Observatório da Qualidade no Audiovisual

Supernatural

Dois irmãos percorrem as estradas dos Estados Unidos a bordo de um Chevy Impala 1967 com um único objetivo em mente: “Salvar pessoas, caçar coisas. O negócio da família”. Esse é o lema dos irmãos Sam e Dean Winchester, protagonistas de Supernatural, série estadunidense que estreou no antigo canal da Warner em 2005 e que, no ano seguinte, passou a ser transmitido no canal recém-criado CW.

O enredo do programa combina diversos gêneros como terror, ação, drama, além de possuir uma natural veia cômica. Tudo começa em 1983, quando Mary Winchester, a mãe dos rapazes, é morta em um incêndio de origem misteriosa dentro da própria casa. O marido, John, passa a dedicar sua vida à busca das respostas para o incidente que levara sua esposa. Ao descobrir que o incêndio fora causado por alguma entidade sobrenatural, John Winchester se torna um caçador de criaturas sombrias, treinando também os dois filhos para realizarem o trabalho de livrar o mundo do mal.

Com os filhos já crescidos, o pai Winchester soluciona o mistério que assombrou a família durante anos e vai atrás de Azazel, o demônio responsável por levar sua esposa. No entanto, houve um acidente causado por um demônio que dirigia um caminhão e destruiu o Impala. O pai e os filhos foram para o hospital e Dean estava em estado grave. John não vê alternativa e decide realizar um pacto com Azazel, se sacrificando para salvar a vida do filho mais velho. Com o carro reconstruído, Sam e Dean carregam o legado do pai adiante, enfrentando toda espécie de demônios, espíritos e lendas urbanas que encontram no caminho.

Respondendo a inúmeros pedidos dos leitores de seu blog pessoal, Henry Jenkins (2007) fez algumas considerações após assistir à primeira temporada da série. Segundo ele, Supernatural é um melodrama no melhor sentido do termo. Apesar de os irmãos caçarem aparições malignas ao longo dos episódios, a força do programa está no laço familiar de Sam e Dean, segundo Jenkins. Após a quinta temporada, que foi ao ar entre 2009 e 2010, o criador da série,

Eric Kripke, deixou o comando do programa. Desde então, Supernatural passou por algumas trocas de produtores-executivos. Atualmente em sua décima quinta – e última – temporada, o show tem um caráter bem mais dramático e cômico, tendo deixado o terror que marcara sua primeira fase em segundo plano.

Quanto à transmissão dos episódios, Supernatural passou por diversas mudanças na grade de horários da emissora CW nos Estados Unidos ao longo dos anos. A décima quinta temporada teve seus episódios transferidos de quinta para segunda-feira, antes da interrupção por conta do coronavírus. No Brasil, a série passou a ser veiculada em rede aberta pelo SBT em 2006, mas sem muita regularidade, nas madrugadas de domingo. A partir de outubro de 2009, no entanto, o SBT decidiu exibir as cinco primeiras temporadas de Supernatural em horário nobre, às 21h, de segunda à sexta. Essa medida alavancou a audiência da emissora e fez com que o programa fosse conhecido pelo grande público no Brasil. Atualmente, a emissora reserva um espaço nas madrugadas de sábado para domingo, alternando entre séries como Supernatural e Arrow – Arqueiro, outra produção da CW.

Nos serviços por streaming, os assinantes da Amazon Prime Video e da Globoplay têm acesso às 14 temporadas do programa. Isso porque a transmissão da temporada atual de Supernatural, por questões contratuais, é reservada somente à Warner Channel, que leva os episódios ao ar às terças-feiras, às 21h40. Por conta da crise do coronavírus no entanto, as gravações da série foram paralisadas, assim como as transmissões dos episódios inéditos, com previsão de retomada para o mês de setembro de 2020. Apesar disso, a Warner Channel mantém a exibição de episódios antigos em diversos horários de sua grade. Os horários de transmissão ficam disponíveis no site da emissora, no qual há uma página exclusivamente dedicada à Supernatural.

Sobre as estratégias transmídia (FECHINE et al., 2013 e LESSA, 2017), nessa parte do site a Warner trabalha com estratégias de antecipação sobre a série, de forma que os fãs podem encontrar informações acerca das transmissões dos próximos episódios exibidos na grade do canal, com suas respectivas sinopses, tanto de capítulos inéditos, como de temporadas anteriores.

Há também um espaço de apresentação de alguns personagens, com foto e um breve resumo de cada um deles. Além dos protagonistas, Sam e Dean, são destacados o anjo Castiel e o demônio Crowley. Por fim, na aba “Inside Warner”, são divulgadas algumas notícias produzidas pelo próprio site relacionadas à série. Aqui, são oferecidas informações que fazem parte dos contextos de produção, ou seja, conteúdos que enriquecem o conhecimento do público, tanto sobre aspectos ligados diretamente à narrativa, como notícias de bastidores sobre o universo da série.

Existe uma aba com alguns vídeos que podem ser assistidos na página. Porém, clicando no ícone do YouTube ou em #Supernatural, o usuário é redirecionado para uma playlist de vídeos do programa no canal oficial do Warner Channel. Entre os conteúdos, estão trailers, entrevistas com os atores, bastidores de gravações, análises de personagens e outros. O canal da Warner no YouTube foi criado em 2010, e desde então, dezenas de vídeos sobre o programa estão disponíveis para os fãs na plataforma. Esta aba cumpre uma função dupla dentro das estratégias de transmidiação do site.

Por um lado, ela responde à recuperação dos conteúdos sobre Supernatural postados no canal da Warner no YouTube, funcionando como um acervo que os fãs podem acessar. As entrevistas, análises e demais produtos fazem parte dos contextos de produção, também fomentando os fãs com informações sobre o programa. Além disso, essa é uma boa forma de fazer com que o usuário do site migre para o YouTube, movimentando as diferentes plataformas da emissora.

Durante o primeiro trimestre de 2020, foram postados seis vídeos sobre Supernatural no YouTube da Warner, com os temas: resumo das temporadas 5, 6, 7 e 8; personagens esquecidos; melhores trilhas sonoras; armas mais poderosas; melhores momentos de Dean Winchester e os seis melhores vilões da série.

YouTube Warner Channel

O primeiro vídeo faz parte de uma série chamada “Supernatural – A Hell of a Road”, na qual são produzidos resumos sobre os arcos narrativos de todas as temporadas de Supernatural. Nesta edição, foram abordadas as temporadas 5, 6, 7 e 8 do programa. A construção do conteúdo articula três estratégias de transmidiação: recuperação, remixagem e contextos de produção.

O vídeo possui um narrador que faz as análises enquanto são mostrados trechos de cenas, fotos da série, memes, montagens, entre outros recursos gráficos. O vídeo é caracterizado por uma narrativa bastante didática sobre os acontecimentos e também é carregado de um tom humorado. Isso pode ser notado tanto através do texto do locutor, que utiliza uma linguagem mais coloquial, como das imagens e memes, utilizadas em complemento à narração. A estratégia de recuperação se faz presente na própria temática do vídeo, que tem a proposta de revisitar as temporadas anteriores de Supernatural em virtude do encerramento da série em 2020. A ideia é justamente fazer uma recapitulação da trajetória dos irmãos Winchester nos 15 anos de existência do programa, destacando momentos importantes dos arcos narrativos.

A análise também traz detalhes da construção narrativa, como no episódio “Canção do Cisne”, o último da quinta temporada, no qual é sublinhada a opção dos roteiristas por introduzirem cenas de flashback com a função de dar emoção à história. Essas informações dos contextos de produção têm o intuito de adicionarem elementos ao repertório do público sobre a construção da história e também de bastidores do programa.

A intertextualidade é bastante utilizada ao longo do vídeo, principalmente com finalidade cômica, introduzindo imagens e memes de outros produtos culturais reconhecidos como “O Senhor dos Anéis”, “Friends” e “Harry Potter”, ambos também pertencentes à Warner. A remixagem, juntamente com o texto, contribui para que o vídeo tenha um tom leve e bem humorado. A utilização de elementos provenientes de outros conteúdos da Warner, ajudam nessa estratégia e reforçam a identidade do canal.

Os demais vídeos possuem um formato de seleção, que reúnem alguns momentos de destaque em Supernatural, de acordo com a temática proposta em cada conteúdo. Ao final dos vídeos, o narrador pergunta se o público teria feito escolhas diferentes para a lista, solicitando a participação nos comentários. Além disso, é dado um recado para que os fãs fiquem ligados nas transmissões da série na Warner Channel. Esses conteúdos têm como principal função a recuperação de algumas temáticas que se destacam em Supernatural, também aproveitando o fato de que o programa está chegando ao fim. A proposta desses vídeos, assim como a do resumo, dá aos fãs a oportunidade de relembrarem as temporadas anteriores da série em seu ano de encerramento.

O vídeo “Melhores trilhas sonoras!”, por exemplo, faz uma seleção de músicas marcantes que fazem parte da história de Supernatural. A trilha sonora tem um papel fundamental na ambientação da narrativa do programa e é constituída principalmente por clássicos do rock dos anos 1960 e 1970.São lembradas algumas músicas como “Bad Moon Rising”, do Creedence Clearwater Revival, “Wanted Dead or Alive”, do Bon Jovi e “Rock of Ages”, do Def Leppard, apresentando trechos dos episódios nos quais as canções estão presentes.

O narrador informa sobre os episódios e os contextos da história nos quais as músicas foram utilizadas, inclusive relacionando a letra com o acontecimento da trama, no caso de “Bad Moon Rising”. A música é tocada em “Armadilha do Diabo”, último episódio da primeira temporada. Sam, Dean e John estão no Impala quando são atingidos por um caminhoneiro possuído por um demônio, enquanto a letra da música diz “Espero que esteja preparado para morrer”.

Instagram Warner Channel

Durante o primeiro trimestre de 2020, foram postadas 44 publicações sobre Supernatural no Instagram oficial da Warner Channel. Nesses conteúdos, foi verificada a presença das quatro estratégias de transmidiação: antecipação, recuperação, remixagem e contextos de produção. A estratégia mais recorrente foi a de remixagem, seguida por antecipação e contextos de produção. Apenas um post teve como característica a recuperação. A seguir, nos aprofundaremos nas análises de cada uma dessas categorias.

Remixagem

A estratégia de remixagem tem a função de engajar o público através de montagens e edições, visando a ressignificação dos conteúdos, muitas vezes com postagens cômicas. Nos posts sobre Supernatural, encontramos três formatos diferentes nos quais a estratégia de remixagem é utilizada: meme, participação e crossover.

Os memes têm a função de ressignificar situações, principalmente se utilizando de um tom humorado ou irônico. Esse recurso foi usado de duas maneiras no Instagram da Warner. Em uma postagem, foi aproveitada a ocasião do Carnaval para mostrar como a série estaria ajudando os fãs a passarem o feriado. Na imagem, Sam, Dean e Castiel representam os fãs assistindo à série ao olharem para Jack, que representa Supernatural.

Em outra publicação, é realizada uma montagem com uma cena em que Dean Winchester está em um karaokê. Na tela, foi colocada parte da letra da música “Amor Perfeito”, do cantor Roberto Carlos, fazendo referência à expectativa pela transmissão do episódio inédito da décima quinta temporada de Supernatural, que foi ao ar no dia 31 de março na Warner Channel.

Além de reforçar o lado cômico que marca os conteúdos sobre Supernatural compartilhados nas redes sociais, essa estratégias também cumpre a função de antecipação, divulgando a transmissão da série na grade da emissora.

As publicações de participação solicitam diretamente as opiniões do público nos comentários do Instagram. Em alguns casos, são mostradas duas ou mais situações ou personagens, e os seguidores devem apontar através de emojis, na maioria das vezes, a imagem com a qual eles mais se identificam. Em um exemplo, se questiona sobre qual seria a reação do seguidor quando os irmãos Winchester derrotarem Chuck, o vilão da última temporada.

Em outra postagem, a participação é solicitada de maneira diferente. A publicação foi realizada no dia 13 de março, uma sexta-feira. Aproveitando a ocasião e a temática de Superntural, os fãs deveriam responder nos comentários como eles iriam comemorar a sexta-feira 13, um dia conhecido na cultura popular como azarado e assombrado.

As publicações classificadas como crossover possuem o mesmo objetivo das postagens de participação. Elas têm a função de fazer com que o público interaja nos comentários através de escolhas, selecionando situações representadas por números ou emojis. No caso dos crossovers, porém, as temáticas não envolvem somente o universo ficcional de Supernatural, mas também das outras séries transmitidas na Warner Channel. Em uma publicação os seguidores devem selecionar dois entre seis programas da grade do canal para realizar uma hipotética série crossover.

Além de Supernatural, os outros programas são: The 100, Young Sheldon, Legacies, Riverdale e Domingo Heróico – uma combinação das séries estrelados por super-heróis como The Flash, Supergirl, Arrow e Legends of Tomorrow. O que se destaca nessas publicações é que elas buscam movimentar a participação dos públicos desses diversos programas veiculados no canal.

Antecipação

A estratégia de antecipação se deu através de postagens de divulgação das transmissões de Supernatural na grade do Warner Channel. Na maioria das vezes, foram feitas montagens com fotos da série em tom humorado para chamar atenção dos seguidores. As publicações promoveram tanto os episódios inéditos da décima quinta temporada, transmitidos às terças-feiras no canal, quanto das maratonas, episódios de temporadas antigas transmitidos em sequência. Esses materiais fazem parte das estratégias de antecipação, nas quais a emissora busca, através das redes sociais, informar o público sobre as transmissões do seriado na televisão e, ao mesmo tempo, gerar engajamento dos fãs.

Recuperação

A estratégia de recuperação busca, entre outras ações, relembrar os fãs sobre alguns aspectos da narrativa ou de bastidores dos programas. A única postagem dessa categoria fez a ligação entre o Instagram e o canal oficial da Warner Channel no YouTube. Foi uma chamada aos fãs de Supernatural, como forma de divulgar um vídeo com o ator Jensen Ackles, que interpreta Dean Winchester. A entrevista, realizada durante o começo das gravações do programa, em 2005, traz Jensen explicando ao público a história de Supernatural e também apresentando seu personagem e sua relação com o irmão, Sam e com o pai, John.

A imagem foi postada em uma quinta-feira, dia marcado pelos TBTs (Throwback Thursday), uma prática das redes sociais na qual os usuários relembram acontecimentos antigos. Trata-se de uma estratégia de recuperação, na qual a Warner resgatou algumas antigas entrevistas com atores de suas séries e as disponibilizou para os fãs em seu canal no YouTube.

Contextos de produção

Os contextos de produção se referem aos conteúdos que mostram os bastidores ou aspectos externos à narrativa da série. Essa estratégia foi bastante utilizada em publicações da Warner Channel sobre Supernatural, principalmente através de compartilhamento de conteúdos das páginas pessoais dos atores. Uma foto do perfil do ator Jared Padalecki com a sua família foi republicada no Instagram do canal, apelando para o lado afetivo dos fãs.

A foto traz Jared, que interpreta Sam Winchester, seus três filhos e a esposa, Genevieve Padalecki, que já fez parte do elenco de Supernatural, interpretando a demônio Ruby na quarta temporada da série. Os contextos de produção visam aproximar os fãs dos bastidores dos programas e dos atores. As redes sociais como o Instagram são meios que facilitam a elaboração dessas estratégias.

Dessa forma, pudemos distinguir como as estratégias de transmidiação voltadas para Supernatural são utilizadas pela Warner em suas plataformas. No site, a antecipação e os contextos de produção se destacam através das informações sobre a programação e das notícias sobre o universo da série, respectivamente.

O canal do YouTube privilegiou as estratégias de recuperação e contextos de produção com o vídeo de análise de temporadas passadas e das listas, relembrando personagens e outros elementos da narrativa ao longo dos anos que também contribuem para o conhecimento dos fãs sobre o programa.

O Instagram fez uso de todas as estratégias de transmidiação em suas publicações. Destacaram-se a divulgação dos episódios através da antecipação e também a remixagem, por meio de memes e da solicitação da participação dos fãs nos comentários, sempre de forma humorada.

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar