivos com sistema operacional Android ou iOS, basta adicionar um atalho ao seu dispositivo seguindo o passo a passo informado pelo próprio site.

Por Hsu Ya Ya e Lucas Guimarães

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar