Observatório da Qualidade no Audiovisual

The Flash

The Flash é uma série de televisão estadunidense de super-herói criada pela emissora CW em 2014. Estrelada por Grant Gustin e desenvolvida por Greg Berlanti, Andrew Kreisberg e Geoff Johns, o programa é baseado no personagem Barry Allen (Flash), da DC Comics, um super-herói que combate o crime com o poder de se mover em velocidades sobre-humanas. A série surgiu inicialmente como um spin-off de Arrow (2012-2020) e se passa no Arrowverse, o universo fictício dos programas de super-heróis da Warner.

Barry Allen era um funcionário da Polícia Científica que, após sofrer um acidente com produtos químicos, foi atingido por um raio. Em virtude desses incidentes, Barry passou a ser capaz de usar os poderes vindos da Força da Velocidade, se locomovendo com extrema rapidez. Usando um capacete e um uniforme vermelho, ele utiliza suas habilidades para patrulhar Central City junto com seus amigos da S.T.A.R. Labs, ao mesmo tempo em que busca respostas sobre o assassinato de sua mãe.

A primeira temporada de The Flash é focada em Barry Allen descobrindo seus poderes e desenvolvendo suas habilidades para usá-los com o objetivo de defender Central City dos misteriosos meta-humanos que estavam surgindo. A partir da segunda temporada, o foco de Flash muda com a introdução do Multiverso – o conjunto de universos da DC com versões diferentes da Terra – e o confronto com o Flash Reverso (Tom Cavanagh). Barry Allen cria o Flashpoint e, a partir deste momento, a série nos introduz as linhas do tempo paralelas, com Barry voltando ao passado e indo para o futuro em determinados momentos. Na sexta temporada, o arco da série abordou a Crise nas Infinitas Terras, um crossover que reúne os personagens do Arrowverse, no qual os heróis precisam enfrentar o Anti-Monitor, um inimigo que deseja destruir o Multiverso.

Quanto à transmissão, a série estreou oficialmente na CW em 7 de outubro de 2014 nos Estados Unidos e no Canadá. O segundo episódio foi exibido na Comic-Con de Nova York, em 9 de outubro de 2014, em retribuição aos espectadores que assistiram ao episódio de estreia do programa. No Brasil, a série é exibida pela Warner Channel e pela Netflix. The Flash também foi transmitida a partir de 2015 na Rede Globo, até sua quarta temporada, durante as madrugadas. Na Warner Channel, Flash variou sua exibição, passando por transmissões entre às 21h, até chegar ao horário atual, às 22h25, na faixa Domingo Heroico.

Sobre a divulgação do programa, o site possui uma estrutura muito parecida com as páginas de outras séries da Warner, de maneira que a plataforma da emissora é constituída por uma arquitetura padronizada. Dessa forma, as estratégias transmídia (FECHINE et al., 2013 e LESSA, 2017) voltadas para The Flash no site são semelhantes aos demais programas do canal.

No espaço, podemos encontrar as informações sobre os horários da próxima transmissão da série, que atualmente está em pausa, após o término da sexta temporada. Como de costume, no entanto, a emissora continua reprisando episódios antigos nas noites de domingo, na mesma faixa horária dos episódios inéditos. As informações de transmissão trazem, além do horário, o título e a sinopse dos capítulos, que fazem parte da estratégia de antecipação da Warner.

Na parte de apresentação de personagens, são destacados Barry Allen (Grant Gustin), Iris (Candice Patton) e Joe West (Jesse L. Martin), Caitlin Snow (Danielle Panabaker), Cisco Ramón (Carlos Valdés) e o Doutor Harrison Wells (Tom Cavanagh). Cada personagem é acompanhado de uma foto, um resumo sobre sua história e o nome do ator ou atriz que o interpreta. The Flash possui também uma aba de galeria, na qual há fotos promocionais da série.

Em Inside Warner são disponibilizados artigos produzidos para o site sobre o universo ficcional de The Flash e do Arrowverse, além de informações sobre bastidores e a vida pessoal dos atores. Esses conteúdos formam a estratégia de contextos de produção, que aprofundam detalhes acerca dos personagens, da história e exploram a vida dos atores fora das câmeras, deixando os espectadores mais íntimos do programa e reforçando sua fidelidade com a série. No exemplo abaixo, o site trouxe uma notícia sobre as férias do ator Grant Gustin (Barry Allen) durante a pausa das gravações da sexta temporada de The Flash. Compartilhando fotos do Instagram pessoal do ator, a matéria intitulada Flash na neve, noticiou que Grant foi a uma estação de esqui junto com a namorada e alguns amigos durante seu período de descanso.

Na plataforma também há um espaço de acesso a vídeos sobre The Flash. Clicando no ícone do YouTube ou em #Flash, o usuário é direcionado para uma playlist exclusiva da série no canal oficial da Warner no YouTube. A lista conta com bastidores do programa, entrevistas e extras do programa, que constituem a função de recuperação – repositório de conteúdos que podem ser acessados pelos fãs – e de contextos de produção, oferecendo ao público conteúdos extras sobre a construção da série.

YouTube Warner Channel

Na plataforma há uma playlist exclusiva que reúne apenas os vídeos da série do Flash, que pode ser acessada também pelo site da Warner, como pontuamos anteriormente. Também há o Domingo Heroico, uma playlist especial no YouTube da Warner Channel na qual são produzidos vídeos sobre todo o universo de super-heróis da DC em diversas mídias, desde os quadrinhos, animações, cinema e as séries da televisão. Os conteúdos apresentam um formato diverso dos vídeos da playlist exclusiva da série. O Domingo Heroico possui um apresentador, Luis Sellari, que traz análises e curiosidades sobre o universo ficcional dos heróis da DC Comics.

No primeiro trimestre do ano, foram publicados cinco vídeos temáticos sobre o universo de The Flash e o Arrowverse, o mundo compartilhado dos seriados de heróis da DC do qual Barry Allen faz parte. Os cinco vídeos postados no canal fazem parte do Domingo Heroico e possuem formatos de análises da história e listas sobre personagens da série The Flash e dos crossovers que ocorreram entre os programas dos heróis da Warner.

É interessante notarmos que em todos os vídeos o apresentador está caracterizado com camisas do Flash, além do cenário ser constituído por diversos elementos referentes aos heróis da Warner Channel como quadros, livros e bonecos. No início dos vídeos, o apresentador aparece na tela através de um efeito especial, imitando os poderes de super velocidade de Barry Allen.

O vídeo De onde vem a velocidade do Flash, traz uma explicação sobre a Força de Aceleração, que dá origem aos poderes de Barry Allen e de outros personagens do universo de heróis da DC Comics. É explicado como se deu a criação da Força de Aceleração, que nos quadrinhos, foi criada pelo próprio Flash. É feita uma conexão direta com o próximo episódio da série transmitido na Warner Channel, chamado A morte da Força de Aceleração, divulgado pelo apresentador na parte final do vídeo. Dessa forma, percebemos que há uma estratégia articulada, montada com a finalidade de reforçar a divulgação da série da televisão através do conteúdo do YouTube da Warner. O vídeo reúne as estratégias de contextos de produção, ao analisar um elemento que é parte essencial do universo de The Flash desde os quadrinhos até a série de TV, a Força da Aceleração, além da antecipação, buscando o engajamento da audiência para a transmissão do episódio citado.

No vídeo 5 vilões mais fortes do Arrowverse, o apresentador Luis Sellari montou uma lista dos cinco vilões mais poderosos dos universos que fazem parte do Arrowverse. A seleção contou com critérios de avaliação como nível destrutivo dos personagens e a dificuldade que os heróis tiveram para enfrentá-los em seus respectivos programas e nos crossovers em que estiveram presentes.

O vídeo listou em ordem crescente de força os vilões Vandal Savage (Legends of Tomorrow), Flash Reverso (The Flash), Damien Darhk (Arrow), Malus (Legends of Tomorrow) e Reign (Supergirl). Além desses personagens, também é citado o Anti-Monitor, vilão que destruiu o Multiverso no crossover Crise nas Infinitas Terras. O apresentador faz uma explicação sobre a origem de cada um dos personagens listados e quais são seus poderes, além de informar em quais programas cada um aparece, destacando assim, a recuperação dos arcos narrativos do universo compartilhado das séries. No fim do vídeo, os fãs são convidados a participarem dando suas opiniões sobre a seleção dos personagens nos comentários.

Instagram Warner Channel

No Instagram da Warner Channel, 50 publicações relacionadas à The Flash foram publicadas entre janeiro e março. Nessas postagens foram identificadas as estratégias de antecipação, remixagem e contextos de produção. A estratégia de recuperação não esteve presente nos posts analisados, se restringindo ao site e ao canal da Warner no YouTube.

