Observatório da Qualidade no Audiovisual

Supergirl

Supergirl é uma série de televisão estadunidense criada em 2015. O programa é baseado na personagem Kara Zor-El (Supergirl), das histórias em quadrinhos da DC Comics. A jovem é uma descendente do planeta Krypton que foi enviada à Terra para proteger seu primo, o Superman, após seu mundo ter sido destruído. Vivendo entre as pessoas sob o nome de Kara Danvers, ela trabalha como assistente pessoal de Cat Grant, fundadora do conglomerado midiático CatCo Worldwide Media. 

Após ser enviada à Terra por seus pais, a nave onde Kara estava sobre um acidente e vai parar na Zona Fantasma, uma prisão extradimensional, até chegar ao planeta Terra. Adotada por uma família de cientistas, Kara decide criar o alter-ego Supergirl para defender o planeta junto aos amigos James Olsen, Winn Schott e ao D.O.E., o Departamento de Operações Extra-Normal, criado para rastrear atividades extraterrestres, do qual sua meia-irmã, Alex, também faz parte. 

Supergirl é uma das séries pertencentes ao Arrowverse, o mundo compartilhado de super-heróis da Warner, juntamente com The Flash, Arrow e Legends of Tomorrow. Até o momento, o programa conta com cinco temporadas produzidas e uma sexta já confirmada. Na quinta temporada, Kara teve de enfrentar um vilão, Leviatã, além de ter participado da Crise nas Infinitas Terras, o crossover dos heróis da Warner. Como consequência da destruição do Multiverso, Kara passou a trabalhar para Lex Luthor, o novo comandante do D.O.E., no recém-criado universo da Terra Prime.

Transmitido incialmente pela rede CBS nos Estados Unidos, Supergirl passou a ser exibida pela CW a partir de sua segunda temporada, o que permitiu a criação do universo compartilhado do Arrowverse. No Brasil, o programa foi transmitido pela Rede Globo a partir de 2018, no período da madrugada. A série também está disponível em streaming na Netflix. Na programação da Warner Channel desde 2015, a série vai ao ar nas noites da faixa Domingo Heroico

Quanto às ações de transmidiação que a Warner promove sobre o programa, a página de Supergirl no site do canal é construída sob o mesmo padrão de suas outras séries. Na plataforma são utilizadas as abas de conteúdo de episódios, personagens, galeria, YouTube e Inside Warner. Assim, as estratégias transmídia (FECHINE et al., 2013 e LESSA, 2017) presentes no site são as de antecipação, contextos de produção e recuperação.

Fonte: Site Warner Channel

A antecipação tem o objetivo de manter o público informado sobre as transmissões do programa na grade horária da Warner Channel. Na aba de episódios, encontramos a sinopse do próximo capítulo a ser exibido na programação do canal na televisão. 

Os contextos de produção, formados por conteúdos como de apresentação do programa, bastidores e conteúdos extras, estão distribuídos nas abas personagens, galeria e Inside Warner. Os personagens destacados no site são: Kara Danvers (Melissa Benoist), James Olsen (Mehcad Brooks), Alex Danvers (Chyler Leigh), Winn Schott (Jeremy Jordan) e Hank Henshaw (David Harewood). A galeria é formada por oito fotos promocionais da série e a aba Inside Warner traz notícias que envolvem o enredo do programa e também os bastidores e informações sobre a vida pessoal dos atores.  

A aba de vídeos sobre Supergirl constitui a estratégia de recuperação do site, de forma que, assim como acontece com os outros programas do canal, o usuário pode ser direcionado para a playlist da série no YouTube clicando em #Supergirl ou mesmo no ícone do YouTube. A playlist, no entanto, disponibiliza apenas quatro vídeos: duas entrevistas, um conteúdo extra e um trailer da quarta temporada. Assim, a maior parte dos conteúdos sobre Supergirl no YouTube estão dispersos em outras playlists da Warner Channel, como o Domingo Heroico –  que reúne os vídeos sobre os super-heróis do universo da DC Comics – e o Fala, Carol – espaço no qual a apresentadora Carol Moreira realiza análises dos enredos e comentários sobre os bastidores dos programas da emissora.

O vídeo extra, presente na playlist do YouTube e no site, foi fruto de uma ação promocional. Postado em maio de 2017, o conteúdo é um teaser do filme da Mulher-Maravilha, que estreou nos cinemas naquele período. O vídeo traz Kara Danvers em um bar, usando as botas de Diana Prince, a Mulher-Maravilha. A ação teve participação especial de Lynda Carter, que estrelou a série original da heroína na TV na década de 1970 e interpretou a presidente Olivia Marsdin em Supergirl

Fonte: Captura de tela

YouTube Warner Channel

Durante o primeiro trimestre de 2020 – período de recorte de nossa análise –, não foram produzidos conteúdos especificamente sobre a série Supergirl para o YouTube da Warner Channel. No entanto, dois vídeos foram feitos para o Domingo Heroico, reunindo análises e listas sobre os programas do Arrowverse

No vídeo A nova Liga da Justiça da DC, o apresentador, Luis Sellari, relembra a formação da Liga da Justiça após a destruição do Multiverso, que ocorreu no crossover Crise nas Infinitas Terras e reuniu os universos das séries do Domingo Heroico. São explicados os arcos narrativos dos personagens, os mundos nos quais cada um deles vive e os momentos em que os heróis se encontraram, como nos crossovers Invasão e Crise nas Infinitas Terras. Aqui, a estratégia de recuperação é utilizada para resgatar os arcos narrativos das séries e dos crossovers realizados para retomar a formação da Liga da Justiça no Arrowverse

Fonte: Captura de tela

O vídeo 5 vilões mais fortes do Arrowverse também esteve presente em nossa análise sobre The Flash e listou os cinco antagonistas mais poderosos das séries do Domingo Heroico, entre eles a personagem Reign, de Supergirl. A estratégia de recuperação também se faz presente no conteúdo, que buscou relembrar os espectadores sobre a origem e a participação de cada vilão em suas séries, além de destacar quais são os seus respectivos poderes.

Fonte: Captura de tela

Também fizeram parte da lista os personagens Vandal Savage (Legends of Tomorrow), Flash Reverso (The Flash), Damien Darhk (Arrow) e Malus (Legends of Tomorrow), além de uma menção feita ao Anti-Monitor, que destruiu o Multiverso em Crise nas Infinitas Terras.   

Instagram Warner Channel

As publicações sobre o programa no Instagram da Warner Channel abarcaram as quatro estratégias transmídia. Entre janeiro e março de 2020, foram realizadas 47 postagens sobre a série. Contextos de produção e remixagem foram as funções mais utilizadas para promover Supergirl na rede social, seguidas pelas estratégias de antecipação e recuperação

A estratégia de contextos de produção esteve associada às publicações que mostravam os bastidores de gravações do programa e também ao compartilhamento de postagens dos perfis pessoais dos atores da série. A divulgação se concentrou na atriz e protagonista, Melissa Benoist, que esteve presente na maior parte dos conteúdos. 

Em uma das ocasiões, foi compartilhada uma postagem do perfil oficial da intérprete de Kara Danvers, em que ela anuncia sua estreia como diretora da série. O conteúdo também funciona como estratégia de antecipação, que tem o objetivo de gerar expectativa nos fãs e aumentar a audiência nas transmissões do programa.  O episódio dirigido por Melissa Benoist foi o décimo sétimo capítulo da quinta temporada, chamado Deus Lex Machina

Fonte: Instagram Warner Channel

As postagens de bastidores das gravações dos programas também são bastante recorrentes no Instagram da Warner Channel para divulgar as séries do canal. No exemplo abaixo, Melissa Benoist aparece em um monitor no estúdio de Supergirl e a legenda da publicação chama atenção para a beleza da atriz. Esse tipo de publicação busca aproximar os fãs dos atores e oferecer conteúdos extras sobre a construção dos programas, gerando engajamento dos seguidores na rede social. 

Fonte: Instagram Warner Channel

A estratégia de recuperação tem a finalidade de resgatar conteúdos sobre os programas, como arcos narrativos e acontecimentos passados da história. Esses conteúdos objetivam trazer à memória do público algum detalhe específico, repercutindo o enredo da série junto aos fãs. Uma das formas de se fazer isso é por meio de citações de diálogos dos personagens. Na postagem a seguir, foi realizada uma menção ao episódio It’s a Super Life, da quinta temporada, no qual a Supergirl confronta Lena Luthor após sua identidade secreta ser revelada.  

Fonte: Instagram Warner Channel

A estratégia de recuperação também esteve presente em uma postagem que trouxe um diálogo entre Nia Nal (Sonhadora) – a primeira heroína transgênero do Arrowverse, interpretada pela atriz e ativista transgênero, Nicole Maines, e Kara Danvers. Além de revelar ser uma heroína trans, a personagem também disse que é uma mestiça, filha de um humano com uma alienígena. Dessa forma, o conteúdo buscou reforçar também a diversidade presente em Supergirl, destacando a importância do papel social que o programa promove através de sua narrativa e de seus personagens.

Fonte: Instagram Warner Channel

 As estratégias de antecipação são apresentadas em conjuntos de extensões paratextuais que promovem o interesse do público por meio de postagens em forma de propagandas, trailers, cartazes e divulgação. A divulgação da série aparece, em maioria, em postagens informativas sobre horário em que Supergirl será exibida, bem como em postagens de renovação, funcionando como alerta para despertar o interesse do público, que irá se preparar para assistir. Na postagem a seguir, temos a notícia da renovação da sexta temporada de Supergirl na utilização de um poster e a hashtag #renewed, com a legenda chamando a atenção do público. 

Fonte: Instagram Warner Channel

Outras postagens de divulgação da série alertam o público para o horário de exibição e se utilizam do universo que Supergil faz parte para mostrar uma das ações transmídia de seus produtos, que são os crossovers entre as séries Supergirl, The Flash, Legends of Tomorrow e Arrow. Na postagem a seguir, temos a divulgação do crossover que faz parte do arco narrativo da Crise nas Infinitas Terras, com os protagonistas de cada uma das séries presentes e a legenda chamando a atenção dos fãs para a exibição dos episódios. 

Fonte: Instagram Warner Channel

A remixagem como extensão paratextual utiliza postagens, por vezes dotadas de humor, para engajar o público através de montagens dos produtos originais, ressignificando-os. Os conteúdos de remixagem aparecem em divulgações, postagens que solicitam a participação do público e memes criados pelo perfil, que também solicitam a participação. Como demonstrado acima, a Warner usa estratégias transmídia, como os crossovers para promover suas postagens. Em seu perfil há oito publicações que envolvem Supergirl em conteúdos crossover, como na postagem a seguir, em que o canal utiliza as séries de super-heróis exibidas em sua programação para compor a postagem que demanda a participação do público.

Fonte: Instagram Warner Channel

Envolvendo ainda os crossovers e a participação do público, a Warner utilizou três arcos narrativos que envolvem Supergirl, para criar uma postagem em que pergunta ao público qual foi o arco narrativo (crossover) favorito.

Fonte: Instagram Warner Channel

Há também os memes criados como parte das estratégias de remixagem e que, mesmo que seja diretamente, funcionam para engajar o público. Esses memes são recuperações de cenas já exibidas e ressignificadas de forma bem humorada com o intuito de criar um novo sentido. Na postagem a seguir temos duas cenas de Supergirl que foram editadas a fim de se criar um conteúdo humorado. 

Fonte: Instagram Warner Channel

Assim como nas análises anteriores (Supernatural e The Flash), identificamos algumas recorrências nas estratégias transmídia da Warner Channel. O site do canal cumpre, principalmente, as funções de informar o público sobre as transmissões e oferecer conteúdos extras sobre a série, explorando respectivamente, a antecipação e os contextos de produção

No YouTube, a Warner busca criar conteúdos que aprofundem os conhecimentos dos fãs acerca do universo ficcional nos vídeos de análise dos arcos narrativos e listas de personagens utilizando as funções de recuperação e contextos de produção

O Instagram é a plataforma mais dinâmica e explora as quatro estratégias transmídia: antecipação, recuperação, remixagem e contextos de produção. Os crossovers entre as séries do Arrowverse formam a “intertextualidade radical” (JENKINS, 2011) e são bastante explorados nas publicações, contribuindo para engajar o público dos programas e fortalecer a promoção do universo compartilhado por meio desses conteúdos paratextuais.

Observatório da Qualidade no Audiovisual

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