A antecipação é o meio pelo qual a emissora divulga a série da televisão para o público, buscando aumentar a audiência nas transmissões do programa e também gerar engajamento no Instagram. Em janeiro, a Warner iniciou a transmissão do crossover Crise nas Infinitas Terras, que reuniu os principais heróis do Multiverso da DC Comics e teve ampla divulgação no Instagram. Umas das publicações no dia da estreia trouxe os personagens Kara Danvers (Supergirl), Barry Allen (Flash) e Oliver Queen (Arrow) convidando os seguidores a assistirem à transmissão, combinando também a estratégia de remixagem de conteúdo, que altera o significado original da foto para chamar a atenção dos seguidores para a divulgação do programa.

Crise nas Infinitas Terras consistiu em cinco episódios, distribuídos entre as séries Supergirl, Batwoman, The Flash, Arrow e Legends of Tomorrow. Barry Allen é o protagonista do episódio em The Flash, no entanto, participa dos demais capítulos das outras séries. Na terceira parte de Crise nas Infinitas Terras, que fez parte da série Arrow, os Flashs da série da TV e do universo cinematográfico se encontram. No Instagram, a Warner compartilhou uma publicação antecipando esse detalhe para divulgar a transmissão do capítulo.

Como já apontamos, algumas vezes a estratégia de remixagem é utilizada pelo perfil da Warner no Instagram associada à divulgação da série. No entanto, as publicações mais numerosas que se utilizam desse recurso são aquelas voltadas à solicitação da participação do público nos comentários. Fazendo referência ao Flash da série dos anos 1990, que aparece em The Flash, uma postagem teve o objetivo de engajar os fãs através de um desafio no qual eles deveriam apontar algo de diferente na imagem. O segredo é a presença de Barry Allen, que está escondido no meio dos diversos Flashs da série antiga da televisão:

Em virtude dos crossovers que ocorreram entre os personagens das séries de super-heróis da Warner Channel, muitas publicações também buscam, através da estratégia de remixagem, engajar o público por meio de votações. Em uma das postagens, os seguidores são questionados sobre qual poder eles gostariam de ter se pudessem escolher entre a capacidade de voar da Supergirl, a velocidade do Flash e a habilidade de luta da Canário Branco, de Legends of Tomorrow. Os fãs deveriam indicar suas preferências através de emojis nos comentários.

Como estratégia para engajar os fãs nas publicações do Instagram, a Warner também se utilizou dos contextos de produção em diversos momentos. O perfil da emissora repostou algumas fotos publicadas pelos atores do programa em suas contas pessoais. Em uma das oportunidades, o Instagram da Warner Channel compartilhou uma foto do chá de bebê da atriz Danielle Panabaker, que interpreta a personagem Caitlin Snow (Nevasca). Na foto, também estão presentes outras atrizes do universo compartilhado de heróis da Warner, o Arrowverse.

A estratégia de contextos de produção também foi explorada para aproximar o público dos bastidores de gravações do programa e movimentar a rede social da Warner. Na publicação abaixo, o ator Grant Gustin está caracterizado com o uniforme do Flash, em cima de uma plataforma e preso por um cabo de aço. A imagem é interessante pois revela ao público uma parte dos bastidores das cenas de ação realizadas na série. Dessa forma, os fãs conseguem ter mais detalhes sobre a produção, fazendo com que eles se sintam mais íntimos do programa que assistem na televisão.

Assim, pudemos notar algumas características que se repetem nas estratégias da Warner Channel voltadas para suas séries. O site possui uma arquitetura padronizada nas páginas dos programas, com abas de resumo e horário de transmissão dos próximos episódios, informações sobre os principais personagens, vídeos que levam ao canal do YouTube e o Inside Warner, onde são produzidos conteúdos extras sobre o universo da série. Esses elementos são presentes também na página de Supernatural, que analisamos no texto anterior. A novidade na página de The Flash é a galeria de fotos do programa. Assim, a estratégia transmídia do site está voltada para a antecipação dos capítulos na TV e também para os contextos de produção, que trazem resumos e notícias sobre o universo ficcional e seus bastidores. Essa padronização da arquitetura e das estratégias do site facilitam a identificação dos usuários, que podem encontrar prontamente as informações sobre os programas na plataforma.

Nas redes sociais, o Domingo Heroico no YouTube privilegia as estratégias de recuperação e contextos de produção nos vídeos de análise sobre The Flash e os crossovers do Arrowverse. Essa integração com as outras séries de super-heróis do canal também se faz presente no Instagram da Warner, no qual muitas publicações trabalham a remixagem de conteúdos envolvendo os universos compartilhados dos programas com intuito de gerar engajamento e divulgar as transmissões dos episódios. Os contextos de produção também são bastante explorados no Instagram através de fotos de bastidores e, principalmente, de publicações de fotos dos perfis pessoais dos atores, buscando a interação com os fãs na plataforma.

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar